19/08/2015

Pratos originais mexicanos no Jalapeño Cocina y CulturaES

Amanda Magalhães

O Jalapeño inaugurou em maio de 2015 em Vitória com a proposta de ser mais do que um restaurante mexicano, mas uma casa onde gastronomia e arte se misturam e o consumidor possa ter uma experiência cultural. A alegria do México já fica estampada nas paredes até dentro do bar. Ficamos ali no balcão vendo alguns drinks sendo preparados enquanto esperávamos uma mesa vagar.

Como dizem no futebol, clássico é clássico e vice-versa, então começamos com Margarita, feita com tequila, licor de laranja, suco de limão e sal.

Provamos um segundo drink, feito com vodka baunilha, xarope de açúcar, suco de lima da Pérsia, abacaxi e canela em pó. O Canela Gris é bem interessante porque mistura o frescor da lima e do abacaxi com o adocicado da baunilha e o sabor marcante e mais quente da canela. Quase não dá pra sentir o álcool.

Abrindo os trabalhos da comilança, Taco de Carne, que vem com uma salsa suave e servido nessa peça cheia de movimento e estilo.

Pedimos também o Avati, um milho grelhado com parmesão, com salsa vede e um salpicado de alecrim que faz toda diferença. Interessante provar pratos mais originais, que não vemos nos restaurantes texmex. Esse só dá um trabalhinho pra comer já que suja a mão e agarra no dente, mas tinha fio dental no banheiro então ficou tudo bem ;)

E teve mais! Chilli beans, feito com carne bovina desfiada, feijão, queijo e aquela pimentinha na medida pra deixar caliente.

O Chilli beans, como algumas outras entradas, é servido com totopos, esses tacos lindos e coloridos. 

Para dar mais vida e sabor aos pratos, no Jalapeño algumas massas à base de milho são pigmentadas com beterraba e espinafre. Esses pratos coloridos são de deixar qualquer mãe orgulhosa, né?!

Fechamos os pedidos de pratos salgados com Burrito de filé mignon, com arroz rojo, pico de gallo, cebola roxa caramelizada e molho de jalapeño. Tudo muito temperado mas com os sabores se complementando.

Antes de partir para a sobremesa provamos mais um drink, o fama Volat, feito com Jack Daniels, xarope de mamão, suco de limão, licor 43 e carpano. Isso mesmo, um drink com mamão! Tão surpreendente quanto saboroso.

Para não deixar dúvidas que a experiência era uma visita ao México, pedimos uma porção de Churros. Eles podem vir acompanhados com doce de leite ou queijo com goiabada ou calda de chocolate, mas conseguimos um pouquinho de cada para experimentar. Não sabemos dizer qual o melhor, então o jeito vai ser voltar outras vezes e provar mais de todos!

Mas se é mexicano tem que ser apimentado, então fechamos com a Espuma, um mousse de chocolate com calda de mirtilo e pimenta, que é super leve e aerado e contrasta doce, azedo e picante num equilíbrio incrível!

A experiência toda, incluindo bebidas, entradas, prato principal e sobremesas ficou em R$160,00 para 3 pessoas, mas falta de companhia não é desculpa para não conhecer, já que a casa oferece entre as atrações culturais uma geladeira cheia de livros que o cliente pode escolher e ler lá mesmo ou levar pra casa – e também aceita doações para engordar a biblioteca. O Jalapeño abre de segunda a segunda e aos sábados e domingos abre 11h da manhã e funciona direto até o último pedido da madrugada. 

 

Jalapeño Cocina e Cultura
Av. Francisco Generoso da Fonseca, 355, loja 1 - Jardim da Penha
Vitoria/ES
Fone: (27) 3029-4743
Aceita todos os cartões

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

ES Amanda Magalhães