05/02/2020

Restaurantes para curtir o Carnaval na serra gaúchaRS

Antonella Nery

Se você é do time que busca dar uma trégua do agito das festas de Carnaval, a gente tem uma dica ótima. Separamos uma lista com restaurantes para celebrar um feriado tranquilo e regado à boa gastronomia na serra gaúcha. Tem opção para tudo que é gosto e proposta, de jantares românticos a almoços animados com a família. 

Leia também
Restaurantes de beira de estrada no Rio Grande do Sul
Vindima 2020: vinícolas que oferecem programações especiais na serra gaúcha

CANELLÉ BISTROT

Programa delicioso e charmoso para se sentir em Paris. Com apenas oito mesas, o Cannelé é o plano perfeito para quem curte a cozinha europeia. O cardápio é enxuto com pratos clássicos combinados a criações do chef Leonardo Salomoni, que tem formação e experiência na culinária francesa. A caldeirada de peixes e frutos do mar é incrível, inspirada na bouillabaisse, com mexilhões, lula, camarão e polvo. 
Avenida Danton Correa da Silva, 307, Centro, em Canela
Fone: (54) 3278-1499

MAGNÓLIA
No Magnólia você se sente parte de um filme antigo. Construído em um casarão com mais de 50 anos,  ele tem uma charmosa decoração retrô que cativa os amantes da música e do cinema. Além disso, é ótimo para levar crianças, já que tem uma área kids. Prepare-se para viver uma gastronomia contemporânea ao som de discos de vinil. Recomendamos o filé mignon com risoto de maçã verde e queijo gorgonzola.
Rua Dona Carlinda, 255, no Centro, em Canela
Fone: (54) 3278-0102

LA CACERIA

O premiado La Caceria se trata do restaurante dentro do Hotel Casa da Montanha. Com um ambiente mega rústico e encantador, o local é especializado em cortes de carnes nobres e de caça, como javali, perdiz, jacaré e pato. Inspirado na tradição da família de imigrantes italianos, tem mais de 20 opções de prato, dos mais exóticos aos mais convencionais e 150 rótulos de vinhos. Ah, e ainda conta com um espaço kids inspirado em desenhos infantis, que simula uma cabana de montanha, com lareira que vira escorregador e cozinha equipada. 
Av. Borges de Medeiros, 3.166, no Centro, em Gramado (no Hotel Casa da Montanha)
Fone: (54) 3295-7555

MONÃ

O Monã é uma experiência para quem realmente quer fugir do óbvio. Localizada em uma propriedade agrícola de base ecológica, o lugar tem sua própria horta e pomar, de onde saem muitos dos alimentos servidos no local. Cercado pela natureza, o local, além de lindo, com direito a um lago, ovelhas e patinhos, traz um clima de paz e tranquilidade único. O menu é sazonal, com os almoços servidos aos sábados e domingos na hospedaria. O preparo da comida é aberto ao público e o buffet é servido em cima do fogão à lenha. 
Rodovia Arnaldo Oppitz – Roteiro Canela Rural - Linha São João, em Canela
Fone:​ (54) 99919-3611

TAKUMI

O Takumi é um sushi contemporâneo e descolado, infalível para um jantar a dois no sábado à noite. São tantas opções deliciosas no cardápio que, mesmo quem não é fã de sushi sai satisfeito de lá. A sequência tem diversos pratos que trazem ingredientes incomuns combinados com a culinária japonesa, como gema de ovo de codorna, enguia com molho tarê, azeite trufado, e por aí vai. Tudo criação do chef Jonas Roso. O restaurante fica bem perto do centro num casarão antigo e peculiar. O lugar, que foi todo reformado, tem um clima mega descontraído.
Rua Wilma Dinnebier, 79, no bairro Belvedere, em Gramado
Fone: (54) 3286-5098

LE CHALET DE LA FONDUE

Ao se tratar de gastronomia clássica da Serra, devemos lembrar que fondue é uma das mais amadas. Essa iguaria europeia é mais popular no inverno, mas vai bem em qualquer ocasião especial! O Le Chalet é a aposta certeira para curtir momentos reservados a dois ou com a família. O clima é mega convidativo e aconchegante, em uma construção inspirada nos típicos chalés dos alpes suíços. Além da impecável sequência de fondue, com ingredientes frescos e de qualidade, a carta de vinhos e espumantes tem mais de 300 rútulos para brindar.
Av. das Hortências, 1.297, no Centro, em Gramado
Fone: (54) 3286-2474

CANTINA PASTASCIUTTA

Se tem um lugar que nunca erra é a Cantina Pastasciutta. O restaurante mega italiano de toalhas xadrezes às bandeirinhas penduradas no teto, traz aquela sensação de estar na bagunça deliciosa da casa da Nona. Além do lugar ser mega aconchegante e alegre, o atendimento é excelente. O almoço começa na impecável mesa de antepastos, recheada de delícias. Amamos de coração o fettuccine com molho scalopini a quatro formaggio, que dá tranquilamente para duas pessoas.
Rua Borges de Medeiros, 2.083, no Centro, em Gramado 
Fone: (54) 3286-2131

MALBEC

Se o desejo é comer uma carne boa, o Malbec é uma resposta infalível. Especializado em carnes nobres na parrilla, a casa fica aberta do final da manhã até o fim da noite. Por isso, vá sem hora ou compromisso marcado, apenas aproveite com a família e amigos uma excelente gastronomia acompanhada de um bom vinho. São mais de 120 rútulos, entre nacionais e importados, das mais variadas castas e vinícolas. Além dos cortes bovinos, a casa ainda oferece peixes, comida italiana e doces argentinos, em um ambiente bem rústico e elegante.
Av. Borges de Medeiros, 2101, no Centro, em Gramado
Fone: (54) 3286-5174

BELLE DU VALAIS 

Um chalé suíço super refinado para tornar qualquer noite uma celebração especial, seja a dois, com a família ou com os amigos. O Belle du Vallais é um dos restaurantes mais sofisticados de Gramado e oferece uma gastronomia internacional de dar água na boca. Com uma decoração clássica e formosa, o lugar tem um dos melhores fondues de queijo suíço que já provamos.
Av. das Hortências, 1432, no Centro, em Gramado 
Fone: (54) 3286-1744

NONNO MIO

Quando a vontade é reunir toda a família ou amigos em uma mesa animada e farta de comida caseira aí está a resposta. O Nonno Mio tem um ambiente bem clássico, com receitas de pratos típicos de descendentes italianos e alemães. Há aproximadamente 35 anos, o lugar oferece um galeto ao primo canto que já se tornou tradicional em Gramado. Não precisamos dizer que o restaurante é de origem familiar e que tudo é produzido pela casa, das massas aos tempeiros dos frangos. Além do rodízio, o menu também inclui opções à la carte de massas, risotos e peixes. 
Av. Borges de Medeiros, 2070, no bairro Planalto, em Gramado 
Fone: (54) 3286-1252

CARA DE MAU
Cara de Mau/ Divulgação

Todo mundo sabe que tem deliciosas pizzas na Serra. Mas, A Cara de Mau é um restaurante que conquistou o público não só por suas deliciosas pizzas, mas pelo seu ambiente mega descontraído e divertido! Não se trata de uma pizzaria tradicional, mas de uma experiência temática com o universo dos piratas. Além dos excelentes drinks e pizzas, eles ainda tem outros pratos, como massas, filés, risotos e frutos do mar. É um lugar garantido para ser extremamente bem atendido e dar boas risadas e garfadas!
Rua Cel. João Corrêa, 432, no Centro, em Gramado
Fone: (54) 3295-1600

LA TABLE D´OR

A opção infalível para um jantar a dois diferenciado ou uma comemoração especial. O La Table D´or oferece uma gastronomia mediterrânea surpreendente, em um ambiente super acolhedor. O restaurante fica em um belo casarão e tem um clima reservado e romântico. A luz baixa e os pratos sofisticados quase pedem uma taça de vinho. Recomendamos os incríveis suflês da casa, como o de queijo Gruyère com camarões crocantes. Ah, e de entrada o cogumelo paris recheado não tem erro.
Rua da Carrieri, 525, no bairro Lago Negro, em Gramado
Fone: (51) 98151-8191

SAN TAO RESTOBAR

Aquele restaurante japonês alto-astral para marcar um happy hour regado à uma excelente culinária e bons drinks. O forte do restaurante são as sequências de sushi, mas eles também tem pratos quentes incríveis de culinária oriental. Nas sequências tem a opção tradicional, que já é super completa, e a "dos sonhos". O ambiente é bem aconchegante e segue um estilo bem oriental e exótico.
Rua Antônio Accorsi, 867, no bairro Planalto, em Gramado
Fone: (54) 3295-1851​

BISTRÔ DA LU

Esse restaurante é simplesmente uma gracinha. Misturando ingredientes brasileiros e técnicas francesas, o Bistrô da Lu oferece momentos super aconchegantes e tranquilos para ir a dois ou com a família. O ambiente é charmoso e oferece diferentes cardápios de almoço e jantar, sempre priorizando o que há de mais fresco. Nós provamos e amamos o Menu Confiança, servido no almoço, em que você escolhe seus pratos entre as opções disponíveis: duas de entrada, quatro e principal, e uma sobremesa.
Av. José Luiz Corrêa Pinto, 235, no bairro São José, em Canela
Fone: (54) 3282-6212

TABERNA MF RESTO BEER
Taberna MF/ DivulgaçãoQuem passa pela frente não imagina que, por trás de uma fachada envidraçada, no centro de Gramado, está uma legítima taberna dedicada aos apreciadores de cerveja artesanal. São aproximadamente 50 opções de chopes, nos mais diversos sabores, texturas e teores alcoólicos. A Taberna MF é o lugar ideal para quem busca brindar aquele happy hour no fim de tarde com os amigos. O método de produção da cerveja é cigano, ou seja, não há uma fábrica própria, mas todas as cervejas são de criação local, rotativas e sazonais. Ah, não se engane com a imagem tradicional de boteco, que só tem petiscos e friturinhas, o lugar oferece vários pratos de culinária contemporânea, como risotos, massas e carnes. Além do hambúrguer de costela, que é uma delícia.
Rua Senador Salgado Filho, 170, no Centro, em Gramado
Fone: (54) 3286-2554

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Antonella Nery