29/04/2015

Empório Jardim: onde o dia começa gostoso e você fica encantadoRJ

Ligia Ghizi

Adoro o café da manhã por seus itens deliciosos e por fornecer energia para começar bem a jornada de trabalho ou de estudos. Se for para tomá-lo fora de casa, melhor ainda! Desde o ano passado, quando foi eleito pela Veja Rio como o melhor nessa categoria, fiquei curiosa. E escolhi propositalmente um dia de semana, bem cedo, pra conhecer o Empório Jardim.

De uns anos pra cá o carioca habituou tomar café na rua e ao mesmo tempo em que isso é bom, também é complicado por causa da grande procura, principalmente aos fins de semana. Então minha dica é: ir num dia útil e assim que abrem – 8h da manhã. Fui a primeira a chegar, claro!

Enquanto os pães ainda estavam saindo do forno e a casa vazia, aproveitei para conhecer os ambientes. Há uma grande e agradável varanda separada da rua por jardineiras, possibilitando acompanhar o movimento matinal do bairro, o bucólico Jardim Botânico.

E esse espaço é separado por uma divisória baixa do corredor de entrada em cuja parede, nichos de madeira dispõem vários itens à venda. Muito simpático!

Eu já fiquei de olho em produtos de empório como a farinha italiana Le 5 Stagioni, nos ótimos azeites 8 Orgânicos (da Flávia Quaresma), molhos, chutney, geléias, vinhos (Villa Francioni Rosé que eu amo) e muito mais coisas boas.

Também adorei os caixotes de feira com regadores, vasinhos de plantas, principalmente as “suculentas”, tudo a ver com a proposta, nome e clima do lugar.

Resolvi ficar no salão interno onde o ar refrigerado estava como gosto. Bem geladinho. Esse ambiente é bem bacana e ao fundo há um grande balcão sobre o qual são dispostos muitos itens que compõem o cardápio, assim como abaixo dele, onde uma geladeira tem a mesma função.

Na parede o desenho de uma grande árvore e folhinhas (logo do Café) remetendo a um jardim. Casinhas de passarinho dão um ar alegre ao décor, assim como os vasinhos onde os talheres são colocados sobre mesas de madeira clara, contrastando com as cadeirinhas brancas.

Conforme mostra esse néon, a casa tem propostas de refeições diferentes e o que é melhor, o dia todo, quando se pode ter qualquer uma dessas opções - café da manhã, almoço, happy hour ou jantar.

Logo à entrada, à frente de uma grande parede de tijolinhos fica o espaço onde, em cestinhas aramadas cobertas de filó, os pães são dispostos e resolvi sentar nessa mesa bem ali!

E olha que simpático - algumas mesas são personalizadas com uma plaquinha tendo o nome dos clientes. Adorei isso e desejei ter um cantinho assim pra chamar de meu! Com licença, dupla J&J!

Bem, pelo aroma, vi que os pães já haviam saído e pedi o cardápio. Quem fica à frente das fornadas é Iona Rothstein - sócia e idealizadora - que já passou pelo French Culinary Institute/NY onde se especializou em panificação. A outra sócia é Branca Lee. Uma coisa muito bem bolada aqui: nada de menus prontos. O garçom traz essa folha, uma espécie de comanda enorme, onde o cliente já vê o preço e marca quais e quantos produtos, entre oitenta e seis itens (eu disse 86!) vão compor sua refeição!

Nem preciso dizer que fiquei uns bons minutos quase em desespero sem saber o que pedir! Como boa bibliotecária eu resolvi classificar o desjejum, pedindo em etapas. E aproveito pra mostrar de perto algumas das delícias listadas.

Pra começar, pedi um iogurte do Jardim e granola.

Tanto os iogurtes quanto a granola são feitos na casa e achei-os muito bons!

Para beber quase tive que recorrer à matemática (oi?). Pra fazer uma equação visto que eram 27 opções de bebidas entre frias e quentes! Fora 8 drinks que são servidos quando você está no brunch! Pois bem, resolvi escolher um suco de laranja, pois seria uma “fruta líquida”.

Para compor com os quinze tipos de pães, teria 14 itens, entre frios, pastas, manteiga, queijos, geleias e mel. Eu que não sou boa de conta e como era muita coisa pra combinar, acabei sendo prática e indo na lista de sugestões que eles classificam como “Direto da Chapa”, ou seja, sanduíches prontos. E minha escolha foi bagel com salmão defumado e cream cheese.

E acompanhando esse sanduíche, um capuccino tradicional (tem com chocolate também).

Ovo é vida e desjejum sem ele não vale, então, a foodie aqui (gulosa mesmo) pediu ovos marroquinos (poché, com molho de tomate e especiarias) que vem numa panelinha fumegando!

Sente o drama da coisa! Gema molinha e acho que ali rola um queijo também... Vixe! Tive que remar pra acabar.

E não resisti à manteiga do Jardim aromatizada com figos e feita na casa. Yummy. Muito boa!

Pensa que acabou? Claro que não! O dilema de a pessoa sair sozinha é precisar querer provar tudo de gostoso que há! Então, seu garçom, faça o favor de me trazer depressa um pão de passas e nozes que eu sou food hunter! Ah, e um café espresso.

Bom, preciso confessar que a essa altura eu já estava mais do que satisfeita e foi com muito pesar que eu comecei a sentir o cheirinho dos bolos que acabavam de sair e serem dispostos no balcão e não poder pedir, apenas fotografar.

E os muitos docinhos lindos e apetitosos dentro da geladeira.

O que dizer dessa torta? Já ouvi ótimos comentários sobre a mesma!

Uma coisa bem bonitinha é a decoração da vitrine da geladeira, remetendo a um jardim e seus ícones, como sapinhos, cogumelos, e Smurfs, haja vista o nome do Empório. Olha isso: torta de pistache e framboesas!

E a Branca de Neve aqui,com os anõezinhos e os macarons? Muito fofos!

Realmente tudo aqui é encantador. Pedi a conta que deu R$ 64,00 porque exagerei, mas os preços são bem corretos para cada item do cardápio.

Nesse meio tempo acabara de sair baguete francesa, cheirosíssimas. Então claro que não podia deixar passar e levei pra casa.

Em geral quando vou a um lugar que me agrada faço posts falando bem e não sou de críticas, mas a única coisa que me desapontou aqui foi o atendimento, que precisa muito melhorar! Muitos garçons, um pouco displicentes, necessitando de treinamento e aperfeiçoamento no trato com o cliente. Fora isso, recomendo o Empório Jardim.

 

Empório Jardim
Rua Visconde da Graça, 51 – Jardim Botânico
Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 2535-9862
Todos os cartões de crédito e débito.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RJ Ligia Ghizi