03/04/2020

Sobrou comida? Confira algumas receitas para reaproveitar

Antonella Nery

Cerca de um terço dos alimentos produzidos no Planeta são desperdiçados a cada ano, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Isso significa que, do plantio à mesa das famílias, 1,3 bilhão de tonelada de comida têm o mesmo destino: o lixo. Quem nunca ouviu a típica frase em casa “é melhor sobrar do que faltar”?

O que não enxergamos é que 795 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo, sendo que 3,4 milhões são brasileiras. Além disso, essa cultura da abundância e dos excessos influi nos recursos naturais, processo de produção, descarte, mão de obra, água, energia e emissão de gás carbônico.

O desperdício é um problema real e gravíssimo, que precisamos como população agir urgentemente. Se cada um fizer sua parte já é um início, principalmente nesses momentos de quarentena, onde estamos mais conectados com nossa casa e nossa cozinha. É hora de aprender a reinventar. Por isso, vamos te dar algumas dicas e sugestões de como criar novas delícias com o que sobrou das refeições anteriores.

Leia também
Iniciativas solidárias da gastronomia frente ao Covid-19
10 maneiras de aprender a cozinhar sem sair de casa

A COSTELA DO CHURRAS PODE VIRAR UM NHOQUE COM MOLHO AO VINHO
Ingredientes:
Sobras da costela cozida
6 batatas médias
1 xícara de farinha
Sal a gosto
Alho
Cebola
Tomate
1 taça de vinho tinto

Modo de preparo:
Para o nhoque, cozinhe em uma panela as batatas até que fiquem macias por dentro. Descasque as batatas e passe-as pelo espremedor ainda quentes. Disponha as batatas amassadas em uma tigela e, aos poucos, vá acrescentando a farinha. Enquanto isso, misture com as mãos. Tempere com sal e misture mais um pouco. Disponha a massa sobre uma mesa enfarinhada e comece a fazer rolinhos compridos. Corte os nhoques com mais ou menos 2 centímetros de largura. Em uma panela média com água fervente e temperada com sal, leve os nhoques para cozinhar. Quando subirem, é porque estão prontos. Retire-os da água quente e coloque-os em um escorredor. Para o molho, separe apenas a carne da costela (tirar o osso e gordura, que a dica é guardar para o feijão). Refoga alho e cebola em um pouco de olho. Entra com a carne pra dar aquela fritadinha. Adiciona uma taça de vinho tinto e deixa evaporar 3min. Acrescenta molho vermelho ou tomate pellatti. Testa o sal e deixa ferver pelo menos 30min.

A COSTELA TAMBÉM PODE VIRAR RECHEIO DO PASTEL FRITO

Ingredientes:

Costela assada e picada
Queijo muçarela
1 pacote de massa de pastel
1 cebola picada
1 dente de alho picado
3 ovos cozidos picados
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela média, refogue o alho e a cebola em um fio de azeite de oliva. Acrescente a carne e o queijo para aquecer. Se preferir, finalize com tempero verde e deixe esfriar. Adicione os ovos picados e acerte o tempero com sal e pimenta. Em uma superfície lisa, abra e recheie a massa dos pastéis, fechando-os em formato de meia-lua com a ajuda de um garfo para que o recheio não escape. Em uma panela média, esquente óleo na quantidade suficiente para fritar por imersão. Frite os pastéis, de dois em dois, até que fiquem dourados. Reserve em uma vasilha coberta com papel-toalha para escorrer. Sirva ainda quente.

OU UM ESCONDIDINHO

Ingredientes:
1kg de aipim
2 colheres (sopa) de manteiga
300g de costela desfiada
200g de queijo parmesão ralado
Sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva.

Modo de preparo:
Cozinhe o aipim em água fervente. Quando ele estiver pronto, amasse com o auxílio de um garfo. Adicione a manteiga e misture mais um pouco, formando um purê. Tempere o purê com sal e pimenta. Em um refratário untado com azeite de oliva, coloque o purê e, por cima deste, coloque a costela desfiada, o queijo parmesão ralado e mais uma camada de purê. Cubra com queijo parmesão e leve ao forno a 180 graus por 20min para gratinar. Retire do forno e sirva.

Leia também
Iniciativas solidárias da gastronomia frente ao Covid-19
10 maneiras de aprender a cozinhar sem sair de casa

A ALCATRA, CONTRAFILÉ OU PATINHO PODEM VIRAR UM PICADINHO 

Ingredientes:
500g de carne assada picadinha na faca
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
3 tomates picados
1 colher (sopa) de extrato de tomate
Sal, pimenta e temperinho verde a gosto

Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho numa frigideira. Acrescente a carne para que esquente e fique douradinha. Refogue mais um pouco. Coloque o extrato de tomate e os tomates. Mexa até que se desmanchem formando um molho. Desligue o fogo. Corrija o tempero com sal e pimenta. Finalize com temperinho verde.
A dica é servir com arroz e ovo frito.

A ALCATRA TAMBÉM PODE VIRAR UM ARROZ DE CARRETEIRO

Ingredientes: 
600g de alcatra
200g de linguicinha calabresa
2 e 1/2 xícaras arroz parabolizado
1/2 pimentão vermelho em cubos
1/2 pimentão verde em cubos
1/2 pimentão amarelo em cubos
3 colheres (sopa) extrato de tomate
1/2 cebola
1 dente de alho
1/2 colher (sopa) de azeite
Sal, pimenta-do-reino e cebolinha para decorar

Modo de preparo:
Pique o alho e a cebola e refogue com uma colher de azeite por três minutos. Em seguida, junte a alcatra picada, mexendo bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Depois de formar um caldo da carne, acrescente os pimentões picados e a calabresa picada. Coloque o arroz na panela e adicione água até cobrí-lo. Junte o extrato de tomate e misture bem. Deixe cozinhar com a panela tampada por 30 minutos. Decore com cebolinha e sirva em seguida.

A PICANHA PODE VIRAR UM SANDUBA COM QUEIJO E ABACAXIIngredientes:
Picanha assada
1 abacaxi
Queijo mussarela
Pão francês
Manteiga a gosto

Modo de preparo:
Retire a coroa, a base e a casca do abacaxi. Com cuidado, remova as partes escurinhas mais profundas da superfície do abacaxi. Fatie como bifes da picanha com um pouco mais de 0,5cm de espessura. Aqueça uma frigideira de fundo grosso em fogo médio. Quando estiver quente, coloque duas fatias de abacaxi e, em seguida, cerca de uma colher de café de manteiga. Deixe as fatias grelharem de um lado, vire e grelhe do outro. Repita essa operação com todo o abacaxi, cuidando para baixar o fogo sempre que estiver pegando cor muito rápido. Reserve os abacaxis em um prato. Aqueça na panela as fatias da picanha e cubra com fatias de queijo para irem derretendo. Abra cada pão e passe manteiga na parte de baixo de cada um deles. Coloque uma fatia de picanha com queijo e, por cima, uma fatia de abacaxi. Caso necessário, corte a fatia ao meio e arrume toda ela sobre a fatia de picanha.

E A CARNE DO CHURRASCO TAMBÉM PODE VIRAR UMA LASANHA (receita no Gshow)

Ingredientes:
500 gramas carne de churrasco
3 latas tomate sem pele e sem semente
2 dentes de alho
1 cebola roxa
1/2 taça vinho tinto
1 pimenta dedo de moça
Massa de lasanha
Queijo

Modo de preparo:
Refogue o alho e a cebola junto com a pimenta. Acrescente a carne e deixar cozinhar com o vinho por alguns minutos, para, então, colocar o tomate. Não é preciso adicionar sal, pois a carne já foi salgada no churrasco. Outros temperos e ervas, a gosto. Deixe cozinhar com a panela fechada por cerca de 40 minutos, até ficar bem encorpado. Então, está pronto o molho. Coloque um pouco do molho no fundo da travessa. Por cima, coloque a massa e então um pouco de queijo. Acima, outra camada de massa, o molho e o queijo. A dica da Lela é preencher todos os espaços com o queijo, mas continuar enxergando o molho que está embaixo, para o prato não ficar tão pesado. Coloque a lasanha no forno por cerca de 20 min e depois é só saborear!

OU UM RISOTO DE MORANGAIngredientes:
400g de arroz de risoto (carnaroli ou arbório)
1 xícara (chá) de vinho branco
2l de caldo de carne
1 cebola picada
150g de carne de churrasco
100g de moranga cabotiá cortada em cubos pequenos e pré cozida
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Sal, pimenta-do-reino, salsinha a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela, use um fio de azeite e metade da cebola para refogar a carne. Reserve. Em outra panela, coloque 1 colher (sopa) de manteiga e um fio de azeite. Refogue a outra metade da cebola, junte o arroz e refogue mais um pouco. Acrescente o vinho e deixe cozinhar até ele evaporar. Adicione o caldo aos poucos, mexendo sempre. Quando o arroz estiver pronto, junte a carne, a moranga e misture. Acrescente manteiga, sal e pimenta. Salpique salsinha e sirva.

Leia também
Iniciativas solidárias da gastronomia frente ao Covid-19
10 maneiras de aprender a cozinhar sem sair de casa

OU ATÉ ALMÔNDEGAS

Ingredientes:
500g de carne de churrasco
1 pão francês dormido
1/2 copo de leite
1 ovo
Sal a gosto, noz-moscada
1 xícara de farinha de trigo

Modo de preparo:
Em um processador, bata a carne que sobrou do churrasco. Reserve. Em uma tigela, esfarele o pão e umedeça-o com o leite. Na mesma tigela, adicione a carne e o ovo. Misture bem até formar uma massa. Tempere com sal e noz-moscada a gosto. Faça bolinhas com a massa, passe-as na farinha de trigo e frite-as em óleo bem quente. Retire do fogo, escorra o óleo e sirva.

A CARNE DE PORCO PODE VIRAR MOLHO DA MASSA FARFALLE
Ingredientes:

250g de farfalle
Azeite de oliva
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 pimenta dedo-de-moça
100g de bacon cortado em cubinhos
300g de carne de porco desfiada ou cortada em cubinhos
2 latas de tomate pelado
1/2 xícara de temperinho verde

Modo de preparo:
Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem. Reserve. Em uma panela, refogue a cebola e o alho com um fio de azeite de oliva. Acrescente a pimenta picadinha, o bacon e a carne de porco que sobrou do churrasco. Refogue por mais cinco minutos para que os sabores se misturem e o defumado da carne fique ainda mais marcante. Adicione as latas de tomate pelado desmanchando-os com uma colher. Deixe cozinhar por 20 minutos. Ajuste o sal, se necessário. Lembre-se de que as carnes já estão salgadas por causa do preparo anterior. Misture a massa ao molho com carne de porco e finalize com o temperinho verde. Sirva.

A ABÓBORA ASSADA PODE VIRAR UM PURÊ
Ingredientes:
Abóboras cozidas
Leite
Manteiga a gosto
Pitada de sal e noz-moscada

Modo de preparo:
Refogue um pouco as abóboras assadas em uma panela. Em uma tigela, acrescente leite e manteiga. Com um garfo esmague tudo até ficar na consistência desejada. Acerte o sal e se gostar pode ralar um pouco de noz moscada. Sirva com o que preferir. 

A CARNE MOÍDA PODE VIRAR UM ESCONDIDINHO

Ingredientes:
500g de carne-moída
2 colheres (sopa) de manteiga
1kg de batata-doce
1/2 copo americano de leite
Sal, pimenta e orégano
1 pacote de 50g de queijo parmesão ralado e noz-moscada

Modo de preparo:
Para o purê de batata-doce: descasque as batatas, corte em cubos e leve para cozinhar com água até ficarem macias. Amasse as batatas, vá adicionando o leite e a manteiga até formar um purê e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Em um refratário, coloque uma camada fina de do purê, toda a carne moída e o restante do purê. Polvilhe o parmesão ralado, o orégano e leve para assar a 200° por aproximadamente 15 minutos ou até ficar bem douradinho.

A CARNE MOÍDA TAMBÉM PODE VIRAR UM BURACO QUENTE
Ingredientes:

Carne moída
Pão francês
Parmesão a gosto

Modo de preparo:
Corte as pontas dos pães e retire o miolo. Recheie os pães com a carne moída. Polvilhe o parmesão a gosto. Em uma assadeira, leve ao forno preaquecido em 180 graus por cerca de 15 minutos. Se preferir, você pode servir com ovo cozido e azeitonas.

Leia também
Iniciativas solidárias da gastronomia frente ao Covid-19
10 maneiras de aprender a cozinhar sem sair de casa

A LINGUIÇA PODE SER O MOLHO DA PENNE AO GORGONZOLA

Ingredientes:

500g de massa tipo penne
150g de molho branco pronto
200g de salsichão assado
1/2 cebola picada
100g de gorgonzola
Sal e pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de óleo

Modo de preparo:
Refogue o salsichão em uma panela com óleo. Adicione o molho branco e o gorgonzola. Verifique o tempero. Reserve. Cozinhe a massa conforme as instruções do pacote. Para servir, coloque o molho sobre a massa.

A LINGUIÇA TAMBÉM PODE VIRAR RECHEIO DA BATATA

Ingredientes: 
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho picados
1/2 cebola picada
1 xícara de linguicinha assada picadinha
Temperinho verde a gosto
3 colheres (sopa) de requeijão
2 batatas-doce pequenas
Queijo parmesão ralado
Sal e pimenta 

Modo de preparo:
Aqueça a metade do azeite e doure o alho e a cebola. Acrescente a linguiça, o temperinho verde e deixe dourar. Misture o requeijão e reserve. Regue a batata com azeite, tempere com sal e pimenta, envolva em papel alumínio e asse por 30 minutos a 180° (ou até o garfo penetrar com facilidade). Faça um corte na batata-doce, retire um pouco da polpa, misture no recheio de linguicinha. Recheie as batatas, polvilhe o parmesão e leve ao forno para gratinar por 10 minutos.

OU UMA FAROFA

Ingredientes:
Sobras de linguiça cortadas em rodelas finas
500g de farinha de mandioca
2 colheres (chá) de manteiga
1 fio de azeite
1 cebola picada
1 colher (chá) de colorau
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Em uma frigideira, refogue a cebola e a linguiça em um fio de azeite. Adicione a manteiga e o colorau, misturando bem. Acrescente a farinha de mandioca e misture com cuidado. Tempere com sal e pimenta a gosto.

O ARROZ PODE VIRAR UMA POLENTA MOLE

Ingredientes:

Arroz branco
Caldo de legumes
Manteiga

Modo de preparo:
Bata o arroz no liquidificador. Se necessário, adicione mais um pouco de caldo de legumes. Coloque o arroz batido na panela e adicione a manteiga. Mexa até ficar em ponto de polenta mole. Sirva com o molho de sua preferência. O da foto é de ossobuco.

OU UM BOLINHO FRITO (do blog Diga Maria)

Ingredientes: 
4 xícaras de arroz bem cozido
4 ovos médios
1/2 xícara de farinha de mandioca
1/4 xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara de salsinha picada
1 xícara de cebolinha picada
1/2 xícara de leite ou menos (se os ovos forem grandes)
1 pitada de sal e de pimenta-do-reino
1/2 litro de óleo para fritar

Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque o arroz, os ovos, as farinhas, o queijo, o fermento, a salsinha e a cebolinha. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino e misture bem. Acrescente aos poucos o leite até ter liga. Molde os bolinhos com as mãos e reserve. Aqueça o óleo em uma frigideira alta e frite os bolinhos até dourarem. Retire com uma escumadeira, escorra bem em papel-toalha e sirva em seguida, sozinhos ou com acompanhados por um chutney.

O ARROZ TAMBÉM PODE VIRAR UM CREMOSO DE FRANGO

Ingredientes:
2 xícaras de arroz cozido
1 peito de frango cortado em iscas
Azeite de oliva
1 dente de alho picado
1/2 xícara de vinagre de maçã
Sal e pimenta
3 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola picada
1/2 pimentão vermelho picado
1/2 pimentão amarelo picado
1/2 xícara de vinho branco
2 colheres (chá) de colorau (especiarias vermelhas)
1 xícara de requeijão
Temperinho verde a gosto

Modo de preparo:
Tempere as iscas de frango com sal, pimenta, um fio de azeite, alho, vinagre e deixe marinando por 20 minutos. Numa panela quente, vá fritando na manteiga as iscas de frango pouco à pouco, para não juntar água e para dourar bem. Reserve as iscas. Na mesma panela, refogue a cebola e os pimentões até ficar bem douradinho. Acrescente o vinho, deixe evaporar e em seguida o colorau, para criar um caldo. Coloque novamente o frango e misture bem. Acrescente o arroz já cozido, o requeijão, uma pitada de sal e pimenta e finalize com temperinho verde e um fio de azeite de oliva.

Leia também
Iniciativas solidárias da gastronomia frente ao Covid-19
10 maneiras de aprender a cozinhar sem sair de casa

O FEIJÃO PODE VIRAR UM TUTU 

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de feijão carioca cozido
1 cebola picada
100g de bacon picado
3 dentes de alho picado
1 xícara (chá) de tempero verde picado
1 gomo de linguiça calabresa cortada em rodelas
Farinha de mandioca
Orégano, sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Em uma frigideira grande, frite a cebola, o alho, o bacon e a linguiça. Junte o feijão já cozido, o sal, a pimenta, o orégano e o tempero verde. Por fim, adicione a farinha até dar o ponto desejado, mais cremoso ou mais seco.
Nossa dica é servi-lo com arroz e uma bisteca de porco.

AS BANANAS MADURAS DEMAIS PODEM VIRAR UM BOLO INVERTIDO

Ingredientes:
2 ovos
4 xícaras de açúcar
4 bananas
Uma pitada de canela em pó
4 ovos com gema e clara separadas
200g de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
360 ml de leite morno

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180°. Caramelize a metade de açúcar em uma fôrma e coloque as bananas com canela em cima do açúcar. Bata as claras em neve e em seguida bata as gemas com o açúcar até que fique esbranquiçado. Aos poucos acrescente a manteiga, depois a farinha e por último o chocolate com o leite. Misture devagar as claras em neve à massa. Cubra as bananas com a massa e asse por 35 minutos. Desenforme o bolo ainda morno para conseguir desgrudar da forma e sirva.

O GRÃO DE BICO PODE VIRAR DIFERENTES PASTINHAS

Ingredientes:

300g de grão-de-bico
1 limão
1 dente de alho
3 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo:
Deixe o grão-de-bico de molho na noite anterior. Escorra, cubra com um litro de água e cozinhe até ficar macio. Reserve 1 xícara da água do cozimento, escorra e coloque no liquidificador com o suco do limão, o alho, o azeite, o sal e a pimenta. Bata e, se necessário, agregue a água do cozimento aos poucos para ficar homogêneo. Para virar um hommus adicione 100g de tahine (pasta de gergelim); Para virar uma pasta de azeitonas adicione uma xícara de azeitonas pretas e não use sal, pois as azeitonas já são salgadas; e para uma pasta de salsa e cebolinha acrescente uma xícara de salsa e cebolinha verde picadas na hora de bater.

O PÃO PODE VIRAR UMA LASANHA
Ingredientes:
1 pacote de pão de forma com ou sem cascal
500g de queijo muçarela
500g de presunto
1/5 litro de leite
1 pote de requeijão
1 lata de creme de leite
3 tomates picados
1 dente de alho picado
1 cebola picada
Azeite de oliva
Queijo parmesão ralado para polvilhar
Orégano, sal e pimenta

Modo de preparo:
Em uma panela média, refogue o alho e a cebola em um fio de azeite de oliva. Acrescente os tomates, misture e deixe-os desmanchar e cozinhar até que o molho fique espesso. Em uma vasilha, misture o leite com o creme de leite e o requeijão. Forre um refratário com um pouco da mistura de leite. Em seguida, acrescente uma camada de pão e cubra com o molho de tomate. Adicione duas camadas extras: uma de queijo e outra de presunto. Repita esse processo até completar o refratário. Finalize com a mistura de leite, polvilhe queijo parmesão ralado e orégano. Leve para gratinar em forno preaquecido em 180 graus. Retire quando a lasanha estiver dourada.

Leia também
Iniciativas solidárias da gastronomia frente ao Covid-19
10 maneiras de aprender a cozinhar sem sair de casa

O PÃO TAMBÉM PODE VIRAR BRUSCHETTAS DE GORGONZOLA E CEBOLA

Ingredientes:
16 fatias de pão tipo baguete
200g de queijo gorgonzola cortado em cubos
2 cebolas médias fatiadas
50g de açúcar
30g de manteiga sem sal
Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo:
Aqueça uma frigideira com a manteiga e refogue as fatias de cebola. Assim que murcharem tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve. Na mesma frigideira, derreta o açúcar e faça um caramelo claro. Junte a cebola à mistura e mexa bem. Corte o pão em fatias, leve ao forno por 2min a 180 graus. Em seguida, coloque o queijo gorgonzola no pão e a cebola já caramelada. Leve ao forno para derreter.

O RISOTO PODE VIRAR UM BOLINHO FRITO (FAMOSO ARANCINI)

Ingredientes:
Risoto
2 ovos ligeiramente batidos
1/3 xícara (chá) de farinha de rosca
200g de muçarela cortada em cubos

Modo de preparo:
Com a ajuda de uma colher de sopa, pegue o risoto frio e o abra na palma da mão. Coloque um cubinho de queijo muçarela e enrole no formato de bolinho. Para empanar: passe os bolinhos nos ovos ligeiramente batidos e depois na farinha de rosca. Frite os bolinhos em uma frigideira com óleo, até que fiquem bem dourados. Escorra os bolinhos e sirva.

O LEITE TALHADO PODE VIRAR DOCE DE LEITE

Ingredientes: 

2l de leite integral
1 colher (chá) de essência de baunilha
450g de açúcar
1 colher (café) de bicarbonato de sódio

Modo de preparo:
Em uma panela, ferva o leite com o açúcar, mexendo sempre. Acrescente a baunilha ainda em fogo baixo. Continue mexendo sempre para não grudar na panela. Adicione o bicarbonato e mexa por 2h ou até atingir a cor e a textura desejada. Adicione o bicarbonato e mexa por 2h ou até atingir a cor e a textura desejada. Retire da panela e deixe esfriar.

O AIPIM COZIDO PODE VIRAR UMA TORTA COM BACON

Ingredientes:
1 xícara de bacon picado
3 xícaras de aipim cozido e amassado
Sal e pimenta, temperinho verde a gosto
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado 

Modo de preparo:
Numa frigideira, refogue bem o bacon em fogo baixo até ficar douradinho, retire a gordura e reserve. Tempere o aipim com sal e pimenta e misture com o bacon frito, o temperinho verde e o parmesão. Coloque a massa de aipim na frigideira e mantenha em fogo médio até dourar. Vire, doure bem o outro lado e sirva.

Leia também
Iniciativas solidárias da gastronomia frente ao Covid-19
10 maneiras de aprender a cozinhar sem sair de casa

OS LEGUMES COZIDOS PODEM VIRAR PARTE DA MASSA
Ingredientes: 

2 cenouras cortadas
1 prato de brócolis
2 abobrinhas cortadas
2 berinjelas cortadas
1 pacote de massa integral
Sal e pimenta a gosto
Azeite de oliva
Tempero verde a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão al dente segundo as informações da embalagem e reserve. Aqueça os legumes em uma panela média com azeite de oliva. Corrija o tempero com pimenta a gosto. Misture os legumes cozidos à massa e sirva com tempero verde.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Antonella Nery