30/01/2019

Mercado Ferrando: o novo food market uruguaio | MontevidéuUR

Joanna Romero

Nesse verão, tirei uns belos dias de férias do trabalho e aproveitei para passar a virada do ano com amigos em Punta del Diablo, no Uruguai. Como fazia anos que eu não ia a Montevidéu, eu e meu namorado decidimos estender a viagem e passar uns diazinhos na capital uruguaia.

Leia também:
Cantina del Vigia: o Marismo urbano | Maldonado
6 receitas com os sabores do Uruguai

O meu tipo de turismo gastronômico é o de tentar equilibrar entre os lugares “must go”, imperdíveis e tal (porque ninguém gosta daquela sensação de que não conheceu um lugar que todo mundo conhece e recomenda, né?!) , e outros lugares que descubro em blogs de viagem ou simplesmente andando pelas ruas da cidade mesmo, como boa food hunter. Foi numa dessas pesquisas que fiquei sabendo do novíssimo Mercado Ferrando, que abriu em novembro do ano passado e fui lá pagar para ver.

Chegando na frente do endereço, fiquei meio “ué?”, porque parecia pequeno e a fachada é bem discreta, quase passou despercebido. Mas aí, ao puxar a porta e entrar no galpão, simplesmente foi amor à primeira vista. O Mercado Ferrando é um “food market”, conceito que está em alta no mundo inteiro, principalmente nas principais cidades e capitais. A ideia é reunir diversas propostas gastronômicas em um único lugar, então por lá você vai encontrar a tradicional parrilla uruguaia, além de restaurantes de frutos do mar, de poke, de churros, bares cervejeiros, lojinhas com frutas e verduras, sorveterias, hamburgueria, e até uma livraria/papelaria. Tudo isso em um galpão de 2000m², com dois andares, onde antes funcionava uma fábrica de móveis. Com a revitalização, o emblemático local ganhou vida e ficou simplesmente encantador e colorido - pra mim, virou um dos locais imperdíveis de Montevidéu.

Depois de olhar TODAS as opções, optei pelo poke, já que era uma noite bem quente e eu não estava por comer algo muito pesado. Pedi uma porção média de poke de salmão (R$ 45) e achei muito bem servida, nem consegui comer tudo. Meu namorado tava sem fome, mas tomou uma boa cerveja uruguaia pra me acompanhar. 




Tem mesinhas compartilhadas no térreo, mas também dá pra subir para o segundo andar, que é praticamente todo composto por mesões compartilhados e paredes coloridas. Tudo isso numa vibe bem despojada.

Outra coisa que encheu meus olhos foi o pátio que fica nos fundos do galpão. Rodeado de plantinhas e com um clima bem descontraído, é um baita ambiente pra passar algumas horas comendo e bebendo bem entre amigos ou até mesmo em um "date" mais informal, se a temperatura estiver agradável. Quando fomos, estava bem cheio, então não conseguimos sentar por ali, pegamos um cantinho de uma das mesas do segundo andar.

Pra mim, o Mercado Ferrando é daqueles lugares que você pode ir sem medo, de olhos fechados. Mesmo que você esteja viajando com um grande grupo, todo mundo vai sair de lá feliz, já que tem todos os tipos de comida e bebida. Ah, vale avisar que fica aberto o dia todo, ou seja, dá pra encaixar em qualquer horário do passeio, mas a minha dica é curtir o clima do happy hour e estender umas horinhas por lá.

Tomara que mais e mais cidades aqui no Brasil também se inspirem e criem propostas semelhantes por aqui., né?! Ficarei no aguardo! :)

Mercado Ferrando
Endereço: Chaná 2120 esq. Joaquín de Salterain, no Barrio Cordón, em Montevidéu
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h àté 1h, e aos domingos, das 9h às 16h

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Joanna Romero