14/04/2020

Como congelar comida em casa?

Antonella Nery

Foto: Omar Freitas
Comida congelada sempre fez parte da nossa vida como uma alternativa prática da cozinha. Quantas vezes já não chegamos em casa sem tempo ou disposição para cozinhar e recorremos a algo pronto no freezer? Além disso, nesse momento de quarentenam que precisamos redesenhar uma nova rotina, mais do que nunca os congelados podem nos ajudar. É hora de aprender a reutilizar os ingredientes, adaptar receitas e planejar os alimentos das refeições. Por isso, pedimos algumas dicas e sugestões sobre como congelar comida em casa ao chef e coordenador do Curso de Gastronomia da UniRitter Moisés Basso. 

Leia também
Dicas para higienizar bem alimentos e utensílios de cozinha
Sobrou comida? Confira algumas receitas para reaproveitar

Quais alimentos são melhores para serem congelados?
Antes de falar nos melhores alimentos, vale lembrar que o congelamento não melhora a qualidade do produto, apenas conserva o gosto e o valor nutritivo.  Além de poder melhorar a própria apresentação dos alimentos. Visto isso, a grande maioria dos alimentos podem ser congelados. Alguns merecem aplicar técnicas de pré-preparo para que durante e após o congelamento o alimento tenha um resultado melhor na apresentação e na qualidade. 
Já que existe uma infinidade de alimentos que podem ser congelados, o mais interessante é listar alguns alimentos que não devemos congelar
1. batata crua
2. claro de ovo em neve ou cozida
3. ovos com casca
4. maionese pura
5. creme de leite
6. gelatinas prontas
7. folhas verdes variadas (alface, couve, rúcula, raditte)
8. saladas cruas prontas
9. queijo ricota

Qualquer tipo preparo pode ser congelado?
Como temos uma infinidade de preparos que podem ser congelados, o mais importante é observar certos pontos:
1. Comprar preferencialmente o alimento no dia que for prepará-los para que não perderem suas qualidades.
2. A comida deve ser congelada na quantidade exata para cada refeição. Devemos evitar quantidades grandes, pois além do descongelamento ser difícil e demorado, a qualidade não fica boa. 
3. Após o descongelamento, consumir o alimento em no máximo em 36 horas.
4. Não recongelar alimentos, pois perdem sabor e qualidade.
5. Etiquetar e identificar todo alimento a ser armazenado.
6. Dividir diferentes preparos (por exemplo: massa com molho de queijos com bife a milanesa deve ter uma embalagem para o molho, outra para o bife e outra para a massa). Evitar de estar tudo junto em uma mesma embalagem.
7. Higiene é um fator indispensável no manuseio e preparo dos alimentos.
8. Para um alimento ser considerado congelado, deve estar sob temperatura de 18 a 20 graus negativos. Assim, evita a formação de microcristais de gelo e cessam todas as suas funções enzimáticas e bacterianas.

Qual a melhor forma de armazenar a comida para congelar?
As embalagens tem um papel importantíssimo para que o alimento mantenha suas qualidades e nutrientes quando armazenados. Já que em contato direto com o ar seco e frio do congelador os alimentos perdem sabor e qualidade. Portanto, toda embalagem deve ser bem feita e com material adequado. Há uma enorme variedade de materiais para embalar e a escolha depende do tipo e da qualidade do alimento. Alguns tipos que podemos escolher:
1. Alumínio: de diversos tamanhos e formatos descartáveis são ideais para alimentos prontos. Único cuidado é não usar a embalagem no micro-ondas,  mas sim no forno convencional.
2. Saco plático: são as mais usadas. É importante escolher os de boa qualidade e resistente, de preferência com o sistema de fecharem hermeticamente como um lacre.
3. Recipientes plásticos: escolher os que são mais rígidos e de alta densidade. Podem ser utilizados em freezer e em forno micro-ondas.
4. Vidros: os refratários são ótimos para acondicionar alimentos, já que aderem a qualquer etapa, seja freezer, forno elétrico ou micro-ondas.
Além disso, os recipientes onde forem colocados líquidos devem ter no mínimo 2 dedos de folga até a tampa, para a expansão quando congelados.

Quanto tempo podemos guardar a comida no congelador de casa?
Os alimentos na grande maioria, aguentam até 60 dias freezer. Claro que seria interessante não usarmos de todo esse tempo, já que quanto mais tempo, menor a qualidade. É importante lembrar que ao retirar qualquer preparação do freezer para o consumo, devemos tentar deixar na geladeira por 24 horas antes de preparar ou aquecer. Evite retirar do freezer e descongelar em micro-ondas em curto intervalo de tempo. Caso não for possível ou tivermos esquecido de tirar antes do freezer, é preciso fazer o descongelamento com cuidado, observando o processo com calma para que não comprometa a qualidade do produto.

Qual a sugestão pra fazermos a organização dos menus em casa?
A melhor forma de nos organizarmos para congelar a comida é:
1. Escolher um dia para produzir todo o cardápio da semana.
2. Pensar no clima. Por exemplo: no verão, primavera ou até outono escolher alimentos mais leves e em maior quantidade e variedade. No inverno, ter caldos, sopas, cremes na montagem do cardápio.
3. Dar preferência à sazonalidade dos alimentos.
4. Escolher o cardápio de segunda à sexta. Deixe o sábado e domingo fora dessa organização e use um desses dias para a produção.
5. Com o cardápio escolhido, pensar nas embalagens para armazenar logo na sequência da produção.
6. Ter o freezer preparado e com espaço para receber todo o cardápio da semana.
7. Identificar as produções.
8. Colocar uma identificação na geladeira, sinalizando a retirada do menu do dia seguinte do freezer para levar à geladeira, obedecendo o cuidado para manter um descongelamento adequado para a qualidade do alimento.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Tags:
RS Antonella Nery