23/03/2020

Dicas para higienizar bem alimentos e utensílios de cozinha

Amanda Xavier

A Covid-19 tem alertado o mundo inteiro sobre os nossos cuidados com higiene e com a nossa saúde. Mas essas consciência tem o poder de evitar muitas outras doenças e infecções por aí, e a preocupação deve ser estender também aos alimentos que compramos em supermercados e feiras.

Conversamos com a nutricionista Isadora Lima Vieira para entender como podemos ajudar na prevenção do  Coronavírus e de outras doenças na cozinha também. Ah, e esses cuidados não devem ser só agora em tempos de pandemia, não, viu?! É para colocarmos na nossa rotina sempre.

HIGIENIZAÇÃO DOS ALIMENTOS
A limpeza deve ser feita logo ao chegar do mercado ou da feira, para evitar que vírus ou bactérias se alastrem pela casa. "Comidas que serão guardadas nas próprias embalagens, como pacotes de arroz, massas, ou latas, devem ser limpos com um pano umidecido em álcool 70%", afirma a nutri. 

Já os alimentos que serão consumidos crus, como frutas, saladas e verduras, a higienização deve ser feita com uma solução clorada. Mas antes de manusear os produtos, lembre-se de lavar bem as suas mãos. Em seguida, lave as saladas e frutas em água corrente para remover bem a sujeira aparente. Depois, em um recipiente prepare uma solução de uma colher de sopa de água sanitária para 1L de água. Deixe os alimentos de molho por 15 minutos e, em seguida, enxague bem com água corrente e escorra.

Para os alimentos que não foram de consumo imediato, armazene em potes fechadas e guarde na geladeira. "Além de evitar o acúmulo de bactérias e microorganismos que podem causar várias doenças, como intoxicação alimentar, a higienização correta aumenta a durabilidade e você ainda ganha tempo no preparo das refeições". 

Legumes e verduras que serão cozidas ou consumidas sem casca também precisam ser lavadas, mas esses podem ser apenas com água. 

HIGIENIZAÇÃO DOS UTENSÍLIOS
O pano de prato é um item que fica muito suscetível a bactérias e fungos devido a umidade, por isso, a nutricionista recomenda a troca frequente e a lavagem deve ser feita em água quente com uma colher de bicaronato de sódio. "As mãos não devem ser secadas no mesmo pano que seca a louça da cozinha", reforça.

Tábuas e colheres de madeiras devem ter um cuidado redobrado, já que o material, ao longo do tempo de uso, vai acumulando resíduos nas rachaduras, por isso, a mesma solução clorada pode ser usada para lavar esses materiais e, depois é importante deixar secar em um local arejado. "Prefira sempre utilizar utensílios de alumínio, silicone ou vidro na cozinha". 

Não esqueça da esponja de louça também, ela deve ser sempre higienizada depois do uso com água quente.

ALIMENTOS QUE PODEM AUMENTAR A IMUNIDADE?
"Não existe algum alimento ou chá específico que evita que sejamos infectados por qualquer tipo de vírus. O que a gente pode fazer e que realmente funciona é ter cuidados alimentares que aumente a nossa imunidade". A nutricionista lembra que manter uma alimentação saudável e equilibrada, com todos os grupos de alimentos é essencial. 

Nesses momentos, é importante incluir na nossa rotina alimentar elementos que fortalecem o sistema imunológico como chás naturais de camomila, erva-doca, cidreira; frutas ricas em vitamina C: laranja, limão, kimi, bergamota; castanhas, nozes e amendoins; entre outros. 

Além de tudo isso, ter uma boa noite de sono e procurar evitar pensamentos negativos é importante e contribui para mantermos a nossa saúde em dia.

Cuidados como esses não só são para o nosso bem, mas também de todas as pessoas que convivem conosco. E não esqueça: lave sempre as mãos. 

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Amanda Xavier