06/01/2012

Comida com Arte no Atelier de MassasRS

Isadora Andrade O Atelier de Massas é o melhor lugar para se comer massa em Porto Alegre e ponto. Esse peculiar restaurante no Centro de Porto Alegre já denuncia, em sua fachada, a intimidade com o mundo das artes. É restaurante e é galeria de arte, tudo junto-ao-mesmo-tempo.

Pelas paredes estão espalhadas obras de autoria do proprietário, o artista plástico Gelson Radaelli, e de outros tantos artistas.

O Atelier tem personalidade; é excêntrico e despretensiosamente bagunçadinho. Até o fato de o ambiente ser apertadinho acaba o tornando mais charmoso.

No menu, diversas opções de massas; das mais simples como espaguete e talharim às recheadas, como tortelloni e cansonsei. As massas artesanais são divinas, mas o show mesmo fica por conta dos molhos super incrementados. Os ingredientes que combinam e se complementam fazem com que os molhos se destaquem pelo seu sabor marcante. Opa, peraí que vou aproveitar que o garçom tá passando pra pedir uma taça do vinho da casa.

Além das centenas de quadros e esculturas decorando as paredes e brigando por nossa atenção, há outro detalhe que não passa despercebido: o buffet de antepasto. De tão belo e bem composto, parece mais uma das obras de arte da casa.

O único porém é que, como é cobrado por peso, é sempre uma surpresinha o valor daqueles aparentemente inofensivos ovos de codorna e berinjelas. Então dessa vez pulamos os antepastos e pedimos a Salada Miró, com rúcula, repolho roxo, brócolis, cenoura, aspargos, palmitos y otras cositas más.

A mais bela obra do Atelier é o Fettuccine à Forestier. Com um molho feito a base de creme de leite, vinho tinto, molho bechamel e inglês, iscas de filé, ervilhas e pimenta, é um dos pratos mais pedidos (Ah! Se sobrar molho no prato, chora um pãozinho que eles dão #ficadica).

Outra boa pedida é o Spaghetti à Pavarotti, com um molho a base de tomates frescos, manjericão e cogumelos. E o bom de lá é que eles não regulam nos ingredientes. Amo/sou fartura!

E o Tortelloni à Stefano, o que tem de feioso tem de gostoso. Essa massinha recheada com queijo de cabra, noz-moscada e espinafre tem um molho que leva óleo de oliva, alho assado, tomate fresco, pimenta dedo-de-moça, radichio, salsa e gengibre.

Mas o meu preferido é (e pra sempre será) o Tortei à 4 Queijos, com gorgonzola, parmesão, estepe e gouda, molho branco e tempero verde. O molho é bem “queijudo”e tem um sabor super marcante, então é um prato pra quem é louco por queijo. Mas também, se você não gosta tanto assim de queijo e pede molho 4 Queijos, você não bate bem da cabeça...

Coma muito, mas tente reservar um espacinho para essa tortinha de chocolate amargo. Super vale a pena!

Ah, vale destacar o atendimento. Os garçons estão sempre bem atentos e são bastante atenciosos. Lá, você vai gastar, em média, 50 reais por pessoa.

Atelier de Massas
Rua Riachuelo, 1482 - Centro
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3225-1125
Aceita todos os cartões

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Isadora Andrade