30/05/2017

Vanilla & Louro: o autêntico macaron francês em Porto AlegreRS

Alessandra Rech

Eu já falei em outro post da Vanilla & Louro - você pode conferir aqui -, que é liderada por uma família franco-brasileira (Vera Delecolle e os filhos Nina e Arthur) e há três anos trouxe um pedacinho de Paris para Novo Hamburgo. E a novidade? Agora os porto-alegrenses não precisam sair da cidade toda vez que quiserem provar as delícias da culinária francesa. Inaugurada a menos de um mês, a filial fica localizada no bairro Moinhos de Vento, em frente ao Parcão, em Porto Alegre.

Inspirada nas lojas de bairro e nos cafés parisienses, a loja é uma mistura de pâtisserie, boulangerie e traiteur (termo francês usado para designar um estilo de negócio de alimentação) onde você encontra uma variedade de produtos para levar pra casa, fazer pic-nics ou mesmo um petit comité bem à la français. E a proposta do local é essa mesmo: fazer o pedido no balcão e levar para casa. 

Ou se preferir tem um espaço interno bem aconchegante com mesas, cadeiras e sofá. E ainda um deck com vista para o parcão e algumas mesinhas com cadeiras na calçada para quem optar por uma refeição ao ar livre.

Como não havíamos almoçado ainda, pedimos o bagel com salmão defumado, pepino japonês, cream cheese, cebola roxa e funcho. Pão fofinho, ingredientes frescos e bem servido. 

E para beber: o chá da casa feito com maçã, canela e especiarias bem geladinho (tem opção quente também).

Cliente assídua que sou, já provei praticamente tudo o que tem no balcão e devo admitir que é difícil escolher só um docinho. Como boa food hunter, provei a novidade do cardápio: a torta de nozes. Feita com massa sablé e creme de melado. Reparem na textura: parece um pudim, só que melhor. 

O próximo é um dos meus preferidos: a cheesecake de frutas vermelhas feito com creme de cheesecake tradicional, base de brownie, coulis de frutas vermelhas e frutas vermelhas frescas. Pelo amor de Deus, que combinação. Com certeza a melhor cheesecake que já comi na vida, sem exageros.

Mais um da minha lista de queridinhos: o mini naked cake. Feito com génoise com farinha de castanha, recheio de creme de chocolate branco com frutas vermelhas e finalizado com frutas frescas. 

Não tem como não ficar bom, não é? E olha só o recheio ostentando frutas vermelhas. Melhor que isso? Só o naked cake em tamanho maior. 

Pensa que acabou? Que nada. Não poderia ir embora sem provar os novos sabores de macarons: amêndoas, café, pistache, chocolate com avelã e chocolate branco com tonka. 

Docinho na medida, ostentando recheio e feito com ingredientes 100% naturais. Impossível dizer qual o melhor. Não devem nadinha para os macarons parisienses.

A conta fechou em mais ou menos R$ 100 para duas pessoas. Impossível não sair satisfeito com essa surra de glicose, né?! E agora quando bater vontade de comer a tradicional baguete, o croissant e o autêntico macaron francês vocês já sabem onde ir.

Vanilla & Louro
Rua Comendador Caminha, 294 - Moinhos de Vento
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3377-8649 
Aceita cartões VISA e Master
www.facebook.com/vanillaelouro

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Alessandra Rech