11/06/2013

The Argentine Experience: um jantar divertidoAR

Amanda Mormito

Se tem algo que eu sempre admirei nas pessoas é a criatividade. Por isso o post de hoje é meio diferente, ao invés de um restaurante, temos uma escola. Não, escola não. Salão, não salão não. Ah, o post de hoje é uma mistura de turismo com comida muito boa e aulinhas de cultural local porteña: The Argentine Experience.

O The Argentine Experience é, literalmente, uma experiência. É até um pouquinho complicado de explicar, mas vou tentar: uma galera estrangeira resolveu se juntar e mostrar - não só para turistas - um pouco da gastronomia local. A ideia é, então, que você saia do jantar satisfeito (porque a comida é maravilhosa) e um pouco mais entendido sobre comidinhas e gestos do povo daqui. Quando você chega já é recebido com uma taça de espumante, seguido de um drink com vinho, Malbec, claro.

Antes da aula-jantar-experiência começar, rola uma brincadeirinha de degustação de vinhos. Bem interessante e nada entediante, mesmo pra quem não entende nada sobre o assunto. Com direito, também, a uns drinks bem deliciosos que levam vinho, claro, no preparo.

Aliás, até as entradas que são servidas durante a brincadeira, levam vinho na composição. E sim, se você não está acostumado a beber, já começa a trocar as pernas a essa altura.

Passado o momento degustação, a turma é levada para o andar de cima onde duas mesas bem grandes fazem as vezes de carteiras estudantis. Todo mundo presta atenção nas instruções, enquanto vinho é refil durante todo o jantar. Quem não ama?

O primeiro passo é aprender a fazer empanadas. São colocados à mesa: carnes, queijos, cebolas roxas e umas outras misturebinhas. 

Aqui já começa a diversão. Eu, por exemplo, não tinha noção de como fazer a dobra da empanada e coloquei mais recheio do que deveria. Daí que os instrutores têm a maior paciência do mundo pra te ajudar.

Pelo visto não era só eu quem estava com dificuldades...

Aprovada a etapa das dobras de empanadas comuns, o que segue é o concurso da empanada mais criativa, o que é muito engraçado. São 5 minutos para fazer uma bem bonitinha e original. 

Eu tentei, pelo menos, fazer uma bolsa. Não ficou tão ruim, mas não ganhei o concurso, acho que preciso voltar lá de novo.

Depois de comer as próprias empanadas, acreditem, não tem como ficar ruim, chega a hora das entradinhas. Carninha desfiada com purê...

... provoletas. Queijinho provolone mesmo, derretido. Babando.

Enquanto essas entradas eram servidas, o pessoal, já alegre devido ao vinho refil, tentava imitar a equipe que ensinava gestos comuns que os argentinos usam no dia a dia. Mas não demorou muito e logo começou a lambança do prato principal. Chegou o señor chimichurri.

Com direito a legumes cozidos.

E carne.

E carne. Carne que você escolhe o ponto que quer comer: cocida (tipo a nossa, sem sangue), al punto (no ponto), jugosa (molhadinha), muy jugosa (pra macho). Eu fui de jugosa. A carne deles, sem brincadeiras, é muito boa, super macia e temperadinha. Juro que você vai querer voltar só pra comer essa carne de novo.

Depois, com o gelo já quebrado, o pessoal vira mejor amigo de la vida. Efeito vinho, claro. E ah, vale lembrar que as mesas são comuns, ou seja: indo sozinho ou em grupo você vai acabar conhecendo gente do mundo inteiro. Na minha mesa nesse dia tinham ucranianos, italianos, russos, canadenses e americanos. Enfim, ainda rola aulinha de como fazer mate.

E o momento mais esperado pela mulherada do jantar... 

Calma, não é chocolate puro, nem doce de leite puro (o que não seria nada ruim).

Como fazer alfajor. Ok, pode gritar de amor e gula. O meu ficou lindo, né? Comi uns 5, OI?

E no final ainda rola juntar o pessoal pra tirar foto oficial da noite. Aqui todo mundo já é íntimo, já fazem piadas, já posam pra foto com caras e bocas.

Bueno, o jantar do The Argentine Experience é uma das refeições mais divertidas que tem em Buenos Aires. A equipe é ótima e vale tanto para turista como para quem mora aqui, experiência própria! Custa 100 dólares por pessoa com a degustação de vinhos, ou senão 85 dólares só o jantar (sem a degustação no começo). Vale super a pena, e a comida é melhor do que show de tango, xiii, não falei isso.

The Argentine Experience
Fitz Roy 2110 - Palermo Hollywood
Buenos Aires - Argentina
www.theargentineexperience.com 

Ah, tem que avisar na reserva se você quer o guia em português, senão é em inglês.


Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

SP Amanda Mormito