18/01/2016

Cocina 640: um pequeno paraíso no meio do Centro HistóricoRS

Juliana Palma

Basta ouvir um burburinho sobre qualquer novidade na cidade e eu já fico desesperada para conhecer, enchendo os ouvidos dos colegas de pedidos para almoços ou happy hours em equipe. Com o Cocina 640 não foi diferente.

Foi na virada do ano que passei a notar alguns amigos compartilhando fotos e fazendo check-in nesse novo restaurante no centro de Porto Alegre. Fiquei curiosa. Em uma sexta, dia que reservamos para os almoços especiais na firma, convidei o pessoal para experimentar.

Logo na entrada, somos transportados para outra cidade ou país, afinal o lugar é bem diferente do que estamos acostumados por aqui. É o paraíso no meio da correria do centro. Para começar, um balcão de onde é possível acompanhar o movimento. Para quem vai sozinho, é uma bela opção.

De um lado, tijolos à vista e plantinhas que pendem das paredes. De outro, uma vitrine com os doces e salgados do dia. Já comecei a sonhar com a sobremesa ou com o café da tarde. 

No Centro Histórico, temos ótimos cafés e restaurantes, mas são poucos. Então, acho ótimo quando aparecem novidades bacanas, valoriza o bairro e leva mais gente para lá. O cardápio conta com pratos como a la minutas - ótimo para o almoço da semana -, tapas e hambúrgueres.

O restaurante é basicamente um corredor comprido e já estava cheio quando chegamos, pouco depois do meio-dia. Escolhemos uma mesa no fundo, com quatro lugares.

Começamos pelas bebidas, que o verão de Porto Alegre não está fácil. Eu escolhi o suco de morango, sabor de fruta e sem açúcar.

Outra das opções de bebidas é o chope da Elementum, cervejaria de Novo Hamburgo com ótimos rótulos. O Thomas escolheu uma American Pale Ale.

Como entrada, dividimos um trio de tapas nos sabores frango com pimentão, presunto cru e outra com azeitona.

Antes dos pedidos, uma pausa para elogiar o atendimento: preocupado, atencioso e simpático. Sem falar na rapidez com que os pratos chegaram na mesa, não esperamos mais que dez minutos. Bom, o Aluísio estava decidido a provar os hambúrgueres. Escolheu o que leva queijo brie fundido no maçarico, cebolas grelhadas, castanhas carameladas, tomate, rúcula e molho de mostarda artesanal. Acompanhado de batatas rústicas e molho especial. Incrível!

O Thomas optou pela picanha grelhada no fogo de verdade (é bem assim que está no cardápio, achei fofo), com purê de moranga, farofa de bacon e vinagrete de tomate. Recebeu elogios.

Estava morrendo pela moqueca, mas acabei escolhendo o Brasileirinho, com arroz, feijão, couve refogada, laranja fatiada, farofa e picadinho de carne. Dos deuses! Picadinho com bastante tomate, do jeito que eu gosto, e feijão com gosto de casa da gente. Tudo muito saboroso.

Como toda sexta-feira, não podíamos sair de lá sem as sobremesas. Nos atiramos nas sugestões do dia. Dividimos uma cheesecake de chocolate, ótima.

E também uma cheesecake tradicional com calda de frutas vermelhas. De chorar de bom.

Como eles ficam abertos o dia inteiro de segunda a sexta (e até o meio da tarde aos sábados), então é a dica para o café da manhã, almoço (na hora ou tardio), lanche, happy hour ou jantar. A conta ficou em 50 reais para cada um, com pratos, bebidas e entrada e sobremesas divididas. Achei em conta, considerando que é tudo muito bem servido. Voltarei!

Cocina 640
Av. Borges de Medeiros, 640 - Centro Histórico
Porto Alegre/RS
Fone (51) 3012-7920
Aceita cartões Visa e Master

www.facebook.com/cocina640

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Juliana Palma