07/11/2019

7 perguntas para a proprietária da Comercial Martini

Anahís Vargas

Há 27 anos, Adriana Kauer atua no ramo da confeitaria administrando a Comercial Martini, loja do Mercado Público. Ela também é uma das sócias do SugarCake Show, evento que começa amanhã em Porto Alegre, na UniRitter, e apresenta nomes importantes do mundo dos doces. Para participar, acesse sugarcake.com.br

De onde surgiu o seu interesse pela confeitaria?
Meu pai tinha loja no Mercado Público e vendia preparos para sorvete. Ele queria que as pessoas ganhassem dinheiro fazendo o produto em casa. Assim, tivemos a ideia de trabalhar com artigos de confeitaria. Para entender melhor o assunto, ele me mandou para a Argentina para estudar no Instituto Marta Ballina. Em 2012, participei de um concurso de confeitaria, e a falta de alguns ingredientes em lojas especializadas me abriu um novo horizonte. Resolvi trazer para cá utensílios e ferramentas, além de proporcionar às pessoas mais acesso aos grandes nomes desse meio. No que eu sentia que existia dificuldade, resolvi trazer facilidades.

Quais são as suas inspirações?
A confeitaria russa é dinâmica. Cada doce é uma obra de arte. Quanto ao sabor, a francesa é referência. Citando nomes, adoro o Lucas Corazza e o Cássio Cevallos. Eles aliam beleza ao sabor.

Tem alguma dica para quem deseja se iniciar no mundo da confeitaria?
Leia muito, não vá atrás de soluções mágicas. Assista a aulas. Tente entender onde pode dar errado. Repita uma, duas, três vezes. A perfeição vem com o tempo. Não desista. Meça tudo com uma balança. A precisão é aliada da confeitaria. Tire foto de tudo o que for feito. E, claro, use produtos de boa qualidade. O clientepode comprar um doce pela beleza, mas só retorna se for gostoso.

O que o público pode esperar para o SugarCake Show de 2019?
Não apenas receitas, mas dicas de quem conhece profundamente o tema. A programação conta com 23 atividades de diversas áreas da confeitaria e mais uma aula de como fazer fotos de doces para postar em redes sociais.

De onde surgiu a ideia de reunir diferentes áreas da confeitaria em um único evento?
Me incomodava bastante ir a feiras e ver as pessoas correndo de estandes em estandes para acompanhar seus professores preferidos. Quando idealizei o projeto, pensei em algo em que todos pudessem assistir aos professores com conforto, enxergando todos os detalhes. Fiz uma parceria com a Letícia Ourique, que respira a confeitaria e que, assim como eu, já trazia profissionais para eventos no Rio Grande do Sul. As ideias foram evoluindo e, hoje, o SugarCake Show é referência para eventos no país.

Destacaria alguma atividade da programação?
Eu recomendaria que as pessoas não perdessem nenhuma aula. É um momento único, uma imersão nesse doce mundo. Com muito bom humor. Porque doce, antes de mais nada, é celebração. Teremos aulas imperdíveis com nomes como Lucas Cássio Cevallos, Ana Costa, Marcelina Oliveira, Dário Heberson, Gigi Louzada, André Bispo, Mariana Boll, entre outros.

Como é possível participar do evento?
Hoje, ainda é possível comprar ingressos pelo site (sugarcake.com.br) ou na Comercial Martini (no Mercado Público, loja 11). Amanhã (sábado) teremos vendas no balcão de entrada do evento.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: