31/12/2014

Peixinho à portuguesa no RampinhaRJ

Babi Libânio

Sabe aquele dia que você acorda doido por um bacalhau? Nessas horas eu levanto as mão para o céu e agradeço por morar no Rio. Ô cidade pra ter comida portuguesa pra tudo quanto é lado. Faz um ano e pouquinho que descobri uma casa interessante pela bandas da Praça da Bandeira.

O Rampinha é veterano, tá lá há mais de 20 anos, mas eu acho legal a revitalizada que o Aconchego e outros restaurantes estão dando nessa região com um ar de polo gastronômico. Então bora desvendar a Praça da Bandeira! Como todo clássico carioca, restaurante português tem que ter as especialidades e pratos do dia logo na porta. 

 

Nada de muita ostentação, a casa é um grande salão com suas mesas de madeira com toalha e com os clássicos garçons que servem a sua comida no esquema pinça, como se isso fosse a coisa mais simples do mundo. 

Aquele primeiro momento da sede. Minha gente, tomei um suco de abacaxi. Fazia tempo que eu não provava um tão gostoso! Pedi repeteco antes do bacalhau chegar. E pra você que prefere entornar vinho, dá uma olhadela na adega.

Tem vinho para mais de metro. Eu tava no sabadão querendo ser light, fiquei trabalhada no suquinho evitando olhar para o vinho. Mas não resisti a sugestão do garçom e pedimos um bolinho de bacalhau para dar uma acalmada no estômago. Ele praticamente brotou na nossa mesa em duas unidades. O bolinho lá é tão natural que nem cabia argumentar que tínhamos pedido um só.

A foto não faz jus. Ele é um senhor bolinho. Provei com limão, com azeite português e com pimenta. Tava bom demais da conta. E por falar em pimenta...

Pimenta, eu te amo e vou te amar pra sempre. Essa tava marvada. Confesso que os meus dois copos de suco de abacaxi maravilhosos me ajudaram nessa hora. Agora sintam o drama do tamanho da posta de bacalhau

Pedimos o Bacalhau à Lagareira assado no forno com azeite, batatas ao murro, brócolis refogado, pimentões, cebolas douradas e azeitonas. Deixa eu tentar mostrar de um ângulo que dê pra ver tudo que compõe o prato:

Haja bacalhau e acompanhamentos. Estávamos eu e meu namorado, nós normalmente comemos BEM. Estávamos com FOME e não demos conta do prato todo. É pra lá de bem servido e um dos mais pedidos da casa! Toda essa comilança deu por volta de 135 dinheiros para o belo casal.

Restaurante Rampinha
Praça da Bandeira, 201
Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 2273-7647
Aceita todos os cartões

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RJ Babi Libânio