21/04/2016

O almoço do Del Barbiere continua imbatívelRS

Juliana Palma

Eu simplesmente adoro os almoços do Del Barbiere, bistrô comandado pelo chef Marcelo Schambeck no Centro de Porto Alegre. Dia desses, minha amiga Fê Pandolfi me convidou para almoçar lá para que ela pudesse conhecer o lugar. Topei na hora, por óbvio. E quando me lembrei que ainda não tínhamos escrito sobre o restaurante após a reforma pela qual passou um tempo atrás, uni a diversão ao trabalho de food hunter.
O bistrô é pequeno, e antes era ainda menor. São poucos lugares, e a cozinha hoje está localizada onde antes ficava a antiga barbearia da família - daí o nome, Del Barbiere. O almoço funciona com reservas, é só avisar o horário de preferência.
A decoração é toda remetida a essa lembrança, com cadeira e acessórios usados por barbeiros espalhados pelo salão.
A foto abaixo não me deixa mentir. Decoração que ficava entre a nossa mesa e a cozinha.
Aliás, o legal é que a cozinha é toda envidraçada e podemos ver o pessoal trabalhando a mil para servir os menus de almoço. Antes de continuar, aviso que eles também servem café da manhã (temos um post sobre ele aqui, já provei e é inesquecível, muito pão, ovo e café). Olha aí o chef Marcelo Schambeck sorrindo para a foto. É demais assistir a todo o cuidado dele e da equipe com os pratos preparados.
Fê e eu sentamos em uma mesa um pouco mais reservada, ao lado do balcão e com vista para o resto do salão. Eu já estava ansiosa para que ela provasse as delícias.
Para começar, o suco da casa: laranja, manga e gengibre. Adoro tudo com manga, e o gengibre garantia a picância da bebida. Na medida.
O menu do dia é trocado mensalmente, com pratos especiais para cada dia da semana. Conta com couvert, entrada, prato principal e sobremesa. Nesse post, conto sobre o menu das sextas-feiras de abril. Para começar, um pão de malte, saboroso e fofinho, que veio acompanhado de um potinho com azeite e sal. Molha o pão no azeite e está feita a alegria do pessoal.
O que eu gosto no trabalho do Schambeck é que ele consegue unir sabores incríveis no mesmo prato, que se combinam e se completam. Seguindo esse exemplo, a entrada era uma salada de alface, abacate, tomate, rabanete e queijo fresco. O queijo dava o toque especial, junto com a picância do rabanete e o sabor do abacate misturado a pratos salgados, coisa que adoro.
Acredito que o prato principal não poderia ser melhor para esse dia: bife de vazio com molho de Merlot do Vale (dos Vinhedos, imagino), gratin de batata e purê de couve-flor. A couve-flor parecia feita na brasa e esse sabor se destacava bastante. O meu bife pedi ao ponto para menos, como sempre, e veio impecável.
Curto muito almoçar lá porque, além de pratos saborosos, tenho a certeza de que será uma refeição tranquila. Depois de muito papo e elogios aos pratos, era hora da sobremesa. Chegou à mesa uma ambrosia de laranja com caramelo de castanha. Gostinho de infância, sabe?
Finalizei com o bom e velho café expresso, companhia inseparável após o almoço.
O menu com couvert, entrada, prato principal e sobremesa sai por 55 reais por pessoa.

 

Del Barbiere
Rua Jerônimo Coelho, 188 - Centro
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3019-4202
Aceita todos os cartões
www.delbarbiere.com.br

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Juliana Palma