01/04/2019

Onde comer polvo em FlorianópolisSC

Renata Diem

O polvo já não é mais um bicho de sete cabeças na gastronomia regional, ele é apenas um molusco de oito tentáculos, apreciado cada vez mais nos restaurantes de Florianópolis. A aceitação e a procura aumentaram bastante, tanto que nesta lista reunimos, pelo menos, 14 lugares com o ingrediente no cardápio — para os que já se rendem a ele ou para os que nunca o provaram, colocar em prática a descoberta de um novo sabor.

Leia também
6 restaurantes portugueses em Florianópolis
7 restaurantes para comer ostras em Florianópolis

ROSSO

Foto: Divulgação

O polvo é o destaque do restaurante especializado em frutos do mar. O proprietário, Alysson Müller, até ganhou da Revista Forbes o título de “Rei do Polvo”, em 2015. Os pratos com a iguaria são os mais pedidos da casa e a sugestão é o polvo à Rosso, servido com purê de batata baroa e molho tarê.
Rodovia Gilson da Costa Xavier, 201 – Santo Antônio de Lisboa
Fone: (48) 3206-7665

RANCHO AÇORIANO

Foto: Divulgação

Entre as diversas opções de frutos do mar servidas nas unidades do Ribeirão da Ilha e Coqueiros, o polvo está presente nas entradas: polvo ao alho e óleo e polvo à moda Fofo (refogado em pedaços com azeite de oliva e servido com pães). Como prato principal, há o polvo mediterrâneo, grelhado com tomate confit e purê de mandioquinha e acompanhado por cuscuz marroquino.
Rodovia Baldicero Filomeno, 5.634 – Ribeirão da Ilha
Fone: (48) 3337-0848
Rua Desembargador Pedro Silva, 3.240 - Coqueiros
Fone: (48) 3249-1414

Leia a experiência completa aqui

OSTRADAMUS

Foto: Divulgação

Bastante conhecido por suas ostras e frutos do mar, o Ostradamus também possui unidades nos bairros Ribeirão da Ilha e Coqueiros. A canoada é um arroz de polvo defumado com ostras, champignon, azeite de oliva, molho de ostras, mini milho e amêndoas. O polvo da Andréia é outro prato que serve o ingrediente com pimentões, azeite de oliva e urucum, acompanhado por batatas ao murro e arroz.
Rodovia Baldicero Filomeno, 7.640 – Ribeirão da Ilha
Fone: (48) 3337-5711
Rua Desembargador Pedro Silva, 2.314 - Coqueiros
Fone: (48) 3771-5377

Leia a experiência completa aqui

RITA MARIA LAGOSTERIA

Foto: Divulgação

A cozinha tradicional e contemporânea do chef e mergulhador Narbal Corrêa surpreende com pratos de lagosta e iguarias como ouriço do mar, ovas de tainha e as delicadas vieiras. O polvo também está presente, servido crocante com batatas ao murro ou à moda provençal. A louça personalizada pintada à mão, traz um charme a mais.
Rua Henrique Valgas, 318 - Centro
Fone: (48) 4009-2442

FOGÃO

Foto: Renata Diem

Cozinha fresca e sazonal que valoriza os ingredientes locais e está sempre com novidades no cardápio. O polvo de vez em quando aparece, e quando aparece, brilha em alguma invenção da dupla Mayara Packer e Michael Williann.
Servidão dos Artistas, 35 – Rio Tavares
Fone: (48) 3236-7796

Leia a experiência completa aqui

TOCA DA GAROUPA

Foto: Divulgação

Com nova unidade de frente para o mar em Santo Antônio de Lisboa, o restaurante de frutos do mar serve como entrada polvo com batatas, pétalas de cebola assada, tomate cereja, redução de balsâmico e mini ciabatta. Outro prato com polvo é preparado com o ingrediente na brasa, purê de batata doce defumada e pesto de castanha do Brasil com molho de ostras.
Rodovia Gilson da Costa Xavier, 51 – Santo Antônio de Lisboa
Fone: (48) 3028-6296

TABERNA IBÉRICA

Foto: Divulgação

O restaurante português contemporâneo serve um cardápio onde o bacalhau é a maior estrela, com 14 opções de pratos diferentes. O lugar é um charme, aconchegante e com vista para a Ponte Hercílio Luz. O polvo aparece em duas versões: polvo à lagareiro e arroz de polvo à minha moda com molho de tomate, pimentões e leve toque de coentro.
Rua Felipe Schmidt, 1.333 – Centro
Fone: (48) 3225-0913

Leia a experiência completa aqui

SOLAR DE SINTRA

Foto: Divulgação

Localizado dentro do Square SC, na SC-401, o amplo restaurante português possui uma decoração típica que nos transporta para Portugal. O cardápio contempla pratos com carnes de cordeiro, porco, pato, entre outras variedades, além dos frutos do mar. O polvo aparece em um menu degustação só dele, com 4 pratos, que incluem a espetada de polvo com especiarias, alho e azeite português e o polvo na caçarola.
Rodovia José Carlos Daux, 5.500 – Loja 15 – Square SC – Saco Grande
Fone: (48) 4042-6242

MARISQUEIRA SINTRA

Foto: Divulgação

Emoldurado pela linda paisagem de Santo Antônio de Lisboa, serve comida portuguesa com ênfase em frutos do mar. No cardápio, podemos degustar o polvo à lagareiro e o polvo da casa — polvo cozido e assado em azeite português sob cama de arroz caldoso com molho à base de camarões.
Rua Quinze de Novembro, 147 – Santo Antônio de Lisboa
Fone: (48) 3234-4219

Leia a experiência completa aqui

DOLCE VITA

Foto: Divulgação

O charmoso restaurante localizado no Canto da Lagoa possui uma vista linda para a Lagoa da Conceição. É daqueles lugares da Ilha onde podemos ter uma ótima experiência gastronômica. De cardápio enxuto com opções criativas do chef Ricardo Caldas, o polvo tailandês é uma delas — grelhado com molho de leite de coco, gengibre fresco e molho de ostra.
Avenida Laurindo Januário da Silveira, 1.233 – Canto da Lagoa
Fone: (48) 3037-2228

Leia a experiência completa aqui

ALMANOVA

Foto: Divulgação

Com ótimo custo benefício, o ainda jovem restaurante português de Florianópolis também serve polvo. O lugar é pequeno e encantador, com ambientes decorados com muito cuidado. Nele, podemos provar o polvo à lagareiro cozido no vinho tinto com batatas ao murro e azeite de tomilho.
Rua Feliciano Nunes Pires, 180 - Centro
Fone: (48) 3304-7885

Leia a experiência completa aqui

BISTRÔ SANTA MARTA

Foto: Divulgação

O pequeno bistrô de ambiente rústico e aconchegante é uma das melhores opções para um jantar romântico. Um dos pratos servidos é o polvo da magia, feito com tentáculos de polvo salteados acompanhados de risoto milanês e molho de mostarda Dijon.
Rua Laurindo Januário da Silveira, 1.350 – Canto da Lagoa
Fone: (48) 3371-0769 / 99916-0768

Leia a experiência completa aqui

AMALFI

Foto: Renata Diem

A Costa Amalfitana, na Itália, serviu de inspiração para a criação do restaurante que apresenta um ambiente amplo e clean, com cores claras e praianas. No cardápio, pratos contemporâneos de frutos do mar elaborados pelo chef Nivaldo Sousa. O polvo à provençal com molho de pimentão vermelho defumado é uma entrada leve e saborosa.
Rua Quinze de Novembro, 18 – Santo Antônio de Lisboa
Fone: (48) 3307-1517

Leia a experiência completa aqui

AMMO BEACH

Foto: Renata Diem

Em Jurerê Internacional, podemos comer polvo no recém-inaugurado beach club à beira da praia. Para petiscar, polvo com chips de abobrinha empanada e o delicioso carpaccio de polvo trufado com vinagrete de limão siciliano. Como prato principal para uma pessoa, eles servem o polvo Ammo: tentáculos de polvo na grelha finalizados com limão siciliano e azeite, servido com batatas canoa fritas e salada grega.
Avenida das Lagosta, s/nº - Jurerê Internacional
Fone: (48) 3365-9099

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

SC Renata Diem