09/10/2018

Gastronomia do Bem para transformar vidas

Eric Raupp

Poucas harmonizações são tão saborosas quanto comer e ajudar quem precisa. Foi pensando nisso que a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre criou, junto com o Destemperados, o projeto Gastronomia do Bem, que utiliza a culinária para mudar vidas. A iniciativa começou no dia 1º de outubro e, ainda neste mês, seis locais da Capital vão oferecer produtos cuja renda será revertida em benefício de pessoas em tratamento nos hospitais do grupo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

– No ano passado, tivemos com o SUS um déficit de mais de R$ 140 milhões de recursos não recebidos. Os custos de operação nós conseguimos resolver pelo esforço do nosso próprio trabalho, como a assistência à saúde suplementar e atividades acessórias (cafeteria e estacionamento próprios). Mas para investimentos em renovações e ampliações tecnológicas buscamos diversas alternativas de captação de recurso. É para essa área que vão as rendas – explica a gerente de projetos sociais e captação de recursos da Santa Casa, Rosana Peres.

Durante todo o mês, o Compania Tudo Sobre Pão terá 100% das vendas do bolo de chocolate com chantilly e Negresco direcionada ao projeto, assim como o Vineria 1976, que terá a integralidade dos drinks revertida para o Gastronomia do Bem. Já o Apricot Bistrô Café repassará parte da receita dos almoços de sábado para a ação. Na data mundial do pão, 16 de outubro, a Divina Padoca doará todo o dinheiro que for arrecadado com as iguarias Torta de Mó e Rústico com Nozes. No dia 24, a padaria fará o mesmo com a sobremesa Santo Doce. Para finalizar o mês, no dia 29, o PPKB e o Peppo Parceria entre Destemperados e santa Casade Misericórdia de Porto Alegre reúne seis restaurantes participantes no primeiro mêsCucina terão o prato Nhoque da Sorte.

Rosana conta que o complexo hospitalar já vem realizando atividades para aumentar o leque de captação de recursos, buscando trabalhar com a sociedade. A ideia é atuar menos com governo e empresas privadas e mais próximo das pessoas, para mostrar a realidade do SUS e criar uma rede de colaboração e relacionamento.

– Há cerca de dois anos, fizemos ações pontuais com restaurantes. Foi muito bacana, nos deu visibilidade e outra possibilidade de recursos, mas não avançou. Procuramos o Destemperados por estar superenvolvido com gastronomia e buscamos essa parceria para lançar um projeto mais amplo – comenta Rosana.

Por conta disso, já há participantes confirmados para os próximos meses. Em novembro, a Di Paolo promoverá um jantar com renda revertida para a causa. Em dezembro, será a vez da Cantina Famiglia Facin se juntar à iniciativa. Em contrapartida, haverá divulgação do apoio dos restaurantes por meio da inclusão dos logos nos materiais de promoção do projeto e redes sociais. Para mais informações e para participar, entre em contato com a Santa Casa pelo telefone (51) 3213-7359 ou pelo e-mail fabiana.leal@santacasa.tche.br

Confira os participantes de outubro:
Compania Tudo sobre Pão:

Bolo de chocolate com chantilly e Negresco
Quando: o mês todo

Vineria 1976:
Todos os drinks do cardápio
Quando: o mês todo

Apricot Bistrô Café: Almoços especiais de sábado para a ação
Quando: o mês todo

Divina Padoca:
Torta de Mó e pão rústico com nozes (16/10) e Santo Doce (24/10). Quando: dias 16/10 e 24/10


PPKB e Peppo Cucina:
Nhoque da Sorte Quando: dia 29/10

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: