16/09/2019

7 dicas para fazer um bom churrasco em casa

Destemperados

Todo gaúcho sabe fazer churrasco, certo? De fato, a cultura do assado em família é uma marca da nossa gente, mas algumas dicas simples podem elevar a outro patamar a experiência de uma confraternização caseira em torno do fogo e da carne. Por isso convidamos Bebeto Majó de Oliveira, mestre assador e proprietário do tradicional restaurante de parrilla Fazenda Barbanegra, para nos contar o quais são os seus segredos na hora de preparar um bom churrasco para a sua família e seus amigos.

Foto: Omar Freitas

1. LIMITE O NÚMERO DE CORTES

É uma tentação oferecer a famosa churrascada com cortes variados. Mas fartura não significa, necessariamente, uma boa experiência. Os cortes têm diferentes tempos de cozimento, técnicas distintas e, quando diversificamos muito, podemos enfrentar dificuldades em acertar os pontos. E pior: há ainda o risco de um corte fazer mais sucesso do que o outro e você não ter mais peças para servir. Nossa sugestão é escolher apenas duas opções de carne, uma com osso e outra sem. Não esqueça de variar nas entradas: linguiças, queijo, pães etc.

2. NÃO DEIXE OS CONVIDADOS COM FOME

Com a quantia de um corte com osso e outro sem, além das entradas, você consegue uma margem para receber bem também aqueles que esqueceram de confirmar presença. Se sobrar, não tem problema: garante o carreteiro no jantar e mais algumas receitas deliciosas. 

3. CUIDADO COM A PROCEDÊNCIA

É muito importante prestar atenção na origem da carne que você está comprando, principalmente quando a ideia é preparar um churrasco para muitas pessoas. Compre sempre produtos de frigoríficos inspecionados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) e pela Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA). Uma boa dica é apostar em raças britânicas, que recebem grandes elogios de quem entende do assunto.

4. TENHA ESPETOS SUFICIENTES E FACAS DE QUALIDADE

Se o churrasco for preparado na churrasqueira, é bom ter atenção ao número de espetos. Mas o mais importante é ter uma boa faca, bem afiada. Além disso, uma pinça para retirar a carne da grelha, caso seja essa a opção do churrasqueiro, tábua e garfo para cortar a carne e gamela para servir. Um avental para o churrasqueiro também sempre vai bem.

5. PREPARE UM FOGO ECOLÓGICO

Não descarte as cinzas do churrasco do último final de semana! Essa é a dica principal. São elas que vão garantir um fogo duradouro e ecológico na sua casa. Vamos ao passo a passo: coloque uma quantidade boa de carvão e, depois do fogo feito, cubra-o com as cinzas. Você vai ter a sensação de que o fogo apagou, mas não, pelo contrário. Com essa técnica, é possível abrir fendas no carvão e direcionar o fogo no local específico. Assim, ficará aceso por várias horas seguidas e reduzirá o calor para o assador.

6. SAL E MAIS NADA PARA TEMPERAR

Bebeto tem uma técnica que é a aplicada em seu restaurante, mas não há regras para isso, nem certo ou errado. Primeiro, as carnes são temperadas apenas com um ingrediente: sal. Mais nada. Na opinião do assador, isso preserva o sabor da estrela do churrasco, que é a carne. Outra questão importante: peças individuais, porcionadas, de até 600g, são temperadas com sal fino, ou sal parrillero, depois de a carne estar pronta. Peças grandes, com mais de 1kg, são temperadas com sal grosso e antes de irem para brasa.

7. FAÇA TODA A REFEIÇÃO NA CHURRASQUEIRA

Um dos privilégios que o churrasco nos dá é a reunião de pessoas, a conversa, a troca. Mas, muitas vezes, essa experiência fica prejudicada pela divisão clássica de carnes na churrasqueira e salada e sobremesa na cozinha. Esqueça isso! Uma refeição toda feita na churrasqueira ou na parrilla tem o seu valor. Escolha acompanhamentos que possam ser preparados na brasa. Legumes grelhados ou tubérculos envoltos no papel-alumínio vão muito bem. Tente também preparar uma sobremesa: frutas grelhadas com sorvete, queijo assado na brasa com goiabada ou panquecas com doce de leite vão fazer sucesso.

SAIBA MAIS

Se você quer mais dicas, acesse o canal no YouTube do Bebeto pelo link youtube.com/fazendabarbanegra.
 

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: