05/05/2020

Confira as dicas sobre panelas do chef Leo Paixão SP

Destemperados

Desculpa pessoal, mas a realidade é que estamos apaixonados por fazer lives. Nesse último domingo tivemos a honra de ter um bate-papo com o chef Leonardo Paixão, que com sua simpatia nos deu uma aula sobre panelas. Uma conversa ideal para esse momento de quarentena, onde nos encontramos cozinhando mais em casa e testando novas receitas. 

Todo esse conteúdo está disponivel no IGTV do Instagram @destemperados. Confere lá! 

Léo começou o bate-papo falando sobre os materiais químicos que melhor transmitem calor e como isso pode influenciar na hora de cozinhar e também para o que serve cada uma das panelas e qual é o ideal TOP 3 para temos na nossa cozinha! 

PANELAS DE COBRE 
Foto: Divulgação/TramontinaO cobre é o melhor transmissor quando o assunto é panelas. Mas os recipientes de cobre tendem a ser mais pesados e mais caros, também é difícil manter a superfície sempre limpa. Na hora de cozinhar, a parte positiva é a transmissão de calor, já que é recebido um calor semelhante em toda sua base. 

A dica do chef foi a linha da Tramontina de cobre revestido com inox por dentro. 

PANELAS DE INOX 
Foto: Divulgação/TramontinaAs panelas de inox são as mais queridinhas na cozinha brasileira, motivo este por também serem ótimas em transmissão de calor. Podem vir a ser um investimento mais caro, porém mais duradouro, um ótimo custo-benefício. (Um bom jogo de panelas de inox custa em torno de 500 reais, com 5 peças) 

Grande parte das linhas em inox, são panelas com fundo triplo e com alumínio, outro elemento que transmite super bem o calor. Vá até sua cozinha, abra o armário de panelas e comece a perceber seus materiais de composição e fundos, isso muda bastante a concepção na hora de cozinhar! 

A Tramontina lançou uma linha Trix by chef Alex Atala, e o Léo Paixão super indica. 

PANELAS DE FERRO FUNDIDO 
Foto: Divulgação/Le CreusetAs panelas de ferro fundido são más transmissoras do calor, pois esfriam muito rápido. Não são panelas para o uso diário e ao usar é necessário um cuidado extra na hora de secar e de guardar, elas são famosinhas por enferrujar ao longo da sua vida útil. Por transmitirem mal o calor, é uma ótima opção para ser usada ao forno. 

Alguns exemplos mais conhecidos são as marcas Le Creuset e Staub - um modelo mais pesado.

PANELAS DE BARRO 
Foto: Divulgação/AmericanasAs panelas de barro também não são as melhores no quesito transmissão de calor, até porque demoram muito para aquecer mas, ao mesmo tempo, demoram muito para esfriar. "Quando eu uso panela de barro, costumo desligar o forno uns 10 minutos antes, porque sei que ela ainda vai tá cozinhando mesmo desligada; o barro demora para esfriar", disse o chef. 

O fundo não é regular, ou seja, uma péssima opção para fazer grelhados, por exemplo. Para fazer cozido, moqueca, refogado, finalizar o feijão, as panelas de barro são uma ótima opção! 

Vale lembrar que são panelas baratas, um bom investimento. 

FRIGIDEIRAS
Foto: Divulgação/CamicadoLéo Paixão não poupou elogios para as frigideiras modelo Ballarini, "ideal e barata". Na maioria das vezes são feitas só de aluminio, sem inox, com um fundo de metal para aquecer. São muito leves e transmitem muito bem o calor, sem contar com revestimento que não arranha e é ótimo para cozinhar! Outro modelo são as Wok, com um fundo maior e ótimas aliadas na cozinha. 

TOP 3 
Se pudéssemos, junto com o Léo Paixão, fazer um TOP 3 de panelas na cozinha de todo brasileiro, ele seria mais ou menos assim: 

- Panela de Pressão 
- Jogo de panelas Inox 
- Frigideira Antiaderente 

A panela de pressão é super útil, além de poder ser usada de forma bem distinta, desde o cozinhamento de uma carne de segunda, como para uso de feijão, pipoca, arroz… O jogo de panelas de inox servem para tudo e um bom jogo consiste em umas 5 panelinhas: uma leiteira, uma pequena, duas médias e uma grande. E para fechar o TOP 3 é necessário uma boa frigideira, preferivelmente uma antiaderente, vamos combinar que é hoje o grande utensílio usado na cozinha rápida.

E aí, o que achou dessas dicas? Muitas outras ainda estão por vir nas próximas lives no nosso instagram, não pode perder nenhuma, viu?!

Confira a programação completa aqui

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: