02/06/2019

NB Steak: a evolução da tradição | Porto AlegreRS

Diogo Carvalho

O QUE É: a NB Steak é uma churrascaria tradicional de Porto Alegre
IDEAL PARA: almoço em família
PROVAMOS E RECOMENDAMOS: menu degustação que inclui carnes e saladas (R$ 123 por pessoa)

É engraçado o processo evolutivo das coisas, que lá pelas tantas tomam um rumo diferente e quando o cara vê não sabe mais quem é o criador e quem é a criatura.

O processo de botequização é um exemplo disso. Os primeiros surgiram no Rio de Janeiro graças ao talento dos portugueses, época em que ainda atendiam pelo nome de botequins. Em seguida, quando a coisa tomou corpo, os paulistas gostaram da ideia e reproduziram suas versões de botecos cariocas. E atualmente, grande parte dos botecos no Rio são inspirados nas versões paulistas.

Leia também:
Conheça os restaurantes que participam da Rota Gastronômica Santander Destemperados
12 lugares para comer bons pratos com queijo em Porto Alegre

Por mais confuso que possa parecer, lê novamente com calma o parágrafo ali em cima que faz sentido. E se aplica em outras esferas também, como nas churrascarias.
Fotos: Diogo Carvalho

A tradição surgiu aqui pelo nosso estado, daí os paulistas novamente foram lá e chuparam o formato, adaptando à realidade deles. E agora todo mundo, inclusive nós gaúchos, executa formatos paulistanos de churrascaria.

Isso não é ruim, muito pelo contrário. Na minha opinião, o que define uma churrascaria com pedigree paulista é: o acabamento - que geralmente tem bastante madeira fazendo aquela linha meio fazenda-, não ter luz fria, não ter piso frio, cadeiras bem confortáveis e chamar "espeto corrido" de "menu degustação".

São ajustes pontuais que conferem uma sofisticação à experiência, e faz com que ela tenha uma proposta mais almoço de família, ao contrário das que não tem essas características, que são as ideais para ir com os broder.

O formato da NB Steak é bem intuitivo. Tudo de comer está incluído, menos a sobremesa. Desde as saladas, até as entradinhas.

Leia também:
Conheça os restaurantes que participam da Rota Gastronômica Santander Destemperados
12 lugares para comer bons pratos com queijo em Porto Alegre

Por mais tentador que seja, sempre me controlo para não ocupar muito espaço com as friturinhas. As vezes não consigo.

Por um motivo muito simples: comer desesperadamente todas as carnes, e gastar um espacinho a mais com o arroz biro-biro, meu acompanhamento preferido no mundo.

Em seguida começa o desfile das campeãs, não necessariamente numa ordem específica, mas o fato é que vem tudo: seleção de linguiças, ancho, bife de chorizo, picanha no espeto, vazio no espeto...

... seguido pelas costelas, que dividem-se em dois caminhos, as tiras, sempre absolutamente isentas de defeitos...

... além do costelão, um caso de amor que não consigo deixar passar...

... e a costela premium, um negócio que não sei explicar direito mas é imperdível, mesmo porque tá incluído então bora lá né kkkk.

Ainda tem cordeiro com as geleinhas, que é o corte da casa que se chama steak NB e acredito ser o shoulder steak. Tremenda carne, não resta dúvida!

Leia também:
Conheça os restaurantes que participam da Rota Gastronômica Santander Destemperados
12 lugares para comer bons pratos com queijo em Porto Alegre

Só fico chateado que nunca sobra espaço para a coisa mais clássica do mundo das churrascarias, porque quando me dou conta só cabe o café. Me refiro ao papaia com cassis de sobremesa. Não existe nada mais tradicional do que isso.

Daí pelo menos não tenho este custo extra, porque o menu que também inclui saladas e entradinhas custa R$ 123 por pessoa. Mas inegavelmente é uma das melhores experiências de carnes. Tanto aqui quanto em São Paulo :)

NB Steak
Endereço: Rua Ramiro Barcelos, 389 - Bairro Floresta
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h30 às 15h30 e das 18h30 às 23h30; aos sábados, das 11h30 às 23h30; aos domingos, das 11h30 às 22h
Fone: (51) 3225.2205
Site: www.nbsteak.com.br
Formas de pagamento: aceita todos os cartões
Reservas: não precisa fazer

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Diogo Carvalho