27/12/2019

Pobre Juan: uma viagem gastronômica pela Argentina | São PauloSP

Diogo Carvalho

A versatilidade do Baixo Barra Gastronomia, novo espaço do BarraShoppingSul, também trouxe a Porto Alegre as parrillas argentinas do Pobre Juan. Pode entrar e se sentir à vontade, pois o restaurante já está assando suas melhores carnes. Antes da inauguração na Capital, fomos até São Paulo conferir o que o lugar oferece de novidade.

Uma das coisas mais divertidas de ir para Sampa, sem dúvida nenhuma, é a rota gastronômica que a cidade oferece. Esse troço é tão complicado e delicioso na mesma medida em que parece nunca ter fim.

Cada ida exige milhares de renúncias, porque definir o destino do jantar significa abrir mão de tantos outros que também figuram no topo da lista de prioridades.

O que faço sempre é deixar o meu estômago decidir. Vou lendo mentalmente os nomes dos lugares que estão na minha wishlist e decido por aquele em que o ronco for mais alto.

Neste caso, como havia recém voltado de uma viagem de família na qual comemos pouca carne, uni a saudade do calor do fogo com a vontade de fatiar um assado de tira. Dirigi-me ao Pobre Juan mais perto de onde estava. Eles costumam ser bem localizados, tanto no Rio de
Janeiro quanto em São Paulo. A experiência é sempre em um nível de excelência semelhante às melhores casas de assados da Argentina. 

A história só pode começar de uma única maneira, nem tente fazer diferente: miniempanadas de carne e de queijo.

Estávamos em dupla, Bárbara e eu. Então, o combinado foi cada um ceder metade do seu pedido ao coleguinha, sem choro. Nem preciso pensar muito para eleger o Asado Prime, um corte da parte mais nobre da costela, com um grau de marmoreio imbatível.

Bárbara respondeu à altura e foi no que leva o nome da casa: Pobre Juan, um bife ancho especial, com um marmoreio igualmente ótimo, acima dos demais cortes.

O acompanhamento é um clássico com inspiração portenha, a Papa Souflè, uns chips de batata feitos com um método especial que cria uma camada de ar entre as extremidades, conferindo um aspecto de travesseiro.

Costumo dizer para as pessoas que não gosto de sobremesa, gosto é de doce de leite. Ou seja, não como doce a menos que seja o de leite! Panqueca de dulce de leche como opção de sobremesa me leva para uma situação complicada de desviar.

Índices de proteína e de glicose devidamente atualizados, bem como a saudade de um “assadão”. 

É só disso que eu preciso, não é pedir muito! Ainda bem que tudo isso está bem pertinho, no Baixo Barra Gastronomia.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Diogo Carvalho