25/11/2015

Me encantei pelo Bistrô da Vó MercedesRS

Rafaela Enes

Um sobradinho no Centro Histórico que lembra uma casa de vó e faz a gente viajar no tempo da infância. Assim é o Bistrô da Vó Mercedes. O nome carinhoso me conquistou. Fui de coração aberto sem saber o que encontraria por lá.

Já na entrada da casa fui recepcionada pelo cardápio do dia, que me muito me agradou. Às sextas e aos sábados, à noite, tem menu degustação.

Nessa experiência, o Marco e a Ju foram meus parceiros. Como estávamos em 3, escolhemos uma mesinha maior. As mesas são pequenas, assim como os 3 ambientes a disposição dos clientes. Escolhemos ficar pertinho da entrada da casa.
Optamos por chegar cedo. Nossa reserva era para as 20h. Logo, fui conhecer a casa e tirar algumas fotos dos ambientes.
Tudo é lindinho. A decoração é simples, mas deixa tudo com cara de carinho e faz a gente se sentir em casa mesmo.
A água filtrada é cortesia da casa. Acho um charme essa iniciativa. Para beber, eu e a Ju escolhemos suco de bergamota (ou se preferirem tangerina, mexerica). Marco foi de chá orgânico. Eles também tem opções de cervejas e vinhos.
Chegou o amuse bouche. E junto com ele, o Chef Jonas Moroszczuk veio até a nossa mesa e explicou detalhadamente o prato que deu início ao nosso jantar. Purê de cebola roxa com azeite de dendê, cogumelo shitake tostado e ovo de codorna. Daqueles pratos que a gente espera um minutinho e estuda por onde começar. Lindo, delicado e delicioso.
De entrada, foi servido Homus de Fava (fava, tahine, cominho e limão) e berinjela grelhada com limão de alho poró caramelizado. A riqueza dos detalhes  e o combinação dos ingredientes nos ganhou.
O primeiro prato dessa belezura toda foi uma Jardiniere de Vegetais. Emulsão de cenoura, cenoura baby grelhada, beterraba assada, pickles de rabanete, vagem e tomate cereja flambado com rum. Tudo estava muito bom, mas o tomatinho flambado estava demais. A ideia que brilhou na mesa foi de separar o tomate para o grand finale do prato e ficar com o gostinho dele por mais um tempinho.
Nesse dia tinham duas opções de segundo prato. O Marco e a Ju escolheram a opção com carne. Alcatra de cordeiro finalizada com manteiga de dashi, purê de inhame com espinafre e bertalha e vinagrete de pimenta biquinho. Aprovado pelos dois.
Eu fui na opção vegetariana. Terrine de grãos com feijão vermelho, gergelim, nibs de cacau, amêndoas e páprica. O acompanhamento era o mesmo que o prato com carne: purê de inhame com espinafre e bertalha. Não sou vegetariana, mas sou bem simpatizante. Amei o prato.
Para limpar o paladar, ganhamos uma surpresinha do Chef. Um sorbet de pitanga e chocolate Amma 60% cacau. Que surpresinha delícia e refrescante. Daquelas delicadezas que trazem felicidade. Engraçado foi o susto que eu e a Ju levamos achando que era a sobremesa. Nos olhamos com cara de “tão pequenina” kkkk.
A sobremesa chegou. E não era nada pequenina. Uma compota de frutas (pessego, abacaxi, maçã e morango) com frozen yogurt de gengibre e tuile de mel de Jataí. Di-vi-na. Aqui também ficamos nos poupando para devorar o tuile de mel que estava de outro mundo. A discussão era: se tá bom demais comemos logo ou deixamos para o final? Eu deixei para o final, apreciando cada mordida e tendo que lidar com a cara dos dois invejosos que já tinham comido rapidinho.
Para finalizar nosso jantar, o Marco preferiu café passado e eu e a Ju fomos de chá.
As opções de chás são muitas. A Ju, que é louca por bergamota, foi de Mandarine e eu de Lemon Ginger (limão e gengibre). Demoramos nessa etapa, pois o papo estava muito bom.
Cheers!
Atendimento excelente, ambiente super agradável e comida… Ahhh a comida. A simplicidade somada a qualidade dos ingredientes não podia dar em outra: comida saborosa feita com amor. Só mais uma coisinha: quero voltar logo. A conta ficou em R$ 57 por pessoa.

 

Bistrô da Vó Mercedes
Rua Duque de Caxias, 550 - Centro
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3013-3269
Aceita cartões Visa e Master

www.bistrodavomercedes.com.br


 

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Rafaela Enes