27/06/2019

Restaurantes e bares para redescobrir Gramado e Canela RS

Destemperados

Se você já foi para as duas cidades mais turísticas da Serra, provavelmente já conheceu alguns restaurantes bem tradicionais, então essa lista é para quem quer ir além dos mais clássicos, mas, ainda assim, viver experiências marcantes.

Leia também: 
Restaurantes e bares para turistas de primeira viagem em Gramado e Canela
Roteiro de um dia pelos Caminhos de Pedra

NONNO MIO
Foto: Eric Raupp

Há mais de 35 anos, o galeto ao primo canto é famoso na região. De origem familiar, tudo que é servido por lá é produzido por eles mesmos, das massas aos pães, passando pela polentinha e pelos temperinhos do frango. O rodízio da casa é dos deuses: começa pela sopa de capeletti, depois vem salada de maionese caseira, radicci, galeto e polenta, além de duas opções de massa, e uma sobremesa.
Av. Borges de Medeiros, 2.070, no bairro Planalto, em Gramado
Fone: (54) 3286-1252

SCHNITZELSTUBB
A especialidade do restaurante é comida alemã. Aliás, tudo lembra o país, da arquitetura do lugar até as placas penduradas no interior da antiga casa. Um belo lugar para ir com a família - se a sua for de descendência alemã, pode ter certeza que vão se sentir super à vontade. Não deixe de experimentar a verdadeira apfelstrudel, com nata, passas e nozes, que vem quentinha à casa. 
Rua Baden Powel, 246, no Centro, em Gramado
Fone: (54) 3282-9562 

BISTRÔ DA LU
Por lá, tudo é feito com a técnica francesa, mas com um toque brasileiro. O bistrô comandado pela chef Luciana Diehl Forti trabalha com produtos sazonais, sempre dando prioridade para ingredientes frescos. A apresentação dos pratos é de encher os olhos. Já experimentamos e adoramos o Menu Confiança do almoço, em que você escolhe seus pratos dentre as opções disponíveis no dia.
Av. José Luiz Corrêa Pinto, 235, no bairro São José, em Canela
Fone: (54) 3282-6212


Leia também: 
Restaurantes e bares para turistas de primeira viagem em Gramado e Canela
Roteiro de um dia pelos Caminhos de Pedra

HÖPPNER
Localizado dentro do hotel Rita Höppner, o restaurante é especializado na culinária alemã, mas trabalha também com outros pratos internacionais. A charmosa casa funciona de domingo a domingo no almoço e no jantar, e trabalha com sequência para duas pessoas, com couvert, entrada, prato principal e sobremesa. É recomendado fazer reserva.
Rua Pedro Candiago, 364, no bairro Planalto, em Gramado
Fone: (54) 3286-7707

PER VOI
Foto: Joanna Romero

A galeteria trabalha com uma excelente sequência de massas e galetos, que começa com uma sopinha de capeletti, salada, massas, galeto ao primo canto - e tem uma versão desse último servido com queijo gratinado, é uma delícia. Para quem preferir, também há pratos à la carte. É daqueles lugares para se sentir em uma clássica cantina italiana, já que as cores da bandeira do país decoram todo o lugar, além de fotos antigas de amigos e familiares dos donos espalhadas pelas paredes.
Av das Hortênsias, 1.511, no Centro, em Gramado
Fone: (54) 3286-0803

QUINTANILHA
Foto: Joanna Romero

Aberto em Gramado desde o final do ano passado, o restaurante nascido em Porto Alegre já está fazendo sucesso na Serra. Com ambientes envidraçados com vista para o famoso Lago Negro, o lugar funciona com buffet executivo de comidas caseiras ao meio dia de terça a domingo. É um ótimo lugar para um almoço naqueles dias em que não se quer perder tanto tempo entre um passeio e outro. 
Av. Borges de Medeiros, 1.595, no bairro Planalto, em Gramado
Fone: (51) 99137-0773

CANNELÈ BISTROT

Um belo programa para os amantes da cozinha europeia. Esse típico bistrô parisiense, que tem poucas mesas e cardápio enxuto, encanta tanto pelos ambientes quanto pela comida. Para os dias frios, o restaurante tem uma lareira para manter os clientes bem aquecidos. Destaque também para a completa e extensa carta de vinhos. Ótimo para ir a dois. 
Rua Danton Corrêa da Silva, 307, no Qta. da Serra, em Canela
Fone: (54) 3278-1499

PARADA RÁPIDA

CAFÉ DA BANCA
Todos os dias, Tem opções para todas as horas, do café da manhã ao jantar. Por lá, você vai encontrar de tudo um pouco: especiarias, queijos, frutos do mar e frutas secas, por exemplo, além de vinhos e cervejas artesanais. No cardápio, sanduíches, salgados, cafés, sucos, e ainda alguns pratos principais. Vale destacar que todos os ingredientes usados no cardápio também estão à venda no empório. Se o clima estiver agradável, sente-se nas mesinhas do deck. 
Rua Venerável, 581, no bairro Dutra, em Gramado
Fone: (54) 3286-0805

HOLIC
Foto: Diego Fabris

Um cantinho com ares parisienses em Canela, comandado pela chef Amanda Selbach, formada na Escola Paul Bocuse, da França. O lugar é pequenino, mas há algumas mesinhas para você curtir por ali. Apaixone-se pelo balcão de doces, um mais lindo que o outro. Não deixe de provar os deliciosos macarons, e fica o aviso de que os nossos preferidos são o de avelã e o de framboesa. 
Rua Borges de Medeiros, 706, Loja 2, no Centro, em Canela
Fone: (54) 3278-1737


Leia também: 
Restaurantes e bares para turistas de primeira viagem em Gramado e Canela
Roteiro de um dia pelos Caminhos de Pedra

GINGER HOUSE
É uma casa pequenininha, que trabalha com doces maravilhosos. Dá para pedir e comer por ali mesmo ou, se preferir, também dá para chegar, olhar o balcão, fazer suas escolhas e pedir para levar. A gente adoro os cupcakes, o brigadeiro e o mil-folhas. Os bolos e tortas feitas sob encomenda também são incríveis.
Rua Fernando Ferrari, 313, no bairro Vila Luiza, em Canela
Fone: (54) 99212-0547

HAPPY HOUR

RASEN PLATZ
Foto: Isadora Andrade

É um destino certeiro para os cervejeiros de plantão. Com um galpão grande e mesas espalhadas por todos os lados, o lugar comporta mais de 500 pessoas. Também há lugares para sentar na área externa, na Rua Coberta. O clima é bem alemão, desde os trajes vestidos pela equipe, até o cardápio, a decoração e, claro, as cervejas. 
Na Rua Coberta, 50, no Centro, em Gramado
Fone: (54) 3286 1495

JANTAR

TORO
O lugar é amplo, com espaço interno de dois andares e um deck ao ar livre, é um dos lugares mais legais para jantar em no centro de Gramado. Decoração rústica, carnes feitas na brasa, drinks clássicos, cervejas na regionais e, claro, o carro-chefe da casa, os hambúrgueres.
Av. das Hortênsias, 804, no Centro, em Gramado
Fone: (54) 3295-9110

MAISON DE LA FONDUE

No centro de Gramado, esse fondue fica em um casarão lindo e bem decorado, com clima romântico, ou seja, é perfeito para ir em casal. Há opção de fondue na pedra, e também o tradicional. Nós já tivemos a oportunidade de experimentar o feito na pedra e adoramos. Tem de queijo, de carnes (filé mignon, alcatra, filé de porco e frango) e de chocolate. Sempre há promoções no site, vale ficar de olho. 
Av. Borges de Medeiros, 2.311, no Centro, em Gramado
Fone: (54) 3286-5282


Leia também: 
Restaurantes e bares para turistas de primeira viagem em Gramado e Canela
Roteiro de um dia pelos Caminhos de Pedra

LA GRUYERE
O ambiente não poderia combinar melhor com Gramado e com fondue: lareira, luz baixa, cadeiras quentinhas com lã natural, aquele cheirinho bom do prato e clima romântico. Também há opções a la carte, para quem preferir pegar mais leve. É todo arrumadinho, mas não tanto a ponto de ser intimidador - inclusive, há um espaço dedicado às crianças, para que todos possam curtir ao máximo.
Rua João Petry, 74, no Centro, em Gramado
Fone: (54) 3295-1789

SWISS COTTAGE
A casa trabalha com fondue na pedra, tanto no esquema de sequência quanto a la carte, acompanhados de 14 tipos de molhos artesanais. Também há outros pratos a la carte. O restaurante funciona tanto ao meio dia quanto à noite. Os ambientes são amplos, e há boas opções para grupos maiores e famílias como para casais. A gente também recomenda o deck na rua. 
Av. das Hortênsias, 849, no Centro, em Gramado
Fone: (54) 3286-2265

LA BRAISE

Se você está em busca de um assado de primeira em Canela, este é uma excelente escolha. Por lá, tudo é preparado na parrilla uruguaia, e trabalham apenas com cortes de carnes selecionados. São dois andares com decoração rústica, e toda a experiência é muito agradável, é daqueles lugares que dá vontade de passar horas e de voltar várias vezes.
Av. José Luiz Correa Pinto 299, sala 7, no bairro Q.ta da Serra, em Canela
Fone: (54) 3282-8883

HARD ROCK CAFÉ
Foto: Anahis Vargas

A rede é conhecida no mundo inteiro, e desde o ano passado, abriu suas portas em Gramado e já virou ponto turístico para quem curte conhecer as lojas da franquia. Lá, a proposta é seguir a autêntica culinária americana, com burgers, saladas, petiscos para compartilhar e pratos quentes individuais. Como todas as lojas da rede, você vai se deparar com artigos que pertenceram a personalidades famosas da música, entre elas, Elton John, Beyoncé e Rolling Stones, por exemplo. Fica aberto tanto para almoçar quanto para fazer um lanche ou jantar. 
Rua Wilma Dinnebier, 180, no Centro, em Gramado
Fone: (54) 3286-4040

***
Se você gosta de comer e beber bem vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia. Dá o play aí!

 


 

 

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: