07/10/2019

Equilibrium: almoço justo e balanceado | Porto AlegreRS

Antonella Nery

O QUE É: restaurante de buffet com proposta natural na Redenção
IDEAL PARA: almoço com os amigos ou família
PROVAMOS E RECOMENDAMOS: buffet livre variado (R$ 22 por pessoa)

Sabe aquele dia no meio da semana que tu só quer comer à vontade, mas sem ficar pesada pelo resto do dia? Esse normalmente é meu dilema, inclusive. Já que gosto muito de comer em quantidade, mas tento manter a linha alimentar mais pro lado do saudável - pelo menos durante a semana.

Leia também
Urban Farmcy: pratos saudáveis de inverno | Porto Alegre
Gerônimo Restaurante: o vegetariano de detalhes no Menino Deus | Porto Alegre

Nesse momento, pensei na hora no Equilibrium, um restaurante que ia com meus colegas de aula durante meus anos de universidade. Conforme diz o nome, ele é bem equilibrado. Tem um buffet livre (R$ 22) com um pouco de tudo, mas tudo é aquele caseiro natureba. Focando em uma comida caseira, fresca e balanceada, ele é uma opção bem interessante aos vegetarianos, veganos e celíacos, apesar de contar também com algumas opções de carnes.

Outro ponto mega interessante dele é que fica dentro do Parque da Redenção, num ambiente bem envidraçado e amplo, onde dá para almoçar quase no meio das árvores. Ah, além disso, a entrada é um amorzinho, com uma floricultura ao lado que deixa as flores expostas ali na parte externa.

O buffet é bem organizado e limpo. Vá em frente: sirva-se várias vezes. Afinal, além da diversidade gigantesca de comida, os garçons são muito agilizados para retirar os pratos usados.

Nunca entendo a parte das frutas ser ao lado da salada, já que para mim fruta é sobremesa. Maaaas, as frutas são fresquinhas e muito saborosas.

Aí vem a parte perfeita para os vegetarianos - ou para os entusiastas da comida vegetariana como eu: moqueca de tofu e almôndegas de carne de soja.

Já que o salão é bem grande e o tempo médio de almoço não é grande, nunca vi gente ficar esperando por mesas, apesar de estar sempre bombando de gente.

Meu primeiro prato é sempre só salada (com muito tempero, claro), daí já dá aquela "enganada do bem" no estômago logo de partida. E posso dizer que estava tudo bem novinho.

Gosto de carne. Mas num restaurante com tanta opção elaborada de pratos vegetarianos, fui nessa onda aí + um peixinho à milanesa. A moqueca de tofu me surpreendeu muito! Admito que há um tempo comecei a testar tofu em algumas refeições, mas nunca tinha experimentado uma moqueca desse ingrediente vegano tão rico em proteína. Achei muito saborosa, principalmente com a junção do leite de coco e da pimenta. A berinjela estava cozida na medida, bem molinha e suculenta. O peixe tava macio e sequinho, embora não muito crocante. 

Disse que aprecio a culinária vegetariana, mas vou admitir que carne de soja sempre tive um pé atrás. Mas olha, de novo o Equilibrium mandou bem e me deixou surpresa com minhas escolhas vegetarianas. As almôndegas tinham uma consistência muito boa e o gosto estava neutro. Mas aí vem a estrela: o molho de tomate levinho que acompanha. No fim das contas, a junção deu muito bom!

Meu namorado não conseguiu fugir muito do mundo carnívoro - como vocês podem perceber no prato de trás. Depois da salada, seu segundo prato foi no clássico, sem erro de um almoço de buffet: arroz, feijão, alguns legumes, e carnes. But, aí que tá: o Equilibrium não tem carne de gado! O que acabou não incomodando ao viciado em carne rs, porque tinha um frango caramelizado que tava uma delícia!

As sobremesas são uma perdição. Muita opção com cara boa, embora a gente não tenha pegado nenhuma, afinal, seguimos na linha mais saudável que propusemos de partida, né. Minha sobremesa foi voltar ao início do buffet e encher um prato colorido de frutas!

Ah, mas calma aí! Parece ter sempre pelo menos alguma opção diet também, tá! Dessa vez era gelatina.

Quase ia me esquecer de um ponto importantíssimo do Equilibrium: ele tem um open sucos naturais! Isso mesmo, pela vibe natureba dele, todos os dias os almoços contam com umas quatro opções de sucos naturais incluso no valor do buffet.

Bem alimentados já e com muito trabalho para enfrentar ainda no dia era a hora de pagar a conta. Ah, e utilidade pública: no caixa tem café passado liberado! Um almoço bem diversificado e bem feito. Com certeza não vai demorar muito para eu voltar lá!

RESTAURANTE EQUILIBRIUM
Endereço: Av. Osvaldo Aranha, 1265, no bairro Bom Fim, em Porto Alegre 
Telefone: (51)3333-0533
Horários de funcionamento: todos os dias das 11 às 15h
Facebook: facebook.com/restauranteequilibrium2017/
Instagram: @equilibrium.restaurante2019

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Antonella Nery