24/07/2015

La Tasca: entre tapas e vinhos en el centroRS

Rafaela Enes

Eu sempre busco conhecer novos lugares para um happy hour legal. Tenho comigo aquele desejo de não ir sempre nos mesmos lugares, geralmente os mais perto de casa ou os que estamos acostumados devido a nossa zona de conforto. Assim, fui explorar um lugar novo para mim no Centro de Porto Alegre. La Tasca en el centro.
É uma casa pequena, bem com cara de centro da cidade. Eu gosto desse estilinho downtown de ser.
Eu e o Marco entramos e logo fomos recepcionados pelo atendente que foi explicando os espaços da casa. Quando ele nos mostrou uma sala, que estava fechada, e tem uma mesa grande para ser compartilhada, me conquistou na hora. A foto mostra a entrada da sala. Dá para reservar esse espaço todo. Já fiquei imaginando reunir as amigas por ali.

Sim, eu sou daquelas que adora conhecer pessoas, puxar papo com desconhecidos e que mesa compartilhada me fascina. Taí a mesa. Dá para umas 8 pessoas.
Sentamos numa pontinha da mesa. Eu esperando ver aquela mesona cheia em breve. A mesa e as cadeiras são bem altas e cada cadeira tem uma mantinha para espantar o frio. Com certeza essa é a peça da casa mais bonita.

Um dos donos do La Tasca, o Emanuel, veio nos atender. Super atencioso nos explicou como funciona a casa e ainda contou um pouquinho da história dele e do irmão, seu sócio. Ambos são argentinos com sangue espanhol. Emanuel é reponsável pela administração do local e Maximiliano é o padeiro, que põe a mão na massa. Na nossa sala, bem atrás da gente, os os vinhos estavam expostos. No nosso caso era só estender a mão e pegar o escolhido.
Na hora de escolher o vinho, não podia ser diferente. Emanuel nos indicou um argentino. Las Perdices - um Malbec argentino. Bom. Nada espetacular. 3 estrelas no Vivino.
O La Tasca não tem cardápio. Isso mesmo. Não adianta pedir o livrinho das opções. Os pães e delícias da casa são produzidos diariamente de acordo com os ingredientes escolhidos por eles. Sempre uma surpresa. Adorei esse sistema. O atendimento é muito bom, então não sinta falta do cardápio, alguém vai explicar a você o que estão oferecendo no dia. E todos os pedidos são marcados nesse papelzinho aí.
Emanuel nos indicou o kit que é ideal para um casal. Achei uma excelente opção para nós, que estávamos lá pela primeira vez. Delícias do kit: tapas (tipo bruschettas), tábua de queijo e tábua de doces. Adorei, mas eu queria muito experimentar a pizza da casa. Então começamos com ela. Pizza de gorgonzola com alho-poró. Adorei esse sabor.
A massa da pizza é feita com fermentação natural. Isso a deixa super leve, quase que uma panqueca de massa mais grossa. Não espere aquela massa fininha e crocante. Aqui o estilo da redonda é outro. Eu e o Marco adoramos. A pizza tem quase que o tamanho de um prato. Aqui dá para ter uma idéia.
As tapas estavam bem sortidas. Nós fomos dividindo para que os dois provassem todos os sabores.
Alguns dos sabores que me lembro: queijo com geléia, pimentão assado (fica adocicado), presunto cru, beringela, pasta de ervilhas, cada uma em um tipo diferente de pão. Eu gostei muito dessa que tem figo em cima, mas não identifiquei a pastinha. Talvez gorgonzola.
Adorei a arrumação da tábua de frios.
Na tábua de frios tinha: gorgonzola, peito de peru, provolone, salame e queijo enroladinho. Torradinhas acompanharam. Não eram torradinhas comuns. Acho que foram torradas com manteiga e talvez, uma passadinha de alho. Estavam saborosíssimas.
Cada porção com um tempero diferente. Olha esse queijo com um antepasto de tomate e manjericão. Toque especial. Um mimo que conquista.
Eu estava ansiosa para a chegada da tábua doce. Confesso que fiquei um pouco decepcionada nesta etapa. Os doces não estavam ruim, mas não estavam doooooces. Eu gosto de doces aqueles tão doces que se comer muito enjoa, sabe? Tinha torta de ricota doce com passas, alfajor branco e preto, brownie e um bolinho de chocolate tipo cupcake. Tudo miniatura.
Duas dicas para quem vai pela primeira vez: consulte sempre a fanpage do La Tasca no Facebook (eles costumam postar as delícias produzidas no dia) e não olhe para ao vizinho para ver como vai chegar o seu pedido, percebi que as tábuas saem da cozinha diferentes. Cabeça aberta para quem escolher a mesa compartilhada (a melhor). A nossa estava assim na hora da sobremesa.
Além de comer as delícias do La Tasca no local, tem também um monte de coisa boa para comprar e levar pra casa. Aliás percebi que os moradores ao redor fazem muito isso. Dá uma olhada no balcão onde tem alguns pães artesanais.
Comentei que os doces não me deixaram muito feliz. Depois de ter pago a conta me deparei com essa delícia aí. Se eu tivesse visto antes, trocaria a minha tábua de doces na hora. Doce de leite é vida. Doce de leite argentino então...
Sem o vinho, nossa conta ficou em 92 reais. Seja para um happy hour ou para comprar um pão especial, super indico o La Tasca!

 

La Tasca - en el centro
Rua Duque de Caxias, 678 - Centro
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3212-5966
Aceita todos os cartões.

 

 

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Rafaela Enes