09/01/2013

Surpreenda-se no Espaço TambiúSP

Claudia Maximino

O Espaço Tambiú é um daqueles restaurantes de bairro que pouca gente sabe que existe, mas que quem conhece volta sempre para aproveitar a simpatia do lugar e a culinária deliciosa. A plaquinha na porta é tão simples que quem não presta atenção pode até passar batido, então é bom ficar de olhos bem abertos. Só descobri o Tambiú porque trabalhei ali por perto e estou sempre atrás de lugares novos.

Até algum tempo atrás, o salão do térreo, logo na entrada, era ocupado por uma loja de presentes. Agora, o restaurante tomou conta da casa toda. Sinal do sucesso do Tambíú, que surpreende porque, apesar de escondido e desconhecido, é um excelente lugar para comer peixes, inclusive pintados, pirarucus e tambaquis, bichos de rio bem difíceis de encontrar em São Paulo. 

A decoração é simples, mas muito atenta aos detalhes e o Espaço manteve um certo ar de loja de presentes, com vasinhos e flores por toda a parte.

No domingo da nossa visita, chegamos já bem do meio para o final da tarde e só o amplo salão de baixo estava funcionando. 

Para começar, trouxeram um caldo de peixe como cortesia. Simples, quentinho, bem temperado e delicioso. Uma bela surpresa de sabor para uma apresentação não tão bonita. 

Depois, como estávamos no espírito de beliscar, pedimos anéis de lula empanados. Eram enormes, mas muito macios, numa textura perfeita, bem difícil de conseguir. Uma verdadeira preciosidade. 

Tenho até medo de ser repetitiva, mas minha paixão por ceviche é tamanha que não posso ver um assim dando sopa no cardápio sem salivar, salivar, salivar até conseguir comê-lo... Então, por minha imposição sugestão, pedimos o ceviche de Saint Peter com maçã verde e limão siciliano. Bem temperado, macio e fresquinho do jeito que eu gosto! 

Outra opção que chamou atenção no cardápio foram as iscas de peixe ao alho e azeite. Estavam perfeitas e ainda vieram acompanhadas de uma cesta de pãezinhos franceses quentinhos e supermacios. 

Depois de tudo isso, claro que não conseguiríamos mais comer um prato cada um. Então resolvemos dividir mais um peixe, só para não perder a oportunidade de experimentar outra delícia do menu. O escolhido foi o pirarucu grelhado com molho de mel e mostarda e purê de mandioquinha. Peixe macio e saboroso, molho combinando perfeitamente e purê bem aveludado. Tudo na medida certa. 

Para terminar, como a gente percebeu quem nem comeu tanto assim, afinal havíamos ficado praticamente só nas entradinhas (hum, hum), resolvemos fechar o almoço com um docinho delicado. Mandamos logo vir um petit gateau com sorvete e quatro colheres. Chegou à mesa rápido demais e o bolinho veio mais para morno do que para quem acabou de sair do forno, mas o recheio estava perfeito, molinho e com sabor de creme de chocolate e não de farinha mal cozida. 

A conta, com cervejas, caipirinha, sucos e até estacionamento, saiu 66 reais por pessoa. Nada mal para um almoço de domingo perfeito.

Espaço Tambiú
Rua Diana, 381 - Perdizes
São Paulo/SP
Fone: (11) 3872-8191
Aceita todos os cartões
www.espacotambiu.com.br 

 

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Claudia Maximino