08/01/2016

O conforto da comida italiana na Trattoria Primo CamiloRS

Juliana Palma

Se tem uma região que eu curto muito visitar quando eu quero comer e beber bem, essa região é a serra gaúcha. Além de ser relativamente perto de Porto Alegre, sempre revela restaurantes que eu ainda não conheço. 

Estava hospedada na vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira, e não sabia onde jantaria no domingo. Quando comentei que pretendia visitar novamente o Pizza Entre Vinhos, me sugeriram na mesma hora conhecer a Trattoria Primo Camilo, em Garibaldi. É inclusive do mesmo proprietário, Altemir Pessali, ex-jogador de futebol e um apaixonado por gastronomia e vinhos. Segui o conselho e não me arrependi.

O lugar é lindo e já encanta na entrada. Um caminho cheio de verde e flores, que termina em um lounge com algumas mesas para espera e na porta do restaurante.

As paredes são todas de pedra, bem como antigamente, e são todas decoradas com artigos antigos. Tinha latinha, pinturas, barris e até mesmo uma enorme panela de ferro pendurada no teto cheia de rolhas de vinhos e espumantes.

Em cada mesa, um vasinho com flores dava o toque final de charme. Aconchegante é pouco.

Como já estávamos pensando em pedir pratos sem carne, apostamos direto em um vinho branco. O Leopoldina Chardonnay, da Casa Valduga, chegou na mesa na temperatura certa, aromático e refrescante.

Os pratos que pedimos acompanhavam uma salada de folhas verdes, que veio regada com aceto balsâmico.

Como estávamos num típico restaurante italiano, nem pensamos duas vezes antes de pedir massa. Pedimos meia porção de dois pratos diferentes, que era pra poder experimentar mais de um sabor. E eles são trazidos assim na mesa, dentro de panelas, para manter o calor. Tudo muito caseiro.

Antes de tudo já vou adiantar que a meia porção já é enorme, então é melhor se preparar para comer bastante. A primeira escolha foi o talharim com alcachofras, em um molho que leva manteiga, nata e bacon.

O tortéi à moda da casa, com tomate seco, nata, cebola e castanhas torradas, também brilhou aos nossos olhos e foi o segundo prato escolhido. E o preferido da noite. Tem tele-entrega para Porto Alegre?

Repetimos umas três vezes e ainda sobrou. Juro! Massa impecável, sabor indescritível. Mas quando a experiência é ótima, sempre sobra espaço para a sobremesa, né? E como eu não nego chocolate, fui direto na torta gelada de creme e merengue com calda de chocolate quente e castanhas. Meu senhor, que delícia!

O Edu escolheu a sobremesa que era a sugestão do dia, a Dolce Fragole, uma taça linda com morango, merengue e chantilly. Puro doce!

O tempo passa rápido quando a gente come bem e se diverte, né? Não vejo a hora de voltar a Garibaldi e experimentar os outros pratos do cardápio. A conta, sem o vinho, ficou em mais ou menos 80 reais por pessoa.

Trattoria Primo Camilo
Av. Rio Branco, 1.080
Garibaldi/RS
Fone: (54) 3462-3333
Aceita todos os cartões

www.trattoriaprimocamilo.com.br

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Juliana Palma