08/08/2018

Sushi Maru: comida japonesa feita por japoneses | Porto AlegreRS

Henrique Kochenborger

Carregando a galeria...

O Sushi Maru (redondo em japonês) é uma casa pequena e familiar no bairro São Geraldo e que só atende com reserva. Aqui se come comida japonesa feita por japoneses.

POR QUE IR?
- Porque lá existe um almoço executivo (R$ 44,50) que apresenta: sunomono, tempura (e é O TEMPURA), uma porção de hot philadelphia e um combinado de sushis, um prato quente que geralmente é yakissoba e um sorvetinho de sobremesa - e quem quiser pedir outras opções que fique bem à vontade. É ou não é uma BOA opção de almoço pra, digamos, amanhã?

- Porque a comida lá é feita por japoneses mesmo: o senhor Tatsumi Eguchi - que tem na bagagem 11 anos de Sakura, 8 anos de Du'attos e a gerência do antigo Il Gattopardo (esse quem lembra é o pessoal das antigas)-, e a senhora Marumi Ouchi Eguchi cozinham lá desde abril de 2011. Ele, os pratos frios; ela, os pratos quentes.

- Nada de enfeites, ingredientes desconhecidos e coisas escorrendo pelo prato. O Maru tem peixe fresco e receitas que preservam essa qualidade. Um detalhe importante (que para este que vos fala faz a glória ou a ruína de um sushi): o arroz é levado a sério, tanto o preparo quanto a quantidade em cada peça, e quem já comeu um sushi que parece ter muito mais arroz do que deveria sabe o que isso quer dizer.
- A coisa toda é bastante autêntica, como ir almoçar na casa de um amigo japonês cujos pais cozinham bem pra caramba.
- Porque o Marcelo Eguchi, que faz o atendimento e é o frontman lá, é gente finíssima.

CLIMA DO LUGAR
- Poucas mesas, musiquinha japonesa rolando no fundo e o pessoal falando baixo. 

- O Maru não é festival/sequência, eu repito: o Maru não é um festival/sequência. Então o que acontece é uma refeição mais tranquila, onde os próximos pratos vem vindo à mesa na medida em que se vai terminando o anterior.

-São 6 mesas e não sobra muito espaço pra chegar lá de surpresa. Para manter esse clima tranquilo o atendimento é feito somente com reserva. Reserva pelo telefone, reserva pelo Whats, mas reserva. Entendido? (E sempre vale lembrar: ligar para cancelar a reserva quando não dá pra ir é legal também ;D).

PROVAMOS E RECOMENDAMOS
- Como eu falei lá no início, a opção do almoço executivo tem seis pratos, então pedir muito mais fora disso pode parecer um pouco extravagante. MAAAS como uma porção de gyoozá (R$ 21) nunca matou ninguém, vale pedir as de lá, que são realmente muito boas.

-No inverno, como alternativa ao yakissoba tem a opção do carê, que é um cozidinho de carne com batata servido com arroz. 

SÓ TEM LÁ
Frituras primorosas. Sim, os japoneses sabem bastante sobre a arte de fritar coisas e desde a entrada já dá pra perceber isso, com um tempura de cenoura, vagem e kani - e a camada crocante ao redor deles é inacreditável.
- É de hot philadelphia que você gosta? De novo: frituras PRIMOSOSAS é o que se encontra por lá.

IDEAL PARA
- Levar um amigo que é exigente com sushi.
- Almoçar com calma.
- Almoçar a dois.

SUSHI MARU
Endereço:
Av. Ceará, 1.942, no bairro São Geraldo
Telefone: 51 99350 7171 (pode fazer reserva com o Marcelo pelo WhatsApp)
Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 11h30 às 14h
Reservas: é necessário fazer reserva

RS Henrique Kochenborger