12/04/2013

Veggie's na Praça: novidade charmosa em HigienópolisSP

Lea Dorf

Adoro conhecer restaurante por acaso. Passar na frente, gostar da cara e entrar. Caminhando na rua da Praça Buenos Aires, perto da minha casa, topei com essa placa na rua. Já quis ver do que se tratava -- se gosto de farejar novidade, quando é no meu bairro, então...

O Veggie's na Praça abriu há menos de um mês. É um vegetariano cool, com uma vista incrível para a copa das árvores da praça, cozinha aberta no meio do espaço e um chef tatuado com pinta de punk comandando um moderno forno combinado alemão. Abre só para o almoço.

O restaurante funciona ao lado de uma área dedicada a exposições de arte, no andar de cima do novo Espaço Buenos Ayres, que reúne lojinhas e um café. A decoração é rústica, e o grande destaque é uma espécie de portão-janela que se abre para a praça.

O chef Rogerio Paes, que trabalhou com Alex Atala no extinto 72, é espirituoso e agitado, fala muito e usa gírias sem parar, tipo um Supla de dolmã. Se você sentar no balcão e puxar assunto, arrisca ficar lá um bom tempo, como foi meu caso. 

O chef contou que trabalhou num restaurante sudanês em Londres, listou as maravilhas do forno combinado (sem deixar de pontuar que "o forno não é dos Jetsons e não trabalha sozinho"). Disse que chef que começa a usar ingredientes industrializados corre o risco de ficar preguiçoso "porque perde o carinho pela comida". Contou ainda que tem três filhos com a esposa vegetariana, e teve que se virar pra criar pratos gostosos dentro do que a família poderia comer.

No menu do Veggie's, há opções de saladas, sanduíches e também pratos do dia, como moqueca de legumes e castanha mais palmito pupunha, riso al salto com molho funghi, lasanha de legumes (com "pouco queijo, tipo participação especial") e strogonoff de cogumelos. Eu fui de veggie burger com batatas spicy. O sanduíche era saboroso, com tomate concassê e pesto, cebola caramelizada e queijo, no pão crocante e quentinho. 

A massa do hambúrguer leva grão de bico, feijão branco e  legumes, e eu gostei porque é cheia de pedacinhos, coisa rara de se ver no Brasil.

Na sobremesa o brigadeiro de colher veio com bonita apresentação mas com textura granulosa, de açúcar cristalizado. O chef, pensativo, disse que tinha armazenado o brigadeiro na geladeira. Pena, porque estava bem gostoso.

De saideira pulei o chá oferecido no cardápio e fui de café de cafeteira dos funcionários, enquanto assistia o chef testar uma berinjela envolta em massa de tempurá no forno combinado.

A conta deu 40 reais, com um suco e o brigadeiro, achei bom. Quando levantei, vi saindo do forno uma porção de riso al salto (um risoto italiano crocante que todo mundo deveria provar) e pedi um pedaço. Valeu a pena.

Um restaurante casual, despretensioso e gostoso, com cardápio que deve evoluir ainda, mas que já começou bem.

Veggie's na Praça
Rua Alagoas, 493 - Higienópolis
São Paulo/SP
Fone: (11) 3666-9041


Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Lea Dorf