10/10/2019

Du Atto's: para um almoço tranquilo em meio à agitação do Centro | Porto AlegreRS

Antonella Nery

O QUE É: restaurante de buffet no Centro Histórico
IDEAL PARA: almoço de negócios em um ambiente elegante
PROVAMOS E RECOMENDAMOS: buffet livre variado (R$ 60 por pessoa)

Apesar do que muita gente critica sobre o centro histórico de Porto Alegre (leia-se: gritaria de anúncios em frente às lojas, multidões caminhando apressadas em estreitas calçadas a ponto das bolsas baterem umas nas outra, entre outras agitações corriqueiras), sempre me senti absolutamente viva lá. É onde a cidade está sempre apressada para viver seus dias ordinários, da forma mais diversificada.

Apesar do centro contar com um milhão de restaurantes, botecos e barzinhos por metros quadrados, um lugar para ir almoçar em ocasiões especiais não está em qualquer esquina. Dessa forma, como meu namorado estava prestes a viajar e queríamos ter um momento mais tranquilo, fugindo um pouquinho da efervescência do resto do centrão, escolhemos uma opção que me agrada demaaais. 

O Du Attos é um restaurante dentro do Theatro São Pedro, que serve um buffet com comida caseira de qualidade em um ambiente tranquilo e com pratos elaborados com certo requinte. É perfeito para aqueles dia que se quer um almoço especial afastado da correria do resto do Centro Histórico.

Leia também
Dado Garden Grill: buffet completo para almoço de firma | Porto Alegre
O Galo Cinza: um buffet para sair da rotina | Porto Alegre

Com uma arquitetura bonita e moderna, é notável um certo amor aos detalhes tanto fora, com mesinhas com ombrelones, quanto dentro do restaurante. É quase inacreditável que estejamos bem no meio da turbulência do centro da cidade. 

Tem um espaço amplo e organizado para se servir do buffet, além dos garçons serem atentos e agilizados. Apesar de não oferecer tantas opções, as comidas são absolutamente bem feitas e cheirosas. 

A primeira parte do buffet é uma delícia, composta por pãezinhos com pastas, chutneys, patês e pastéis quentinhos. Sem contar que nessa parte tinha uma paixão minha: hommus. Coisa difícil de se ver em buffets de comida brasileira por aí.  

Depois vem a área que o povo que quer manter a dieta pira. A parte das saladas estava cheia de opções bem fresquinhas e coloridas. E como nosso ponto de partida de sempre é um pratão cheio de azeite e vinagre balsâmico extrapolando salada para tudo que é lado, não podia ser diferente aí. 

Logo, era hora do principal. Simplesmente todos os pratos quentes estavam com uma cara gostosa. É uma comida típica brasileira - daquelas com itens essenciais que não podem faltar no almoço do trabalhador - mas acompanhado de opções diferenciadas, com pratos mais elaborados.

Esse filézinho estava especial, principalmente pelo gostinho do molho madeira, que me lembrou o que eu comia na minha avó. Mas o prato de massa do dia não ficava pra trás. Esse Fettuccine Alfredo parecia ter a quantidade perfeita de queijo e manteiga.

Leia também
Dado Garden Grill: buffet completo para almoço de firma | Porto Alegre
O Galo Cinza: um buffet para sair da rotina | Porto Alegre

Mas vou confessar, pulamos a parte da massa. Já que eu ainda passaria a tarde inteira para cima e para baixo, optei por me manter mais leve. O peixinho estava muito saboroso, ainda mais com os legumes e o hommus que selecionei para acompanhar ele. Por mim, comeria uma quantidade generosa de feijão todos os dias, mas como tinha lentinha para disputar o lugar dos grãos, fiz uma mescla dos dois.

O prato do Pedro - um pouco mais avantajado que o meu - foi o clássico que ele comeria sempre, mas numa qualidade impecável.  

Estava tudo nota dez, mas o prato de destaque foi essas panelinhas de cogumelo. Tanto sabor em tão pequeno recipiente. Super cremoso e quentinho, essa receitinha com cogumelo e queijo alegrou nosso estômago.

Reza a lenda que as sobremesas do Du Attos são um dos pontos mais altos do restaurante. A ilha dos doces é bem variada, agradando todos os gostos. Tinha pudim, torta de limão, ambrosia, fondue de chocolate com frutas, nuvem de nata com ovos moles, gelatinas e brownies. Confesso que não sou fã de doces, mas essa ilha me comoveu.

Para fechar o almoço apostamos no expressinho de sempre. Com a barriga (e a gula também) extremamente satisfeita, pedimos a conta. Bom, para um buffet no centro histórico admito que o preço é salgadinho (R$ 60 livre por pessoa), mas por todo o contexto diferenciado que ele oferece vale a pena.

Leia também
Dado Garden Grill: buffet completo para almoço de firma | Porto Alegre
O Galo Cinza: um buffet para sair da rotina | Porto Alegre

Como o Du Attos fica no São Pedro, encostado em diversos prédios importantes da cidade, se tiver um tempinho e quiser baixar um pouco a comida, vale sair a pé pelas redondezas. Já que mesmo morando em Porto Alegre, às vezes a gente acaba esquecendo como são a Assembleia Legislativa, a Catedral Metropolitana, o Palácio Piratini, e por aí vai. 

RESTAURANTE DU ATTOS
Endereço: 
Praça Marechal Deodoro, s/n°, no Centro Histórico, em Porto Alegre
Telefone: (51) 3211-4000
Horários de funcionamento: de segunda a sábado das 11h30 às 15h
Site: teatrosaopedro.com.br/multipalco/servicos/restaurante/ 

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Antonella Nery