16/11/2018

10 benefícios e curiosidades do arroz

Destemperados

Não importa a forma de preparo, o arroz já é marca registrada na maioria das mesas e dos paladares. Descobrimos algumas coisas que você pode achar interessantes. Abaixo, alguns benefícios e curiosidades sobre esse cereal.



1. Pesquisas comprovam que o arroz auxilia no controle da glicose sanguínea e na redução dos lipídios séricos e da pressão arterial. Previne quadros crônicos, como diabetes e doenças cardiovasculares.

2. O arroz não precisa, necessariamente, ser lavado. A partir do processo de descascagem, ninguém mais toca nele. Inclusive, é colocado nas embalagens mecanicamente.

3. Existem muitos tipos de arroz. Por isso, é importante você estar atento ao que deseja. Há grãos com menor índice glicêmico, indicados para auxiliar na prevenção e no controle do diabetes, por exemplo.

4. O arroz branco, o mais tradicional, é o que tem menos nutrientes comparado aos outros. Preste atenção: ele apresenta menor valor nutricional do que os demais. Mas, isso não significa que ele não ofereça benefícios.

5. Além de versátil no prato, também é versátil no campo. O cereal é de ampla adaptabilidade e habilidade de produção nas mais variadas regiões. O Rio Grande do Sul é o Estado que mais produz o alimento em todo o Brasil.

6. O arroz fornece energia para todas as células do seu corpo. Isso porque ele é rico em carboidratos complexos (amido).

7. Arroz e feijão? Graças aos aminoácidos essenciais da dupla, a combinação é uma potência de nutrientes.

8. Se você tem hipersensibilidade ao glúten e se pergunta o que pode incluir na sua dieta, aposte no arroz. Ele não contém essa substância.

9. Sobre o parboilizado e integral parboilizado: devido à maior concentração de fibras, eles apresentam menor risco para o desenvolvimento de doenças coronarianas e de hipertensão. Auxiliam na redução do peso corporal por favorecer o funcionamento do intestino e proporcionar sensação de saciedade.

10. Quer mais? Esses tipos parboilizados também são prebióticos. Ou seja, ricos em amido resistente, permitindo uma digestão lenta, gradual e sem picos de insulina, ideal para os diabéticos.

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