12/12/2016

Nataraj: eu era vegetariano e não sabiaRS

Giovanni Aloise

O mais legal de ir em restaurantes vegetarianos é a possibilidade de ver tradicionais coadjuvantes se tornarem atores principais. Afinal, onde mais uma porção de arroz ou algumas batatas mais elaboradas conseguiriam buscar direitos iguais no prato? Pensando nisso, nas raras oportunidades que nossa fajuta primavera permitiu, em um belo sábado de sol eu fui conhecer o Nataraj, que fica na Zona Sul de Porto Alegre.

Logo de cara o lugar já chama a atenção: a casa é em uma rua pequena, bem arborizada e com um ambiente acolhedor. Por dentro, a decoração tem vários detalhes, luminárias coloridas, um pequenino jardim de inverno (eu apelidei assim, mas vai saber se já tem outro nome) e também algumas claraboias no salão principal, que dão aquele tom mais bacana para o ambiente.

Bom, mas como eu não fui lá para ficar olhando para o teto, vamos para a parte boa! Ao sentar à mesa o garçom logo trouxe um chá de maçã levemente gelado. Eu achei muito bom, além de ter gostado da experiência de tomar chá no almoço. Logo em seguida veio um prato bem servido de salada, que já tira aquele desespero inicial por comida. 

O restaurante oferece três tipos de pratos: a versão reduzida (que pela informação do garçom é praticamente meia porção), a versão normal (que você come muito bem, obrigado), e a versão “meu deus do céu que você vai comer isso tudo aí”. Fui na normal e achei que estava na medida, e pelo que bisbilhotei meus vizinhos de mesa, a maioria vai de versão normal também.

Todo dia é servido um prato diferente e eles disponibilizam o cardápio de manhã na página do facebook, sempre vale a pena dar uma conferida antes. Olha só o que tinha naquele sábado: salada israelense, pão de castanha, arroz cateto integral, feijão sopa de pedras, chucrute quente, batata doce à peruana e gratin de cenoura com palmito.

Bom, seu amigo foodhunter aqui não tem uma relação muito harmoniosa com todas as saladas e derivados, mas posso garantir que o pão de castanha estava absolutamente espetacular! O chucrute eu não gostei, mas o feijão tinha tofu, que eu considerei uma ótima surpresa. O arroz e a batata doce à peruana estavam muito bons! E, olha, eu como um hater oficial de palmito, por puro e legítimo profissionalismo, experimentei o gratin e até achei bom! 

Depois, ainda deixei o reservatório de doces pronto para uma bela tortinha com base crocante, creme de limão e ganache de chocolate meio amargo por cima. Tinha um sabor bem diferente (para o meu gosto teria colocado menos limão) e aprovamos. 

A Mari experimentou um copinho de creme de chocolate preto com coco ralado em cima e também gostamos muito, tinha um sabor bem suave e encerrou bem a comilança toda.

No final, um bom cafezinho e um passeio pelo restaurante para conhecer um pouco mais do lugar.

Na saída, falei com a Cristina, proprietária do lugar, sobre o restaurante e ela me passou algumas informações que valem anotar: ao lado do balcão eles tem uma lojinha com alguns produtos para comprar. Levamos um pacote de biscoitos integrais.

O restaurante, apesar de servir o almoço vegetariano, também tem a opção vegana. É só pedir ao garçom na chegada, que eles fazem as adaptações aos pratos.

Então, pessoal, se vocês quiserem fugir um pouco da rota tradicional de restaurantes vegetarianos/veganos da Cidade Baixa, o Nataraj é uma ótima opção na Zona Sul de Porto Alegre. 

Eu, que sou carnívoro de carteirinha, resolvi deixar isso de lado e fui lá de peito aberto para experimentar novos pratos e posso dizer, com certeza, que acabei me surpreendendo positivamente. Toda a função (dois almoços, sobremesas, cafezinhos e o biscoito na loja) saiu por simpáticos R$ 80,50.

Nataraj - Restaurante Vegetariano e Vegano
Rua Iete, 454 - Bairro Tristeza
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3312-4959
Aceita todos os cartões de crédito, débito e vales, com exceção do BanriCompras.
www.facebook.com/espaconataraj

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Giovanni Aloise