09/10/2018

Currywurst com Heinz: os segredos da receita com o chef da Oktoberfest

Destemperados

Considerada uma das comidas de rua mais consumidas na Alemanha, o currywurst é um petisco feito com salsicha assada e um molho à base de ketchup, barbecue e curry. Um dos responsáveis por trazer a receita para o Brasil, o chef alemão Heiko Grabolle destaca que a qualidade dos ingredientes é fundamental para o sucesso do prato. Por isso, ele recomenda que se utilize embutidos com boa procedência e o ketchup da Heinz, que é feito com todo o cuidado, com tomates frescos e sem nenhum conservante.

Grabolle vai preparar o currywurst e outras receitas típicas da Alemanha na Oktoberfest de Blumenau (SC), que vai até o dia 21 de outubro. Para deixar o prato ainda melhor, neste ano a Heinz vai ter um espaço no evento, oferecendo o produto que ganhou fama por ter 100% dos seus ingredientes naturais. 

Aí abaixo, as dicas do chef para preparar um currywurst e saborear com uma cervejinha gelada.



Para fazer uma porção, você vai precisar de:
- 4 colheres (sopa) de ketchup Heinz  
- 1 colher (sopa) de molho barbecue Heinz
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate Heinz
- 1 unidade de salsicha

- 1 cebola cortada em tiras finas
- 1 ramo de alecrim
- 2 folhas de louro
- 30 g de manteiga
- 250 ml de caldo de carne
- 1 colher (chá) de molho inglês
- 1 colher (chá) de curry
- Óleo

Modo de preparo:

1. Comece refogando a cebola na manteiga, juntamente com o alecrim e a folha de louro.
2. Em seguida, acrescente o extrato de tomate Heinz e mexa bastante.
3. Deglace a mistura com o caldo de carne e acrescente as medidas de ketchup e molho barbecue Heinz, molho inglês e uma pitada de curry.
4. Deixe ferver por 10 minutos e peneire.
5. Em uma frigideira, doure as salsichas.
6. Corte em rodelas e sirva em um prato coberto com o molho. Não esqueça de salpicar um pouquinho de curry sobre as salsichas, fica uma delícia.


Para que você conheça um pouco mais do simpático chef Heiko Grabolle, fizemos algumas perguntas:

Como é ser um chef alemão no Brasil?
O brasileiro é um povo curioso e que gosta de descobrir novos sabores, no entanto, noto certa resistência em provar comida alemã em função da diferença que existe nos hábitos alimentares de cada cultura. Quando comecei a cozinhar no Brasil, havia muito preconceito em experimentar pratos que levassem salsicha, que são uma grande tradição alemã. Por esta razão, tenho o cuidado de sempre utilizar embutidos de alta qualidade, produzidos de forma artesanal. Quero fazer com que as pessoas percam este preconceito.

Quem provar a comida do Chef Heiko vai encontrar o que?
Uma comida com sabores autênticos, bons temperos, por exemplo, e acima de tudo, com tradição.

Que dicas você dá para quem quer preparar o currywurst em casa?
A estrela do currywurst é a salsicha. Por isso, é essencial que seja usada um embutido de boa qualidade. Na Alemanha, a receita é tradicionalmente feita com salsicha branca, mas também é possível usar outros tipos, como a vermelha. Outra dica é assar a salsicha lentamente em uma chapa ou frigideira grande, virando para que todos os lados fiquem levemente tostados. Por último, o molho: é importante dosar para que o sabor dos molhos a base de tomate se sobressaiam aos demais ingredientes, e que o ketchup e o barbecue sejam excelentes.
 

***

Se você quiser provar o autêntico currywurst preparado pelo chef Heiko Grabolle, não deixe de visitar a Oktoberfest Blumenau 2018, que acontece até o dia 21 de outubro, em Blumenau (SC). Visite também a Barraca da Heinz no evento, de quinta a sabado, das 20h às 21h30.

***
Produzido por Destemperados para Kraft Heinz.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: