27/03/2017

Excalibur Forneria: a távola redonda de Porto AlegreRS

Giovanni Aloise

A primeira vez que passei na frente da Excalibur eu pensei: “mas que ideia bem doida”, afinal, quem ia imaginar uma temática medieval para uma pizzaria, e ainda mais em Porto Alegre?

Resolvi entrar pela primeira vez e aprovei, então, resolvi ir pela segunda vez, e agora eu conto como foi. O restaurante chama a atenção pela excelente decoração do ambiente. Luzes baixas, paredes rústicas, mesas grandes, todo o ambiente planejado para você se sentir numa taverna medieval, clima ideal para vestir minha armadura de Lancelot, convidar minha Guinevere e mais um casal para jantar e termos essa curiosa experiência em uma pizzaria, que embora não tenha Merlin trabalhando como garçom, consegue fazer algumas referências históricas bem legais.

Escolhemos uma mesa bem no canto do restaurante, que mais aparenta ser um deck coberto, acredito que para um final de tarde deva ser um espaço bacana para sentar e beber alguma coisa. Escolhemos uma grande távola quadrada enquanto esperávamos o garçom chegar.

Como o garçom disse que a pizza era bem servida, resolvemos pular a entrada, já que o foco não era esse. Lá existem dois tamanhos: a Prince, que são oito fatias e serve bem duas pessoas, ou a King, que são 12 fatias e serve três pessoas.

Pedimos duas Prince, vulgo média, porque a ideia depois era pedir uma sobremesa, mas esse plano logo submergiu às margens de Avalon (ou, como diria o dito popular, foi por água abaixo).

A primeira foi metade Saxônica (linguiça campeira e alho-poró) e a outra metade Cidadela (cebola na manteiga com gorgonzola). Foi uma boa combinação, pois a primeira era mais encorpada e consistente, enquanto a segunda ficou mais leve. 

A segunda pizza foi metade Catedral (frango e catupiry) e Michelangelo (tomate, manjericão, parmesão e catupiry). Achei a pizza bem recheada e o sabor muito bom. 

Bom, como falei antes, a ideia era pedir sobremesa. O que ninguém esperava era que a pizza fosse tão bem servida. Ninguém se animou de pedir mais, nem mesmo uma pizza doce para dividir entre quatro pessoas. A dica é a borda de doce de leite - que deve ser sensacional! Na próxima acho que só vou almoçar uma torrada para conseguir pedir pizza salgada e doce!

Outra dica é a pizza Vassalo feita com presunto, frango, massa de lasanha e molho branco. Exatamente, massa de lasanha! A ideia parece estranha, mas estando em um restaurante inspirado na Era Medieval, que mal tem pedir uma pizza dessas, né?

O cardápio também tem opções interessantes, como calzones, pizzas xadrez e paninis. Para quem está com preguiça de sair de casa, a pizzaria também oferece o serviço de tele-entrega. Encerramos a nossa aventura medieval para quatro pessoas pelo valor de R$ 123 no total.

Excalibur Forneria
Rua Espiridião de Lima Medeiros, 238 - Três Figueiras
Porto Alegre/RS
Fone: 3332-0404
Aceita cartões Master, Visa e vales, com exceção do BanriCompras.
www.facebook.com/Excaliburforno

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Giovanni Aloise