09/10/2019

Unser Haus: sabor alemão no jardim da serra gaúcha | Nova PetrópolisRS

Isadora Andrade

O QUE É: restaurante com um buffet de comida típica dos imigrantes alemães
IDEAL PARA: provar os sabores da culinária germânica em um almoço em família  
PROVAMOS E RECOMENDAMOS: o buffet livre (R$ 63) com destaque para a salada de batata, schnitzel, joelho de porco, chucrute com salsicha bock e filé suíno na cerveja

Se tem um restaurante que não pode ficar de fora do seu roteiro turístico pela cidade que é considerada o jardim da serra gaúcha, é o Unser Haus. Neste lugar encantador de Nova Petrópolis, é possível conhecer um pouco mais da história da imigração alemã através da gastronomia. Afinal de contas, comida também é cultura!

Leia também
Armazém Wazlawick: gastronomia e cultura | Nova Petrópolis
Osteria Della Colombina: comida com afeto e história | Garibaldi

Por fora, a casa em estilo enxaimel é um charme só, e por dentro o restaurante é ainda mais adorável, com uma atmosfera acolhedora e com jeitinho de casa de vó. As paredes dos ambientes são repletos de objetos e fotos que retratam a trajetória e mostram antigos hábitos dos colonos alemães.

O almoço servido aos sábados e domingos no Unser Haus é no formato de buffet livre, com dezenas de pratos típicos da cozinha dos imigrantes alemães para serem degustados à vontade. O buffet conta com uma parte de saladas, pratos quentes e sobremesas, e o valor é R$ 63 por pessoa. 

Para ir abrindo o apetite, logo que o cliente se acomoda à mesa é servido um bolinho frito de batata que é uma verdadeira perdição. Ele vem quentinho e você pode repetir infinitas vezes.

Na mesa de saladas, você vai encontrar de um tudo, desde folhas e vegetais até alguns clássicos da culinária germânica no Sul do país, como o ótimo repolho roxo agridoce e imperdível salada de batata da casa.

Sobre um fogão a lenha que mantém o ambiente aquecido, são servidos os pratos quentes como chucrute com salsicha bock, bolo de carne, joelho de porco e muitas outras delícias. São necessárias muitas idas ao buffet para conseguir provar um pouquinho de cada sabor.

Um dos destaques do Unser Haus é o filé de porco com linguiça colonial cozido no molho de cerveja de trigo e açúcar mascavo. É uma das receitas mais clássica do restaurante e o sucesso não é à toa: o sabor é incrível e a carne se desmancha.

Os apaixonados por mostarda, como eu, não podem deixar de provar as opções que o buffet oferece. O condimento mais popular da gastronomia alemã aparece em três versões: clássica, extra forte e escura. Difícil eleger a melhor! Além das mostardas, é possível provar outros molhos e uma cebola caramelada deliciosa.

Tudo por lá é muito saboroso e feito no capricho, mas para mim nada bate o schnitzel com molho de nata.

Este bifinho à milanesa combinado com salada de batata e ervilhas vira a combinação perfeita no prato.

Para finalizar o seu almoço tipicamente alemão em Nova Petrópolis, não deixe de dar uma provinha no strudel de ricota. 

UNSER HAUS
Endereço:
 Av. 15 de Novembro, 809, no Centro de Nova Petrópolis 
Telefone: (54) 3281-3737
Horário de funcionamento: às sexta, das 19h às 22h30; sábados, das 12h às 14h30 e das 19h às 22h30; e domingos, das 12h às 14h30

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Isadora Andrade