06/12/2019

Falando em Natal... | Luiz Américo Camargo

Luiz Américo Camargo


Ninguém gosta do Natal. Inclusive quem parece gostar do Natal – pois sempre acaba falando mal do compromisso de estar feliz na ceia de 24 e no almoço de 25. E das pressões sociais e familiares para que tudo esteja perfeito (sem contar quando inventam de fazer amigo-secreto). Ou das divisões das tarefas para a festa, de esforços e resultados sempre supostamente desiguais, ao estilo “Eu fiz mais, ele fez menos”. Exagerei? Sim, eu sei. Fiz isso para capturar a sua leitura para o que vem a seguir.

Muita gente de fato se diverte com o Natal, se emociona, se envolve com seus ritos e símbolos. E, como acontece com qualquer reunião/celebração de grupo envolvendo afetos ora mais viscerais, ora mais protocolares, sempre estaremos sujeitos a alguma fricção. Somos humanos. Mas eu gostaria de tratar mesmo é da mesa, das receitas, das preparações – afinal, gastronomia é meu tema.

Há muito questiono o desperdício de comida, os excedentes das festas. Costuma ser parte do programa que sobre uma montanha de assados e quitutes variados e que todo mundo volte carregado para suas casas (e sabemos que, no segundo dia, ninguém aguenta mais repetir os mesmos pratos). Carece de tanta fartura? Hoje dispomos de tanta informação sobre como medir o consumo, prever a demanda... que tal calcular? Sem sovinice, óbvio. Com bom senso. Outro ponto. Se a família aprecia o esquema de cada um levar a sua especialidade para montar a refeição, que tal resgatar panelões, refratários, cerâmicas, e dispensar o uso do plástico, de papel-alumínio?

Por fim, sei que virou clichê comentar que nossos festejos foram muito influenciados pelas tradições do Hemisfério Norte, onde o frio é intenso. E que muitos não abrem mão do peru, das nozes, das cerejas. Entretanto, por que também não aproveitar a sazonalidade local, quando os produtos estão com mais qualidade e mais baratos? Dezembro traz abacaxi e manga muito bons, pescada amarela e outros peixes que ficam ótimos no forno... Enfim, a celebração é sua e eu sou apenas um comentarista. Mas pensa.

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Luiz Américo Camargo