14/09/2018

Gente que nos inspira: o diferencial e o empreendedorismo da FamintasRS

Destemperados

Em parceria com o Santander, o Destemperados está em busca de histórias inovadoras. Compartilhamos a trajetória da agência digital comandada por Andressa Foresti e Juliana Bastian que se especializou em gastronomia.
Foto: Luane RoqueteDepois de conhecer tantas histórias inspiradoras de quem ousou na área da gastronomia, percebemos que grande parte dessas trajetórias começou com a inquietude de quem viu no mercado uma possibilidade de fazer diferente. Com as sócias-proprietárias da Famintas também foi assim. Formadas em jornalismo, Andressa Foresti (fotos) e Juliana Bastian trabalhavam em uma emissora de televisão de Porto Alegre e frequentemente tinham dificuldades de entrar em contato e produzir conteúdo com restaurantes. Isso acabou despertando a vontade de solucionar o problema trocando de trabalho e abrindo o próprio negócio: uma agência digital especializada no ramo alimentício.

– Nos demos conta de que, sempre que podíamos, produzíamos matérias mais leves sobre gastronomia. Ao entrar em contato com nossas fontes, percebemos que faltava uma assessoria para ajudar pequenos restaurantes que têm potencial. Sempre gostamos da área e resolvemos abrir a empresa em 2011 – conta Andressa.

As sócias logo largaram seus empregos para dar início à Famintas que, atualmente, oferece serviços de conteúdo autoral, assessoria de imprensa, relacionamento, produção de materiais gráficos, consultoria estratégica e gerenciamento de redes sociais. Ao longo desses anos, elas já trabalharam com cerca de 70 marcas. Hoje, contam com 16 clientes fixos mensais. Andressa explica que era interessante se especializar, além de trabalhar com as redes sociais, que estavam iniciando como
ferramentas para o mercado.

– As redes sociais ainda estavam sendo descobertas. Naquela época não eram território de ninguém, não eram algo que só publicitários ou jornalistas faziam. Todo mundo estava aprendendo sobre aquilo, então achamos que essa seria a forma mais inteligente de entrar no mercado, nos apresentando como algo além de uma assessoria de comunicação tradicional – afirma Andressa.

Para abrir o negócio, as sócias não precisaram de um grande capital inicial devido ao formato da agência – focada no meio digital, tendo necessidade apenas de internet para operar. Andressa conta
que ela e Juliana sempre tiveram o apoio do Santander para conhecerem suas possibilidades de investimento com a empresa.

– Escolhemos o Santander quando tudo começou e quando profissionalizamos nosso trabalho. Para a gente, é importante ter o apoio de um banco, sempre fomos muito bem atendidas. Nunca tive experiência com investimento, e receber uma assessoria para isso foi muito bom – afirma Andressa.

Assim como o Destemperados, o Santander acredita que gastronomia é uma grande fonte de inovação. Ter o apoio de uma instituição financeira consolidada é ideal para construir a histórias de projetos empreendedores. 

*Conteúdo publicitário criado por Destemperados para Santander

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: