18/09/2019

Porto do Contrato: frutos do mar em casarão histórico no centro | FlorianópolisSC

Renata Diem

O QUE É: restaurante contemporâneo de frutos do mar instalado em um casarão tombado no centro de Florianópolis.
IDEAL PARA: almoço executivo durante a semana, jantares em grupo e menu degustação.
PROVAMOS E RECOMENDAMOS: o almoço executivo (R$ 59,90) com entrada, prato principal e sobremesa

O Porto do Contrato já é bastante conhecido por seus frutos do mar e bela paisagem no Ribeirão da Ilha. Recentemente inauguraram uma segunda unidade no centro de Florianópolis em um casarão tombado na Rua Esteves Júnior.

Leia também
Vivamo Enogastronomia: uma experiência inesquecível | Praia da Gamboa
Tasca 81: se você não foi a Portugal, Portugal veio até você | Porto Alegre

Foto: Renata DiemO “Casarão Formosa” foi o último endereço do médico e historiador Oswaldo Cabral e virou patrimônio tombado em 1988. A proposta da nova unidade se diferencia da situada no Ribeirão da Ilha por oferecer um cardápio mais contemporâneo, assinado pelo chef Bruno Demiciano, que valoriza ingredientes regionais na criação de seus pratos. No centro, também são servidos almoços executivos durante a semana, menu degustação em sete etapas, além de pratos já conhecidos no cardápio do Ribeirão da Ilha.

Foto: Renata DiemA riqueza histórica e cultural e o ambiente refinado nos transportam para outro lugar e época em meio à correria típica do centro.

Foto: Renata DiemHá várias salas e ambientes internos, além de uma varanda, ambiente que escolhi para provar o almoço executivo, já que o dia estava bem agradável.

Foto: Renata DiemNo menu executivo da semana (R$ 59,90) haviam três opções de entrada, quatro de prato principal e três de sobremesa (ou café). Seu Jair, o garçom mais figura do restaurante, nos atendeu com a alegria e eficiência de sempre. Uma das entradas escolhidas foi a isca de pescada com molho gribiche, um tipo de maionese com gemas cozidas, tão gostosa que comeria de colher.

Foto: Renata DiemA outra entrada era o pastel do dia, no caso, de siri, com molho campanha acompanhando ou vinagrete.

Foto: Renata DiemCom recheio de pura carne de siri bem temperada.

Foto: Renata DiemPara o prato principal, não resisti ao filé de espada à parmegiana com arroz e aipim palha caseiro. Um baita filé super crocante, sem falar no viciante aipim palha.

Foto: Renata DiemO peixe do dia com purê de couve flor, bernaise de limão e cebola bruleé foi outra opção de principal que agradou bastante.

Foto: Renata DiemO Chico “DESbalanceado” é uma desconstrução do chico balanceado, famosa sobremesa caseira que eu não conhecia por esse nome, chamava-a apenas de “torta de banana com suspiro” na casa da minha vó.

Foto: Renata DiemEssa sobremesa foi sugestão do chef Bruno e eu acatei: pudim de leite com espuma de caramelo e crumble de cumaru.

Foto: Renata Diem“Sem furinhos”, disse o chef orgulhoso. É um pudim lindo de se ver e delicioso de se comer em cada construção de colherada, mixando os sabores em uma sinfonia, como um degradê de doçuras no paladar. Finalizou a experiência da melhor forma.

Foto: Renata Diem

PORTO DO CONTRATO
Endereço: Rua Esteves Júnior, 546, no centro de Florianópolis
Telefone: (48) 3206-1555
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11h30 às 23h30 e aos domingos, das 11h30 às 16h
Redes Sociais: Facebook e Instagram
Formas de pagamento: aceita cartões American Express, Visa e Mastercard.
Reservas: aceita reservas.

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

SC Renata Diem