09/11/2015

Os jantares de sábado na Don GiovanniRS

Juliana Palma

Sabe aqueles lugares mágicos que conhecemos uma vez e sempre queremos voltar? A Don Giovanni, em Pinto Bandeira, é assim. Pelo menos, comigo. Localizada em uma das regiões mais bonitas da Serra Gaúcha (minha modesta opinião) faz parte do grupo de vínicolas que produzem os chamados vinhos de montanha - o terroir é propício para a produção de espumantes incríveis. 

Para fugir um pouco da correia da cidade, passei o último feriadão na pousada que fica dentro da vínicola. Um casarão de 1930 totalmente reformado que conta com sete quartos. Tudo lindo! Já conhecia o jantar, basicamente com o mesmo cardápio, mas ainda assim quis repetir.

O restaurante fica localizado no térreo do casarão e oferece, aos sábados, jantares harmonizados para hóspedes e para pequenos grupos (sempre com reserva). A escada abaixo faz conexão direta entre o restaurante e a pousada.

A decoração é rústica e inspirada no mundo dos vinhos e da família que comanda a vinícola. 

As paredes são todas de pedra e revestidas por quadros e prateleiras cheias de utensílios de cozinha e garrafas.

Quando a família passou a produzir vinhos, lá nos anos 1980, a vinícola ficava localizada onde atualmente é o restaurante. Demais, né?

Olha o detalhe do porta-guardanapos: a cerquinha que envolve a rolha dos espumantes, o carro-chefe da Don Giovanni, que conta com várias bebidas premiadas. Simples e delicado.

Fomos recebidos com o Don Giovanni Brut, primeiro rótulo da harmonização. Tenho uma queda pelos espumantes de Pinto Bandeira, devo admitir. Suaves, delicados, saborosos e aromáticos. Um espetáculo!

Para começar e para combinar com o Brut, uma salada de folhas verdes, temperadas com azeite de oliva e balsâmico, e pedaços de manga. Ótimo para começar.

O primeiro prato é o mais clássico do restaurante, criação da Dona Bita, mãe dos atuais proprietários da vinícola (Paola, Fábia e André): risoto de alcachofra. A receita faz sucesso entre todo mundo que prova, juro! E o melhor? As alcachofras são plantadas lá mesmo, com todo carinho.

Para harmonizar, o Don Giovanni Chardonnay, aromático e refrescante.

O segundo prato é o frango na cerveja, com passas de uva e cebola, acompanhado de batata assada. Divino! O frango, além de saboroso, se desmancha na boca. E quando a gente pensa que não cabe mais nada, passa um garçom oferecendo repeteco de frango e batatas. É demais pro meu coraçãozinho!

O acompanhamento foi o Don Giovanni Cabernet Franc, o meu vinho preferido de lá. Leve e ao mesmo tempo cheio de personalidade. Em seguida, foi substituído pelo Merlot, para que pudéssemos provar mais de um tinto.

A sobremesa, também harmonizada com um Brut, é uma cassata (sorvete artesanal e figo), que só fica completa com a calda feita com espumante. Tenho paixão por figo, aí mistura com sorvete e espumante, enlouqueço.

Depois de um jantar tranquilo, totalmente slow food, aproveitando cada sabor e cada aroma dentro em um lugar inspirador, estávamos de saída quando nos ofereceram uma dose do Brandy Don Giovanni. Destilado de vinho, faz parte também da história da família, que também tem Dreher no sobrenome.

Ainda ficamos conversando um tempinho com o pessoal que trabalha no restaurante (aliás, o atendimento não poderia ser mais atencioso). O jantar, com tudo incluído, fica em R$ 95 por pessoa. É incrível, vale a pena e dá vontade de voltar sempre que possível. Duvida?

Vínicola Don Giovanni
VRS 805 - Linha Amadeu (28) - Km 12 - CP 06
Pinto Bandeira/RS
Fone: (54) 3455-6294

www.dongiovanni.com.br

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Juliana Palma