22/08/2019

10 perguntas para a chef Roberta Sudbrack

Victoria Campos

Para celebrar o novo momento do Destemperados, conversamos com a chef gaúcha sobre o futuro e as tendências para o cenário gastronômico estadual e brasileiro. Roberta acompanhou o surgimento da plataforma e sempre manteve uma relação próxima

SUDBRACK E DESTEMPERADOS
Roberta Sudbrack é uma chef de cozinha gaúcha que conquistou reconhecimento mundo a fora. Em 2015, foi eleita a melhor chef mulher da América Latina pela revista inglesa Restaurant, além de ter comandado cozinhas importantes, como a do Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República do Brasil. A história dela se mistura com a do Destemperados. Há 12 anos, a cozinheira acompanhou o nascimento da plataforma de gastronomia de pertinho, e até hoje está por dentro de tudo o que rola por aqui. Atualmente, ela comanda seus próprios restaurantes: Da Roberta e Sud, o Pássaro Verde, ambos no Rio de Janeiro.

Como você avalia o cenário gastronômico atual comparado ao de 10 anos atrás?
Absurdamente diferente e evoluído. Talvez, até um pouco exagerado no quesito televisão, com muitos programas e imagens de glamour – quando a realidade, na verdade, não é nada disso. Mas o que não mata, engorda. Então, no final, tudo ajuda a movimentar o cenário e a incentivar o crescimento da gastronomia.

BAIXE AGORA:
Destemperados lança app com conteúdo exclusivo sobre gastronomia

Você vê algum movimento que esteja ganhando corpo e seja a próxima tendência para os restaurantes brasileiros?
Voltar ao essencial. Tudo foi um pouco demais. Faz parte e fez bem. Mas, agora, há uma necessidade de olhar para trás e de se reencontrar com a essência e de rever a maneira de pensar e de expressar a forma.

De que maneira as pessoas estão consumindo gastronomia atualmente?
Todos estão muito mais preocupados com o conteúdo do que com a forma. Há que repensar, simplificar e reconectar. A essência voltou a ser o ingrediente mais raro.

Você acredita que as pessoas sempre dedicaram essa atenção à gastronomia ou isso é algo que surgiu recentemente?
O ato de comer faz parte da vida e da cultura dos povos. Está impresso em nossa linguagem, no nosso jeito de se expressar e de ser. Podemos dizer que houve um boom relacionado ao assunto nos últimos anos, sim. Mas a verdade é que comer é, além de uma coisa fundamental, uma das maiores diversões. Faz parte da vida da gente. De um jeito ou de outro, sempre encontramos uma forma de comer e de se divertir.

Como a gastronomia do Rio Grande do Sul é vista fora do Estado?
Como uma gastronomia muito conectada com a sua cultura e com os seus costumes. Que nunca virou as costas para a tradição, apesar da modernização. Uma gastronomia extremamente afetiva e agregadora. Uma das mais lindas do mundo.

BAIXE AGORA:
Destemperados lança app com conteúdo exclusivo sobre gastronomia

O Rio Grande do Sul cresceu em termos de oferta de restaurantes? Como você avalia o cenário estadual?
Apesar de uma gaúcha com pedigree, não tenho todo esse conhecimento sobre o cenário estadual. Mas o Gelain (em Caxias do Sul), para mim, continua sendo um dos melhores restaurantes do mundo. E restaurante bom é aquele que a gente sonha em voltar.

Como é a sua relação com o Destemperados?
Sou fã! Antes de qualquer coisa, gosto de gente que acredita e põe paixão no que faz. O Destemperados sempre me chamou a atenção justamente por isso. Minha relação é de amor puro e sem conservantes. Eles têm poder sobre a minha pessoa, mandam e eu cumpro, nunca consegui dizer não.

Em sua opinião, como o Destemperados contribui para o panorama gastronômico local?
Muito mais do que local, contribuíram e contribuem para o panorama nacional da gastronomia. Inventaram um jeito leve de mapear e de referenciar os lugares onde se come bem Brasil a fora.

Desde quando o Destemperados nasceu até hoje, o que mudou em sua vida profissional?
Muito. A gastronomia é isso, um ir e vir de possibilidades e de sensações. É algo que está, e precisa estar, sempre se reinventando. Muitas vezes isso não significa, necessariamente, ir, mas, justamente, voltar.

Como você imagina o futuro do Destemperados?
Cada vez mais destemperados! Se Deus quiser...

BAIXE AGORA:
Destemperados lança app com conteúdo exclusivo sobre gastronomia

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Victoria Campos