07/06/2019

Pritsch: café colonial no estilo alemão | Santa Cruz do SulRS

Sara Bodowsky

O QUE É: casa de chá em Santa Cruz do Sul.
IDEAL PARA: ir em família ou com os amigos e comer até cansar.
PROVAMOS E RECOMENDAMOS: as cucas com nata e schimier, os salgadinhos, sanduichinhos abertos e as tortas doces. R$ 38 por pessoa, livre.

Comida me emociona porque está ligada diretamente ao meu afeto. Como boa taurina, as lembranças da infância envolvem sabores e cheiros. Na tarde do último sábado, revivi o início da minha vida em Novo Hamburgo, em uma família com vó e tias tipicamente alemãs. Cada mordida me levava de volta para a casa onde nasci - que nem existe mais e às festas tradicionais da região.

Leia também
19ª Festas das Cucas ocorre neste final de semana em Santa Cruz do Sul
Butcher Burger: agora com opção de brunch | Porto Alegre

A Pritsch Casa de Chá e Padaria, em Santa Cruz do Sul, até engana na chegada: prédio simples, com decorações ainda do Natal (será do último?). A padaria abre às 5h30 da manhã e fornece pães e cucas para boa parte da cidade. Tem até aqueles balcões das antigas no espaço da lancheria que serve desde cachorro-quente prensado até fatias generosas de torta. 

Descobri quase indo embora da cidade que a Pristch existia. Cheguei pouco antes das 15h, horário de abertura da casa, e já tinha uma fila na porta. Galera arrumadinha, pronta para o evento do sábado à tarde. Já tinha almoçado, mas decidi encarar o que me venderam como um café colonial (R$ 38 por pessoa). Mas que era pelo menos uns três!

O salão de chá fica no segundo andar do prédio e é todo decorado em madeira antiga. O buffet estava montado com uma profusão de salgados: sanduichinhos abertos (aqueles montados no palitinho, sabe?), barquetes com patês, risoles de carne, queijo e frango recém fritinhos, linguiça cozida, cachorro-quente e o indefectível ovo cozido recheado - a gema é retirada e, com ela, é preparada uma mistura delícia que é colocada no vão da clara. 

Prefiro de longe salgados, mas as tortas valem referência. Tinha Marta Rocha, de pêssego, moraguinho com merengue, chocolate, coco, enfim, perdi a conta. Uns canudinhos de creme também eram disputados. Já na mesa, as meninas simpáticas que atendiam lá (Santa Cruz é uma simpatia só!) traziam cucas, uma versão mais leve de linguiça colonial, pães, nata, käschmier (o queijo cottage ou quark), chá quente e gelado, café e leite. Ah, e docinhos também.  

"Dá uma mordida na cuca de doce de leite e outra na linguiça. É muito bom!", tentou me convencer uma das moças, sem imaginar que a minha metade alemã já mistura doce com salgado desde que se conhece por gente.

E você quer saber quanto tempo tem para comer tudo isso? A casa de chá abre às 15h. Você pode entrar até as 21h nos sábados e até as 20h30 nos domingos.

"E precisa sair até que horas, moça?" Ah, não ficando até, sei lá, uma da manhã, qualquer horário…

PRITSCH CASA DE CHÁ E PADARIA
Endereço:
Marechal Floriano, 1547, em Santa Cruz do Sul
Telefone: (51) 3711-3208.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 15h às 20h30, e nos sábados, das 15h às 21h. 

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Sara Bodowsky