18/06/2019

Famiglia Veadrigo: comida com essência e tradição | Flores da CunhaRS

Isadora Andrade

O QUE É: cantina autêntica italiana
IDEAL PARA: um almoço de domingo com a família
PROVAMOS E RECOMENDAMOS: almoço (R$ 55 por pessoa)

A cantina da Famiglia Veadrigo fica no Travessão Rondelli, em Flores da Cunha, próximo ao posto de pedágio para quem vai a Antônio Prado. Apesar de estar a poucos quilômetros do centro florense, é uma localidade com a atmosfera típica rural, com o sossego e calmaria característicos dessas regiões.

Leia também
Cantina Spina: tradizionale cantina italiana | Porto Alegre
Restaurante Biasotto: um italiano em meio à natureza | São Marcos

Foto: Ana Cris PaulusNo acolhedor restaurante que a família mantém na mesma propriedade rural em que vive, é possível provar a autêntica comida dos imigrantes italianos, com muita fartura e sabor. É um local que resgata, através da comida e da ambientação, as origens e tradições daqueles que chegaram lá muito antes.

Foto: Ana Cris Paulus Logo na mesa, arrumada com toalha xadrez, percebe-se os detalhes que fazem a diferença: flores do jardim da cantina.

Foto: Ana Cris PaulusAs refeições são servidas somente aos domingos e têm o valor fixo de R$ 55 por pessoa. O almoço é bastante completo e conta com uma mesa repleta de receitas tipicamente coloniais, como a clássica sopa de agnolini com pão, radicci com bacon, maionese, tortéi, polenta e queijo fritos, além de uma fortaia fofinha que só se encontra lá. O tortéi servido na casa merece destaque. Tem um gostinho todo especial.

Foto: Ana Cris PaulusFoto: Ana Cris PaulusFoto: Ana Cris PaulusTudo é gostoso e feito com carinho pelas mãos de Gabriela e Fernandes Veadrigo, que eventualmente contam com a ajuda das três filhas. Do pão ao vinho, do tortéi ao suco de uva, todas as receitas são preparadas do zero pelos Veadrigo. Até o radicci fresquinho que se come por lá é cultivado naquelas terras. 

O almoço de domingo ainda inclui churrasco, com espetos de costela, picanha, maminha, filé de porco e galeto passando pelo salão.

Foto: Ana Cris PaulusO café preto, servido direto do bule, e o grostoli, do tipo sequinho e crocante, finalizam a experiência. E teria jeito melhor?

Foto: Ana Cris Paulus

FAMIGLIA VEADRIGO
Endereço:
 RS-122, km 101, no Travessão Rondelli, em Flores da Cunha
Telefone: (54) 3292-3511
Horário de atendimento: somente aos domingos ao meio-dia

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Isadora Andrade