09/07/2018

Viajamos para aprender como se faz o ingrediente principal de alguns dos nossos pratos favoritos RS

Destemperados

A gente já te passou receita de pizza e de pão, mas resolvemos ir um pouquinho mais longe nessa de entender o que comemos. Nós levamos uma galera a Antônio Prado, que fica no Nordeste do RS e é considerada a cidade mais italiana do Brasil. A missão: conhecer a fábrica do Moinho do Nordeste, que produz a farinha dos pães, bolos, massas e pizzas de vários dos nossos lugares favoritos.


O café da manhã na Casa Destemperados, antes da saída, foi todo feito com ingredientes da Nordeste 

Na fábrica, vimos as máquinas que produzem mais de meia tonelada de farinha e mistura para bolo todo dia. A empresa importou tecnologia da suíça pra chegar nessa produção gigantesca sem perder qualidade, que é prioridade na empresa. Eles têm até um laboratório pra ver se tá tudo certinho com o teor de proteína e de amido, por exemplo. 

Os grãos que passam nesses testes são moídos e peneirados até ficar só a farinha, que ainda vai ter que passar pela prova final: a do padeiro. Isso mesmo, pra ter certeza que a farinha ficou boa, a Nordeste faz pães e bolos na cozinha experimental da fábrica.


Além dos testes científicos, a farinha tem que crescer e virar pão antes de ir pra prateleira

E a história da empresa se mistura com a da cidade e tá toda contada em uma exposição na Casa Nordeste, que foi criada também pra ser um espaço de convivência. 


Detalhes da Casa Nordeste 

Além de conhecer todos os passos da produção, ainda deu tempo de fazer um tour por essa cidadezinha linda, cheia de história.


A casa Grazzana e a Igreja Sagrado Coração de Jesus, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

E fomos embora com esse kit lindo da Nordeste na mochila, e morrendo de vontade de voltar.  

Quer saber mais sobre a Moinho do Nordeste? Tem mais informações no InstagramFacebook e no site.

*Conteúdo publicitário feito por Destemperados para Moinho do Nordeste