22/01/2020

Restaurantes de beira de estrada no Rio Grande do SulRS

Destemperados

Época de férias, a gente gosta mesmo é de viajar, né? Mas uma boa viagem tem que ter aquela paradinha estratégica para abastecer o estômago e por isso, fizemos uma lista com alguns dos restaurantes que amamos parar nas estradas do nosso Estado. 

Leia também
Fascínios da Vindima: um roteiro sobre a viticultura | Bento Gonçalves
Lugares infalíveis para aproveitar o verão em Atlântida

LUZARDO - Osório

Indo para o Litoral Norte pela Estrada do Mar? O Luzardo é perfeito para aquele pit-stop. Pastéis fritinhos na hora, torradas com muito queijo, à la minuta, docinhos caseiros, fica até difícil decidir o que comer.  Mas se você for como a gente, vai pedir um pouco de cada. 
RS-389 "Estrada do Mar" KM1 n° 4002, em Osório
Fone: (51) 3663-2896

CAFÉ COLONIAL STACKE - Marques de Souza

Depois de olhar essa foto, a gente não precisa nem falar muita coisa, né? Pois é, é tudo isso e mais um pouco de não coube na foto é o que o você encontra no Café Colonial Stacke. Uma paradinha estratégica para quem vem do interior norte para Porto Alegre e não tem coisa melhor do que uma mesa farta dessas. A casa é super simples, mas a comida é daquelas de casa de vó mesmo! Vem tudo na mesa e você pode comer à vontade, com direito a um buffet de sobremesa. 
BR 386 Picada May, em Marques de Souza
Fone: (51) 99946-6541

LISARUTH - Santa Cruz do Sul 
Esse é aquele restaurante de estrada que serve um belo buffet colonial. Mas fique à vontade para fazer pedidos à la carte também. Cuidado para não se perder nas dezenas de salgadinhos, porque tem croquete, enroladinho de salsicha, pastelzinho, ah, tem que experimentar também as delícias como a lasanha e a caponata. Para adoçar o paladar, nada melhor que uma bela cuca.
Estrada RSC 287, KM 92 – Pinheral
Fone: (51) 3787-1175

FEIJOADA GRILL - Portão
Um buffet de feijoada! É isso mesmo! O Feijoada Grill é uma parada ótima para quem estiver indo para a serra gaúcha e já entrar no clima das comidas boas. Mas além do prato que dá nome ao restaurante, tem muitas delícias no buffet e pratos à la carte também, como a nossa amada à la minuta.
Rodovia RS 240, Km 11,6, em Portão
Fone: (51) 3562-9625

MAQUINÉ - Osório
Duvidamos de algum gaúcho que tenha ido para o Litoral Norte e não tenha parado no Maquiné, seja para acordar com um café preto ou para matar a fome com um lanche. O ambiente é bem tradicional, por isso, sente ao balcão e entre no clima dos restaurantes de estrada. Na dúvida, aposte na torrada de pão caseiro com presunto e queijo ou em um pastel de carne, ou talvez os dois juntos. Para harmonizar, um suco de laranja ou aquele cafezinho. Se ainda tiver espaço, não deixe de provar o sonho e aproveite para passar na lojinha e levar algumas guloseimas para a viagem.
Rodovia RS 30, 1420, Km 87 , em Osório
Fone: (51) 98182-8426

MACALÉ GRILL - Carazinho

Para quem estiver viajando pelo interior norte do Estado em direção às praias catarinenses, o Macalé Grill fica localizado em um posto de gasolina do trevo de Carazinho na BR-285 e oferece um buffet super diversificado. Saladas, pratos quentes, grelhados e sobremesas muito saborosas. Não saia de lá sem provar o abacaxi crocante.
BR-285, 217, Carazinho
Fone: (54) 3329-4235

TOPO GIGIO - Taquara
Se você estiver com pressa, nem tente. A fila é longa por uma mesa, mas a recompensa é muito maior do que a espera. Bifes suculentos e porções enormes de batata frita te aguardam entre as porções da comida caseira servidas à mesa. É uma excelente parada para quem vai a São Francisco de Paula.
Rodovia RS-020, S/N / km 4
Fone: (51) 3541-5245

A CANGA - São Sebastião do Caí ***ATENÇÃO: TEMPORARIAMENTE FECHADO***
Tá temporariamente fechado, mas deixamos na lista porque merece muito e porque estamos na contagem regressiva para a reabertura, em abril deste 2020. É um restaurante simples que serve sequências da autêntica comida húngara. Os pratos são bem caseiros e também bastante temperados, então não pode ter frescura. Entre eles, o nosso favorito: pimentões ao molho de páprica, recheados com carne, arroz e um tempero especial obviamente não revelado. É uma ótima pedida para quem viaja entre Bento Gonçalves e Porto Alegre.
RS-122, Km 9, em São Sebastião do Caí
Fone: (51) 3536-1461

LE SORELLE - Rosário do Sul
Aquela parada estratégica para quem vai para o Uruguai, é daqueles restaurantões de salão amplo. Tem um buffet bem grande e com muita variedade e, se estiver com pressa, vale parar para tomar um café e comer um salgado. Ah, fica aberto 24h quase todos os dias (vale dar aquela conferida no Google). 
BR-290 S/N Entrada de Cacequi, em Rosário do Sul
Fone: (55) 99680-7161

CAFÉ TAINHAS - São Francisco de Paula
O café na beira da RS-020 é conhecido por ter um pastel excelente e também pelos pães caseiros à venda na loja de produtos coloniais. Além de pit-stop obrigatório no caminho da Serra ou do Litoral, é um bom lugar para tomar café da manhã e almoçar uma ótima comida caseira.
Km 127 da RS-020, em São Francisco de Paula
Fone: (54) 98412-1162

CHURRASCARIA SAPATÃO - Novo Hamburgo
O lugar funciona com espeto corrido e tem uma lista de cortes pré-definidos dependendo do dia da semana. E, enquanto passam na sua frente com carnes como javali, ovelha, picanha e afins, a mesa sempre permanece farta de cebola à milanesa, palmito, polentinha frita e radicci com bacon. O atendimento que não poderia ser mais gentil. Fica bem no caminho para quem vai subir a Serra pelo Vale dos Sinos.
Rodovia BR116 km 234 nº 7455 Lj 02, em Novo Hamburgo
Fone: (51) 3593-2476


RESTAURANTE BENETTI - Torres
Também conhecido como o restaurante dos adesivos, o Benetti, em Torres, é o ponto de parada para quem está voltando de Santa Catarina. É uma ótima opção para matar a fome com um a la minuta, que serve tranquilamente duas pessoas. O bife à milanesa é imperdível e o ambiente é bem diferente. Além da comida saborosa, a atração por lá são os mais de mil adesivos de várias partes do mundo colados pelas paredes.
Rodovia BR 101, 1421, em Torres
Fone: (51) 3605-2342

RESTAURANTE PAPAGAIO - Cachoeira do Sul 
Lá você encontra de tudo, tanto nas opções de lanches, quanto nos pratos do bufett. É a parada estratégica da BR-290, principalmente para quem vai de Bagé a Porto Alegre, para fazer uma refeição reforçada. Além do ambiente ser bem cuidado, é amplo e de fácil acesso. Apesar de ser sempre movimentado, o atendimento é agilizado. O preço dos lanches pode ser um pouco acima dos demais, mas são extremamente bem feitos e saborosos, contando com várias opções saudáveis, e até vegetarianas e veganas. Ah, e um grande diferencial é que ele funciona 24h.
Rod. Osvaldo Aranha, 424, em Cachoeira do Sul
Fone: (51) 3722-4730

CHURRASCARIA MATIAS - Sapiranga
Esse restaurante de beira de estrada é um dos mais icônicos do estado. Acreditem se quiser: foi a Churrascaria Matias que criou o sistema de espeto-corrido! Eles tem a cozinha no formato de buffet ou rodízio. Ambos com os tradicionais espetos de carnes. Realmente comida gostosa não falta. O espeto-corrido é realmente maravilhoso, com inúmeras opções de carne. Tem filé, costela, ovelha, javali, frango, coração de frango, entre outros. É para comer à vontade mesmo: começando pelas clássicas frituras, como polentas e croquetes, passando pelas saladas e maioneses, até chegar no foco principal: as carnes. Além do ambiente ser amplo e bem cuidado, é super despojado. O preço do rodízio é um meio salgado, mas é justo pelo excelente produto e atendimento.
RS 239, Km 23, 4523, em Sapiranga
Fone: (51) 3559-1617


RESTAURANTE DAS CUCAS - Barra do Ribeiro
Pastel bem recheado, feito com massa caseira, e um cafezinho passado. Poderia ser a descrição de uma tarde na casa da sua vó, mas é uma parada em um dos clássicos das estradas gaúchas. Serve também um ótimo a la minuta e, claro, tem muita cuca para ir comendo durante o resto da viagem.  Ótimo pit-stop para quem sai de Porto Alegre para ir ao sul do Estado.
BR-116 s/n
(51) 3482-1516

ONGARATO - Pelotas
Aquele lugar que cumpre todos os requisitos de parada estratégica para tomar um café, enganar a fome com algum lanche ou até almoçar. Já que tem a opção de bufett livre ou por quilo. Fica em Pelotas, no meio do caminho entre Porto Alegre e Chuy, ideal para quem está indo ao Uruguai. O atendimento e a limpeza são pontos de destaque, mas a comida não fica para trás. Lá você sempre é acolhido e encontra diversas opções frescas e gostosas com gostinho de casa.
Endereço:  Rodovia Br 392 Km66 - Pelotas, RS
Telefone: (53) 3237-9445

CASA DE CUCAS MAURER - Portão
Só pelo nome a gente já quer entrar, né. A Casa de Cucas é o kit stop básico aos viajantes que estão no sentido serra-capital. Localizado na cidade de Portão, o restaurante serve lanches e uma infinidade de produtos coloniais. Tem geleias, biscoitos, doces e queijos para tudo que é gosto, perfeito para levar para beliscar no resto da viagem. O ambiente é simples, mas bem acolhedor. Claro que as cucas são diversas e realmente deliciosas, principalmente a com nata e a em forma de sanduíche. Ah, e não deixe de provar a torrada de pão caseiro, que parece quase um xis e é um dos destaques deles. O atendimento é excelente e os preços são justos.
Rod. RS 240, 1401 km 7 - Portão
Fone: (51) 3562-3093

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: