14/05/2013

Saliendo de tapas a BernataAR

Amanda Mormito

Buenos é uma mistura doida de nacionalidades europeias. Digo isso porque eles falam e exageram nos gestos feito os italianos, mas você caminha nas ruas e só vê prédios francesas. Mas calma! A maioria dos argentinos têm descendência espanhola. E nisso rola sempre um vai e vem de argentinos para Madrid, Sevilla, Barcelona que eu nem te conto, viu? Mas numa dessas deixas quem veio pra cá foram os donos do Bernata.

Bernata, adoro esse nome, é um restaurante bem conceituado de comida espanhola que chegou pra ficar na capital. Está, atualmente, na boca do povo que sabe comer bem. E do povo que curte uns drinks legais. Logo, não poderia deixar de estar localizado em uma esquina emblemática do cool Palermo Soho.

Confesso que nunca fui fanáááática de comida espanhola porque sei lá. Buenos tem tanta comida italiana boa - meu ponto fraco - que torcia mesmo o nariz para restaurantes com tapas. Rio de mim mesma (risos, risadas, kkk, hahah). A única parte boa disso é que economizei umas calorias não descobrindo o Bernata antes.

Enfim, o restô é bem lindo. Tem uma decoração moderna, meio difícil de encontrar em Buenos Aires, com luzes baixas e tons escuros.

Eu diria que é frequentado em sua maioria por casais se eu não tivesse ido com uma amiga. Mas, ok, haviam mais grupos por lá.

E olha que lota, viu? Mas o bom disso é que enquanto você não tem um espaço nas concorridas mesas, pode ficar na barra tomando drinks bons e beliscando algo. Eu sou parceira.

A disposição do menú também ganhou meu carinho: uma parede meio lousa que mostra as opções disponíveis. Interessante é que na semana que eu fui era justamente la semana española, com menú elaborado por chefs estrelados do Michelin e, que ainda tinha, patrocínio da Embaixada da Espanha. Pero, quién se importa, quando você lê: croqutas, arroz negro y patatas bravas?

Finalmente sentei à mesa. Relaxei. Errado.

Foi quando me lembrei que não só a cozinha era aclamada, mas também o bar. Espera, deixa eu dar um pulinho lá, pfvr.

A Luz, dona do Bernata e espanhola de sangue, me comentou que o Leandro era um jovem bartender que caprichava nos drinks. Eu curto muito olhar os caras fazendo misturas mirabolantes.

Enfim, ele sugeriu então o gin tonic do Tato Giovannoni, um célebre bartender argentino, o Principe de los Apostoles (amo demais esse nome, de novo).  Ok, né, às ordens!

Com drink em mãos e umas ganas de comer tudo acatei a todas sugestões da dona, que faz questão de passar mesa por mesa sugerindo algo.

Chegaram luego uns palitinhos. Aí minha amiga que voltou ontem da Espanha, me disse para provar que era a melhor coisa da vida. Ok, exageraaaada, só que não. Esses palitinhos são super salgados e você come com um molho delicioso de creme de leite com maionese.

Nem bem tinha terminado de elogiar os simples e deliciosos palitinhos, chegou o Huevo Roto de Madrid. Ovo, presunto e batatas.

Ah, porque huevo roto? Por causa disso (foto). Tem que quebrar ele e comer molhadinho no pão. Calma, não surta que tem mais.

Depois foram a vez das croquetas: duas fileiras delas para amar. De calamar, presunto e cogumelos. Uma melhor que a outra.

E depois do huevo roto eu fiquei com vontade de quebrar tudo, daí abri bem bonitinha a croqueta de cogumelos, só pra vocês passarem vontade mesmo.

Último e não menos importante, vieram as patatas bravas: batatas com molho delícia de ketchup e maionese. Mas sério não é tão comum e faço-em-casa como eu descrevi aqui.

Uma decisão difícil mesmo foi escolher o doce. Fui no clássico: crema catalana. Uma crème brûllée espanhola.

E porque ainda estava com o complexo huevo roto. Eu quis quebrar a crema catalana también, pode gente?

Ai, Bernata, así me llevás a Madrid! E o melhor, a continha não era nada de outro continente: 250 pesos. Vou rever minha preferência pela comida italiana depois dessa.

Bernata
Uriarte 1610 - Palermo Soho
Buenos Aires - Argentina
Fone: (11) 4833-5514
Aceita todos os cartões
www.bernata.com


Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

SP Amanda Mormito