23/07/2019

Osteria Della Colombina: comida com afeto e história | GaribaldiRS

Isadora Andrade

O QUE É: um restaurante com a típica culinária italiana
IDEAL PARA: almoçar com a família em um final de semana
PROVAMOS E RECOMENDAMOS: nhoque rústico com molho três queijos com linguiça e o frango ao molho

A Osteria Della Colombina fica na Comunidade Linha São Jorge, entre Garibaldi e o Vale dos Vinhedos, em uma localidade que faz parte da Estrada do Sabor – roteiro turístico que reúne famílias cuja principal atividade é a agricultura e que abrem as portas de suas casas para os turistas.

Leia também
Per Voi: massas e galeto em uma verdadeira cantina | Gramado
Restaurantes com pratos alemães e italianos em Porto Alegre

Neste encantador restaurante comandado por Odete Bettú Lazzari, você tem a oportunidade de provar a típica comida dos imigrantes italianos. Mas muito mais que isso, você é inspirado pela história de uma família de mulheres incríveis que transformou necessidade em um negócio com alma.

Os almoços por lá são servidos somente aos sábados e domingos no charmoso porão da casa, que ainda conserva o piso de chão batido, assim como eram os porões das moradias dos imigrantes. Hoje é puro charme! O ambiente, bem rústico, possui algumas mesas compridas e compartilháveis, em um convite para fazer novos amigos em um almoço típico de uma grande família italiana. 

Nas paredes da Osteria, recordações dos antepassados em fotos e objetos, além de muitos diplomas conquistados por Odete ao longo dos anos.

Tudo que se come e bebe na Osteria é fruto do trabalho da matriarca e suas quatro filhas. São elas que plantam, colhem, cozinham e servem os visitantes. Do vinho ao pão colonial, tudo é resultado do amor daquela família por receber bem.

No esquema Slow Food – sem nenhuma pressa – é servida uma sequência de 8 pratos elaborados com as receitas originais das nonas. Polenta brustolada, sopa de agnolini, carne de panela, carne lessa, salada e fortaia fazem parte da refeição.

Os grandes destaques do almoço são, sem dúvidas, o nhoque rústico com molho três queijos com linguiça e o frango ao molho. De querer repetir inúmeras vezes!

De sobremesa, há uma mesa de doces com gostinho de casa de vó, como pudim, doce de abóbora, sorvete caseiro e fregolá, um bolinho de milho com amendoim.

Uma das marcas registradas do lugar são as colombinas dadas aos visitantes como recordação de um almoço especial. Trata-se de um pequeno pão em formato de pombinha, uma tradição da colonização italiana que é perpetuada na Osteria Della Colombina.

O almoço tem o valor fixo de R$ 75 por pessoa e a forma de pagamento é somente em dinheiro. Lembre-se de fazer reserva.

OSTERIA DELLA COLOMBINA
Endereço:
Comunidade Linha São Jorge, s/nº, em Garibaldi
Telefone: (54) 3464-7755 e (54) 9121-1040
Horário de funcionamento: almoço somente aos sábados, domingos e feriados

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Isadora Andrade