12/04/2019

Saikô: comida japonesa com um toque brasileiro | Porto AlegreRS

Amanda Xavier

O QUE É: o Saikô é um restaurante de comida japonesa
IDEAL PARA: jantar com a família ou para ir a dois
PROVAMOS E RECOMENDAMOS: buffet livre de sushi (R$ 108 por pessoa)

Todo dia é dia de sushi, sim! Pra mim, não tem dia, não tem hora, se me convidar, eu já tô lá. Ainda mais quando é pra conhecer algum lugar diferente. Eu moro em Porto Alegre há quatro anos e sempre ouvi falar muito bem do Saikô, mas nunca tinha me organizado pra ir. Até que num final de semana desses em que meus pais vieram me visitar, eu decidi levá-los lá - considerando que o meu vício por sushi eu devo a eles, nada mais justo.

Leia também:
Sakura: um clássico japonês | Porto Alegre
Takedo: comida japonesa em quantidade brasileira | Porto Alegre

Quando eu convidei, sem pestanejar, eles toparam na hora. E lá fomos nós, em um sábado à noite, conhecer o famoso Saikô. O conceito de um sushi contemporâneo é percebido logo na entrada do restaurante, com uma decoração moderna e clean. Tem um sofá nas mesas que ficam logo na frente do buffet, mais ao fundo mesas comuns e ainda tem um outro espaço para quem deseja ficar um pouco mais reservado.

Sem dúvida, nós escolhemos sentar na mesa bem em frente ao buffet, porque não somos bobos, nem nada hehe. Logo o garçom veio nos atender e nos explicou como a casa funciona: buffet (R$ 108 por pessoa) e alguns pratos vêm à mesa ou tem o sistema de à la carte também. Nós fomos no buffet mesmo. E na hora, o garçom já nos trouxe as porções de sunomono, aquela saladinha de pepino que eu nunca recuso, inclusive até repeti, porque estava uma delícia.

Logo depois veio o shimeji com molho shoyu agridoce em uma tigelinha de ferro, que chegou na mesa borbulhando, e também a berinjela empanada recheada com salmão. Eu não sou lá muito fã da berinjela, mas essa eu admito que me conquistou - na foto, nós já tínhamos comido um pouco do shimeji porque a fome estava grande e não nos aguentamos hehe.

Entradinhas saboreadas, vamos ao buffet! Mas antes: deixa eu pedir o meu temaki filadélfia. Enquanto esperávamos o temaki, fomos nos servir no buffet. Peguei um pouco de cada coisa para experimentar tudo. Todos os sushis estavam muito bons, salmão fresquinho e cream cheese na medida certa, daqueles que a gente consegue sentir o sabor de todos os ingredientes. Mas os meus favoritos, sem dúvidas, foram o uramaki ebiten (rolinho com o arroz por fora com camarão empanado e salmão) e o gunkan shimeji (aquele rolinho com o salmão por fora e com shimeji por cima).

No meio de tudo isso, ainda veio uma porção de hot filadélfia na mesa. O hot é a minha última opção sempre, mas quando esse chegou eu tive que provar e me surpreendi. Nada gorduroso, casquinha bem fininha e o sabor nem se discute, né? Muito bom.

Repetimos mais uma vez no buffet porque estava muito bom mesmo! E quando eu achei que tinha encerrado, o garçom oferece o yakissoba. Como não temos limites, é claro que aceitamos. E ainda bem que aceitamos. O macarrão é fritinho, com legumes. O meu era de frango, e meus pais pediram de salmão.

Saímos de lá com a certeza de que teremos que voltar mais vezes e eu espero, sinceramente, que não demore mais quatro anos para isso acontecer hehe.

Leia também:
Sakura: um clássico japonês | Porto Alegre
Takedo: comida japonesa em quantidade brasileira | Porto Alegre

RESTAURANTE SAIKÔ
Endereço: Av. Ijuí, 668, no bairro Bela Vista, em Porto Alegre
Telefone: (51) 3333-5533
Horários de funcionamento: todos os dias a partir das 19h
Site: https://www.restaurantesaiko.com.br/
Facebook: facebook.com/saikopoa
Instagram: @restaurantesaiko

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Amanda Xavier