13/05/2015

Sanduíches com sabor de tradição na padaria BrotfabrikPE

Luísa Ferreira

Eu e minha família amamos pão. Francesinho, integral, fofinho ou seja como for, esse sempre foi pra mim um item de primeiríssima necessidade – e muitas vezes, quando quentinho, durou apenas o trajeto da padaria até em casa. Assim sendo, é claro que não podia deixar de frequentar a Brotfabrik, tradicional padaria com inspiração germânica instalada no Bairro do Recife.


Criada em 1999 pelo alemão Timm Mendes, a “Fábrica de Pães” (Versão Brasileira: Herbert Richers) mostrou a crença do gringo no potencial do bairro, que passou um bocado de tempo esquecido.  Hoje o Recife Antigo tá mais valorizado e a padaria é bem concorrida, sendo um dos poucos lugares dessa charmosa ilhota que já estão abertos pra tomar um café gostoso às 7h da manhã. 

Acostumada às padarias recifenses modernas, que mais parecem supermercados, me senti entrando em outro espaço-tempo ao entrar lá pela primeira vez e encontrar um lugar com pé direito alto, tradicionais cadeiras de madeira, só um balcão e uma oferta de produtos relativamente enxuta.

Às mesas, encontrei uma clientela que só de olhar você já saca que vai lá todo dia, sabe? Senhores lendo o jornal, jovens tomando o café da manhã antes de ir pra o trabalho e atendentes simpáticas que conhecem muita gente pelo nome.


No meio disso tudo, dá pra me encontrar vez ou outra, sentada nas mesinhas da calçada e sentindo a brisa. Pode ser de manhã cedo, pra tomar um café com leite delícia e comer uma costela de adão ou uma ciabatta com maionese, ricota, alface, rúcula, tomate seco e peito de peru. Se for pra escolher um adjetivo pra esse sanduíche eu vou de “simpático”: ele é leve e agradável, ainda que não seja o cara mais popular da turma, sabe?

Por enquanto, esse papel vai pra o sanduíche Berlim, que acredito ser o mais popular da casa e vai bem pra o almoço. Numa baguete média com gergelim, eles misturam maionese, mussarela, lombo canadense, salame italiano, tomate fresco e tomate seco. O resultado é o merecido destaque na tal fábrica de pães. Delícia.


Pra quem quer ser do contra, vale a pena pedir a baguete Frankfurt, que reúne maionese e lombo canadense a frango desfiado, alface, tomate e cebola. Saboroso, ainda que mais comum. Ah, e os sanduíches vêm divididos ao meio, então dá pra pedir dois diferentes e trocar com o amiguinho ;)

E aí se você for saudável pode pedir uma salada e frutas, vitamina ou açaí, mas se for feito eu vai apostar numa das tortas da casa. Em uma visita recente, minha amiga foi de torta de chocolate.


Bem honesta, ela infelizmente não recebeu tanta atenção porque foi ofuscada pelo meu pedido: a torta swift, que arrasa na mistura de leite condensado e coco (tem umas passas também, mas elas foram ignoradas solenemente pela minha pessoa). Pra não estourar seus índices de glicose, aconselho dividir com alguém!

O resumo da ópera alemã que incluiu dois sanduíches de tamanho bem razoável, duas fatias de torta de tamanho maior do que o necessário pra o meu estômago pós-sanduíche, um café e dois sucos, foi uns R$ 40. Vale pelo sabor e vale ainda mais pela tradição.

 

Brotfabrik
Rua da Moeda, 87 - Bairro do Recife
Recife/PE
Fone: (81) 3424-2250
Aceita todos os cartões

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

PE Luísa Ferreira