10/06/2019

Dicas para montar uma tábua de queijos

Destemperados


Dia dos Namorados
chegando e a gente sabe que sair para comemorar, nem sempre, é a melhor opção. Com lugares, provavelmente, lotados, ficar em casa pode ser a pedida para uma noite perfeita. Afinal, o conforto e a intimidade do lar mais quem a gente ama, não tem como dar errado.

Mas, celebrar o amor de estômago vazio e garganta seca ninguém merece – e nem quer. Então, nossa sugestão é uma noite de queijos. Escolha alguns tipos do ingrediente para compor uma bonita e saborosa tábua e aposte em um bom vinho ou espumante. Para te ajudar, selecionamos algumas dicas importantes:

- O primeiro passo é escolher as categorias de queijo de sua preferência. Não é necessário ter queijos de todas as classes, mas é interessante incluir produtos dos suaves aos mais fortes.
- Invista em uma composição completa com variedade de cores e de formatos.
- Os queijos devem ser servidos sem qualquer tipo de embalagem.
- Não corte os produtos muito tempo antes de servir, para evitar alterações no aroma e no sabor e para que não se formem cascas desagradáveis na hora de comê-lo.
- Como os produtos têm intensidades diferentes, evite encostar um ao outro na tábua.
- Não há problemas em degustar os queijos ao natural, sem acompanhamento, mas, se quiser, eleja itens de sabor sutil, que não vão minar o paladar. Exemplos: pães frescos, de casca crocante e sabor neutro. Frutas que não sejam ácidas nem muito doces, as mais indicadas são a maçã, a pêra, a uva e o figo. Frutas secas, como uva passa, damasco, ameixa e figo. Frutas oleaginosas, como noz, castanha de caju, castanha-do-pará, amêndoa e avelã.

Alguns tipos de queijos para você montar sua tábua:
Frescos: Ricota, Cottage, Feta
Moles: os franceses Camembert, Brie e Époissese e o brasileiro Embriago d'Alagoa
Semiduros: o suíço Raclette, o português Serra da Estrela e os nacionais Reino e Prato
Queijos duros: os suíços Gruyère e Emmental e os italianos Parmigiano-Reggiano e Grana Padano
Azul: Gorgonzola e Roquefort
Defumado: Provolone
Fantasia: queijos com tomates secos, ervas ou vinho.

E para beber?
É claro que para uma data especial como o Dia dos Namorados, você deve apostar em uma bebida certeira, que tenha qualidade e características que vão ornar com a seleção dos queijos. A sugestão é o Espumante Giornata 140, da linha Domenico, da Salton. Além de ter uma excelente acidez para balancear com a gordura dos queijos, essa escolha é a ideal para você brindar o dia 12 de junho com o seu amor.

Onde comprar? Você encontra o espumante Giornata no Wine Bar da Casa Destemperaods (Rua Marquês do Herval, 82).

 

***
Conteúdo produzido por Destemperados para Salton.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Tags: