19/08/2019

Shiso: um japonês único | Rio de JaneiroRS

Bárbara Zarpelon

O QUE É: um restaurante japonês comandado por uma sushiwoman
IDEAL PARA: um jantar a dois
PROVAMOS E RECOMENDAMOS: menu degustação (R$ 255 por pessoa)

A culinária japonesa deixou de ser novidade há muito tempo, e com isso, a quantidade e o nível das casas só foi crescendo. Isso fez com que, pessoalmente falando, desenvolvessemos o paladar e evoluíssemos a curiosidade sobre novos pratos. Por me considerar uma apreciadora de comida japonesa, sempre que recebo um convite para ir a um restaurante, costumo perguntar: o que ele tem de diferente dos outros? Pois bem, quando falamos sobre o Shiso, a resposta - diferente de todos outros japas que já fui - não foi sobre a comida.

Leia também
15 lugares clássicos no Rio de Janeiro
Sakura: um clássico japonês | Porto Alegre

O restaurante conta com algo raro, que é uma sushiwoman. No Brasil são apenas três mulheres a frente de restaurantes japoneses. Alguns dizem que pela temperatura das mãos da mulher ser mais elevada, acaba não sendo adequado o manuseio dos peixes ainda crus. As mulheres japonesas, por sua vez, invalidam a história e explicam que esse é mais um efeito da cultura machista japonesa.

Problematizações a parte, fiquei muito curiosa pra conhecer. Aproveitei que tinha viagem agendada para o Rio e coloquei na minha  listinha.

O Shiso fica dentro do Hotel Grand Hyatt, um resort lindíssimo cercado pela natureza, na Barra. Não tem nenhum galho para acessá-lo, só avisar na entrada do hotel que vai ao Shiso e tudo certo. O ambiente é bem contemporâneo, aquela luz mais suave na área das mesas e luz de destaque na cozinha, que é aberta. Inclusive você pode sentar no balcão, com vista previlegiada pra produção dos pratos.

O restaurante funciona com sistema à la carte, com diversas opções. Com toda a história sobre a chef Miriam Moriyama, achei por bem escolher o menu degustação (R$ 255 por pessoa), o que possibilitaria conhecer várias das suas criações no mesmo jantar. 

Começamos com vieiras fatiadas ao molho Ponzu. Apresentação linda, e as vieiras nem se fala. Aquele sabor delicado e, ao mesmo tempo, aveludado que parece um abraço.

O segundo prato foi uma seleção de sashimis na pedra de sal. Já havia visto a tal pedra de sal, mas nunca provado. A recomendação foi para dar uma suave passada dos sashimis na pedra, o que realmente acentuou o sabor. Aqui temos salmão, polvo, olho de boi e robalo. Destaque para o frescor dos peixes, pareciam que recém haviam saído do mar.

O terceiro prato trouxe uma combinação de nigiri.

Quando já estava satisfeitíssima, ainda fui surpreendida por uma versão quente: salmão marinado e caldo de lagosta. 

Adoro ver ingredientes utilizados de diferentes formas, e aqui tivemos a surpresa de encontrar o arroz na sobremesa. Um bolinho de arroz recheado, com azuki e chocolate

Não tive a sorte de encontrar a chef Miriam por lá, mas pude conhecer um pouco mais sobre a sua história. Argentina, filha de pais japoneses, ela começou a cozinhar com 17 anos com seu pai, depois de muito insistir para que ele compartilhasse a receita que fazia em casa. Japão, Argentina e Brasil. Uma combinação inusitada e que torna um Shiso um lugar único.

SHISO
Endereço:
 Av. Lúcio Costa, 9600, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (No Hotel Grand Hyatt)
Telefone: (21) 3797-9523
Horário de funcionamento: terça e quarta, das 19h às 23h, de quinta a sábado, das 19h à 00h, e aos domingos, das 19h às 23h

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Bárbara Zarpelon