27/11/2019

5 questionamentos da chef Neka Menna Barreto

Destemperados

Foto: Divulgação

Nutricionista de formação, a chef Neka Menna Barreto diz que tem como seu ofício principal celebrar, cultivar e nutrir a vida. E foi sobre isso que ela falou na sua participação no Food Experience, no Farol Santander de Porto Alegre.  Em quase duas horas de papo, a Neka fez muitos questionamentos e reflexões sobre a forma como nos alimentamos. Nós selecionamos cinco deles.

Se você tivesse que levar um alimento para a lua, qual seria?
Logo no começo, uma pergunta que colocou todo mundo pra pensar. Neka salientou que estava falando de afeto, já que todo mundo tem um prato ou alimento que traz boas lembranças ou tem poder de mudar seu dia.

Você precisa ler a "bula" do que você come?
A pergunta tinha um alvo claro: os alimentos ultraprocessados. Mas também era uma forma de lembrar que precisamos conhecer bem o que comemos. A chef ainda falou sobre como é interessante comer alimentos que não estão no supermercado, e também de como é lindo plantar ou produzir seu próprio alimento. 

O que a gente comeu de "brasileiro" hoje?
"Assim como o francês consegue te falar um tipo de queijo para cada dia do ano, nós, brasileiros, deveríamos conseguir falar de uma fruta diferente para cada dia do ano. E de frutas só nossas!"

Foi assim que a chef lembrou que precisamos homenagear o que é daqui. E qual é a melhor forma de prestar uma homenagem a um alimento? Comendo.

Quantos centímetros tem a boca?
A pergunta foi retórica, apenas para lembrar que um alimento não se limita ao sabor e que a boca é apenas o começo do nosso sistema digestivo. Precisamos comer pensando em como o alimento é capaz de nos nutrir, o que nos leva ao último dos questionamento.

O que o alimento que eu como alimenta?
Neka diz que aprender a comer é como aprender um novo idioma. Precisamos aprender a gostar de alimentos com os quais não estamos acostumados, para então colocá-los na nossa rotina. 

"Um alimento bom, justo, produzido com integridade, de uma forma bonita... só pode fazer bem pra gente, seja ele qual for."

 ***
O Farol Santander é um centro de cultura, empreendedorismo e lazer, localizado no emblemático centro histórico no coração da capital gaúcha. Além de exposições temporárias, espaço memória, cinema, café e restaurante, o local oferece duas Arenas dedicadas a palestras e debates. 

A próxima convidada do Food Experience é a chef Roberda Sudbrack. Os ingressos para o evento já estão à venda.

*Conteúdo produzido por Destemperados para Farol Santander.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: